“Um poderoso pós-venda traz à empresa inúmeras vantagens. Além de reter o cliente, promove ganhos financeiros e mercadológicos surpreendentes”, ressalta Hélvio Tadeu Cury Prazeres, professor do Curso CPT Fidelização de Clientes. No pós-venda, o consumidor ainda não recebeu nem usou o produto que comprou. Sendo assim, se houver algum problema em relação ao bem adquirido, ele tem direito de realizar a troca ou devolução com ressarcimento do valor.
Para que seja eficiente, o pós-venda deve ser dinâmico e proativo para que o cliente se sinta valorizado pela empresa e volte a investir na marca. Diversos são os benefícios do pós-venda para a empresa, como:
1. Potencializar a taxa de recompra
Para reter clientes, é indispensável oferecer a ele uma experiência de consumo além de suas expectativas. Quando isso acontece, ele se sente satisfeito com a compra e guarda a marca na memória para comprá-la novamente. Esta é uma estratégia infalível para potencializar a taxa de recompra e consequentemente o faturamento da empresa. Segundo pesquisas, esses clientes fidelizados compram até 10 vezes mais quando comparados a novos compradores.
2. Analisar o grau de satisfação dos clientes
O bom relacionamento com os clientes é fundamental para que a empresa conheça seus hábitos de consumo e suas opiniões sobre os produtos. Por meio desses feedbacks, é possível analisar o grau de satisfação dos clientes para realizar melhorias. Uma forma prática de fazer isso é com pesquisas direcionadas à experiência de compra e como a empresa pode atender com mais qualidade às necessidades dos clientes.
3. Tornar os clientes fiéis à marca
A fidelização passou a envolver todo o universo que une o cliente à marca. Sendo assim, quando o cliente se torna fiel, isso significa que ele também se torna defensor da marca. A partir daí ele faz de tudo para convencer outras pessoas a investirem na marca, pois sua experiência de consumo foi amplamente positiva. Ao investir todos os seus esforços para fidelizar esses clientes, a empresa ganha um importante diferencial competitivo.
4. Diminuir a taxa de desistência de compra
No momento em que a empresa diminui a taxa de desistência de clientes, ela acaba com a rotatividade. Em especial para negócios no modelo B2B, torna-se essencial reduzir o índice de abandono do produto. Devem ser desenvolvidas estratégias que garantam aos clientes experiências de compra inesquecíveis para que eles permaneçam sempre com a empresa. Essa entrega de valor é determinante para aumentar a taxa de retenção de clientes.
5. Fortalecer a imagem da marca
O bom atendimento pós-compra é um dos aspectos mais importantes para os clientes. Quando atendidos com excelência, os consumidores ficam satisfeitos e constroem uma imagem positiva da marca. Essa conexão saudável e frutífera fortalece a marca e aumenta a sua competitividade no mercado, o que traz outras tantas vantagens para a empresa, como aumento das vendas e do faturamento mensal.
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Fonte: Rock Content - rockcontent.com
Por Andréa Oliveira.
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