A competência da equipe, a eficiência administrativa, o entusiasmo pelo trabalho, a polidez no atendimento, a rapidez do serviço e a simpatia do funcionário. Esses seis fatores são fundamentais para que uma empresa prospere em um mundo cada vez mais competitivo e informatizado.
“O cliente deve ter a sensação de conforto, conveniência amena, praticidade na venda e satisfação total quando compra um produto ou serviço da sua empresa”, afirma Hélvio Tadeu Cury Prazeres, prodessor do Curso a Distância CPT Fidelização de Clientes.
Para que a organização atraia mais clientes, porém, é fundamental não se esquecer dos clientes que já possui e o esforço na manutenção de clientes é um trabalho que garantirá o aumento das vendas e a redução das despesas gerais.
Existem algumas vantagens que as empresas podem obter ao investirem na fidelização de clientes:
♦ Os gastos com a promoção serão reduzidos, devido à preferência e à fidelidade do consumidor em relação à marca;
♦ Em muitos casos, aumentará o poder de negociação da empresa com distribuidores e varejistas, porque os clientes esperam que eles tenham a marca;
♦ A empresa pode aumentar o preço mais do que seus concorrentes, porque a marca tem maior qualidade percebida;
♦ A empresa pode lançar variações de linha de produtos, porque a marca possui alta credibilidade;
♦ Quanto mais fiéis são os clientes, maior a duração da carteira de clientes, menor o custo de recuperação daqueles que pararam de comprar e maior será o valor financeiro agregado à marca;
♦ A fidelidade do cliente garante à empresa uma defesa contra a concorrência na briga por preço;
♦ A fidelização gera um diferencial competitivo e cria barreiras de confiança, dificultando a mudança para o concorrente, porque o relacionamento começaria do zero, pois não conhece o que poderá oferecer.
Conquistar novos clientes custa mais de cinco vezes a manutenção dos já existentes. Então, todo esforço na retenção dos clientes é um investimento que garantirá aumento nas vendas e redução das despesas.
Fidelizar o cliente significa criar nele a satisfação pelo uso de um produto ou um serviço. Clientes fidelizados associam à empresa e a sua marca sentimentos positivos e fortalecedores como credibilidade, segurança, conforto, tranquilidade. Assim, passam a considerar a marca uma parte de suas vidas.
Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:
- Sabe o que faz sua empresa crescer e os lucros aumentarem?
- Relacionamento virtual com clientes. Isso é mesmo necessário?
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Por Silvana Teixeira.
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