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5 passos para criar uma cultura organizacional focada no cliente

Entenda como fazer com que sua empresa fomente uma cultura de foco no cliente

Imagem ilustrativa

Um empreendedor precisa se preocupar com o cliente e estar atento à imagem que o cliente tem dentro da empresa. É preciso que toda a equipe saiba dessa importância e que o setor de Recursos Humanos trabalhe para que seja implementada uma cultura organizacional com foco no consumidor.

Rúbia Fonseca Roberto, professora do Curso a Distância CPT Fundamentos da Administração, esclarece que para ter sucesso em uma empresa não basta ser um grande empreendedor: é preciso entender de administração para que todos os setores da empresa trabalhem juntos pelo mesmo objetivo.

A área de Recursos Humanos é fundamental para estimular a preocupação da equipe com os clientes, pois os funcionários dessa área podem avaliar a situação atual da relação empresa-cliente e traçar planos de ação e estratégias junto aos dirigentes e funcionários para aumentar a satisfação e melhorar a experiência do cliente.

Abaixo, seguem dicas e informações importantes que precisam ser feitas para que haja uma cultura de valorização dos clientes:

Começar por cima

Ao realizar o atendimento de um cliente, é importante que mais de um setor esteja envolvido. Todos os interessados precisam estar em contato e garantir o melhor atendimento possível.

Manter a equipe envolvida

Quando os funcionários estão envolvidos com aquilo que fazem, é nítida a melhora na qualidade do serviço. Quando há satisfação dos clientes, os funcionários também ficam satisfeitos e sentem que seu trabalho é valorizado e que a experiência do cliente é algo muito importante.

Revisar todos os pontos de interação com os consumidores

É preciso que o atendimento ao cliente seja monitorado, registrado e revisado com frequência, desde encontros presenciais quanto outros realizados de maneira remota, como por ligações ou conferências. Os funcionários podem registrar os principais pontos referentes às conversas com os clientes para discutir em reunião e ver o que pode ser melhorado.

Conhecer os clientes e criar métricas

É importante registrar todas as métricas que são analisadas para que nenhum dado importante se perca. Além disso, não basta apenas ter números, é preciso ter métricas, foco e objetivos, para que seja possível monitorar cada setor e analisar quais estão alcançando suas metas e quais não estão, o que facilita a resolução de problemas.

Envolver os clientes com a empresa e vice-versa

É interessante manter uma relação horizontal entre os representantes da empresa e os consumidores, os quais também podem contribuir com ideias. Essa troca pode fazer com que a empresa perceba novas possibilidades para seu produto.

Essas dicas são básicas para um bom relacionamento com o cliente e é importante garantir que todos os funcionários e colaboradores entendam sua importância. É necessário não ser indiferente a dúvidas, sugestões ou até mesmo a críticas e questionamentos por parte do cliente, pois essas coisas podem acrescentar muito no desenvolvimento da empresa e do produto. Além disso, é muito comum que clientes parem de fazer negócios com empresas com as quais não possuem bom relacionamento ou são mal avaliadas por terceiros.

 


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Fonte: Administradores.com – administradores.com.br

por Renato Rodrigues

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