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5 principais causas do fechamento de empresas

No Brasil, surgem novas empresas, a todo o momento, mas nem todas se consolidam no mercado

5 principais causas do fechamento de empresas

Montar o próprio negócio é uma jornada relativamente longa, que requer do empreendedor paciência, estudo e preparo para enfrentar desafios”, afirma Adriano Godoy, professor do Curso CPT Loja de Sucesso - Planejamento, Gestão e Marketing. No Brasil, surgem novas empresas, a todo o momento, mas nem todas se consolidam no mercado. Algumas, em menos de um ano, fecham suas portas. Mas por que isso acontece?

1. Não seguem as exigências legais


Atualmente, uma boa parte dos empreendedores desconhecem os trâmites legais necessários para montar uma empresa. Alguns entram em atividade no mercado sem CNPJ nem registro na Junta Comercial. Como consequência, a fiscalização obriga o empresário a fechar suas portas por não seguir as exigências legais. Sem falar nas penalidades, como multas, ao qual está sujeito por não cumprir suas obrigações.

2. Não fazem planejamento financeiro


Existem também empreendedores que começam os negócios sem noção de quanto investiram. Muitos não fazem ideia de como reservar capital de giro para alimentar os negócios nem realizam controle do fluxo de caixa. Sem saberem as despesas e receitas de suas empresas, eles se confundem em meio à desorganização e perdem dinheiro. Como resultado, interrompem suas atividades por, simplesmente, não terem feito o planejamento financeiro.

3. Não fazem o plano de negócios


Um plano de negócios bem estruturado e fundamentado em dados coletados no mercado é a melhor maneira para minimizar riscos. Sem falar que o empreendedor consegue abrir sua empresa sem sustos nem surpresas desagradáveis. Além disso, o plano de negócios é uma importante ferramenta de controle e monitoramento da empresa. Por meio dele, é possível vislumbrar oportunidades, inovar uma ideia inicial e fazer projeções dos negócios.

4. Não estudam o mercado


Investir em um negócio frutífero exige do empreendedor conhecimento, estudo, pesquisa. De nada adianta abrir uma empresa sem estudar o mercado, sem conhecer a demanda pelo produto, sem entender o comportamento dos concorrentes e do público-alvo pretendido, dentre tantos outros fatores. A pesquisa de mercado permite ao empreendedor encontrar um diferencial competitivo imbatível.

5. Não sabem precificar produtos


Para não errar na precificação dos produtos, são necessários equilíbrio, sabedoria e pesquisa de mercado. Com isso, o empreendedor não extrapola nos preços de seus produtos nem os desvaloriza. Sendo assim, antes de precificar produtos, torna-se indispensável visitar a concorrência, fazer perguntas aos consumidores, negociar com os fornecedores. Caso contrário, os negócios são expostos a sério risco.

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Leia o artigo "Como evitar erros no plano de negócios."

Fonte: otimizaej.com.br

Por Andréa Oliveira.

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