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4 vantagens do e-mail marketing para as empresas

O e-mail marketing é uma poderosa ferramenta publicitária on-line para contato com clientes

4 vantagens do e-mail marketing para as empresas

Em síntese, e-mail marketing é uma poderosa ferramenta publicitária on-line para contato com clientes. Por meio dela, “as empresas ampliam o tráfego nas lojas virtuais e aumentam as vendas de produtos e serviços. Além disso, ele é um importante recurso de marketing, como forma de fortalecer o vínculo com os clientes em prol de sua fidelização”, ressalta Katsuê Mírian Ávilla Watanabe, psicóloga especialista em marketing e professora do Curso CPT Marketing para Pequenas Empresas.

Formatos variados


As vantagens do e-mail marketing para as empresas são infinitas. Uma delas é a possibilidade de formatos variados de envio. O profissional de marketing pode enviar o conteúdo aos clientes sem limitação de caracteres e com inclusão de links direcionados a objetivos específicos. Além disso, podem ser utilizados recursos multimídia, gifs e infográficos. Entretanto, eles devem ser planejados estrategicamente antes de serem enviados aos clientes.

Melhor custo-benefício


Propaganda feita com panfletos tem seus dias contados, pois causa grande impacto no meio ambiente. As ruas e as calçadas ficavam repletas de papel. Mesmo porque as pessoas os jogam no chão sem interesse algum em conferir o seu conteúdo. Ou seja, as empresas investem alto em panfletagem sem resultados positivos. Com o e-mail marketing, a publicidade é direcionada a um público específico, com melhor custo-benefício e total respeito ambiental.

Maior abrangência


Outra vantagem do e-mail marketing concerne à sua maior abrangência. Em outras palavras, por meio dessa ferramenta de publicidade on-line, as empresas enviam uma mesma mensagem para infinitos clientes. Graças à internet, não são necessários gastos exorbitantes para impactar grande número de pessoas independentemente de onde estejam. Essa comunicação em massa é voltada a clientes específicos, o que otimiza os resultados.

Estudos recentes sobre o uso do e-mail marketing pelas empresas identificaram que 97,6% das pessoas entrevistas têm o hábito de acessar o e-mail pessoal e 95,9% checam, todos os dias, a caixa de entrada de e-mails. Em contrapartida, somente 1,6% das pessoas não acessam os e-mails e 0,8% nem mesmo os têm. Sendo assim, o e-mail marketing apresenta grande amplitude de acesso.

Maior precisão


Com o e-mail marketing, as empresas têm plena noção de quem recebe as mensagens devido à sua maior precisão. Afinal, elas são enviadas a contatos interessados por determinados produtos ou serviços. Ao contrário de outras estratégias de marketing, que não recebem feedback de acesso por parte dos clientes, as do e-mail marketing trazem resultados, em tempo real, pois as mensagens são encaminhadas, em horários específicos, a pessoas pré-selecionadas.

Considerações finais


O e-mail marketing aumenta o engajamento das pessoas, graças à comunicação personalizada, fundamentada em conteúdo com grande relevância. Com isso, as pessoas percebem que são valorizadas, estimadas e prestigiadas pela empresa. Além disso, por meio dessa ferramenta, é possível divulgar ofertas e promoções, com exclusividade, além de inovações realizadas na marca e lançamentos de produtos e serviços de interesse dos clientes.

A publicidade realizada via e-mail marketing é um processo demorado e trabalhoso, que exige do profissional de marketing boa carga de inteligência emocional. Tudo começa no primeiro contato dos clientes com a marca e no impacto criado por ela. Se a marca apresenta valor real para o cliente, finalmente a compra é realizada. Essa relação do cliente com a marca é fortalecida, aos poucos, mas com excelentes resultados.

Além de divulgar eficientemente produtos (ou serviços) e melhorar o relacionamento com os clientes, o e-mail marketing é a forma mais rápida de fechar negócios (ou seja, concretizar vendas). Por fim, essa incrível ferramenta de publicidade virtual também pode ser utilizada como rastreamento de clientes, com o objetivo de identificar comportamentos e preferências de consumo.

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Fonte: Neilpatel – neilpatel.com

Por Andréa Oliveira.

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