Segundo Brenner Lopes, professor do Curso CPT Inteligência de Mercado - Como Acessar o Mercado em Tempos de Crise e Crescimento, um dos primeiros passos para alcançar destaque no mercado é fazer uma pesquisa minuciosa da concorrência. Por meio dela, são coletadas informações de suma importância para os negócios, como os pontos positivos e negativos dos concorrentes, a demanda abrangida, os preços praticados, entre outros. Dessa forma, torna-se mais fácil chegar a um diferencial imbatível.
1. Ofereça aos clientes produtos ou serviços inovadores
Quando se oferece produtos ou serviços inovadores aos clientes, ganha-se em diferencial competitivo. Afinal, sua empresa é a única a oferecer aos clientes algo original. Outra forma de se destacar é com o aprimoramento de produtos ou serviços já existentes no mercado. Preços mais acessíveis também são diferenciados e atraem os clientes, mas os produtos ou serviços devem ser de qualidade.
Vale destacar que essas estratégias podem ser impactadas pelas mudanças do mercado. Portanto, periodicamente, elas devem ser realinhadas para surtirem os efeitos esperados. Caso contrário, todo trabalho será em vão.
2. Crie vínculo com os clientes
Quando a empresa conhece os clientes com aprofundamento, ela pode elaborar estratégias mais eficientes com base no comportamento e nos hábitos de consumo desses clientes. Com isso, é possível lhes oferecer um atendimento personalizado, bem como adaptar produtos ou serviços de acordo com as suas necessidades. No estudo do perfil dos clientes, devem ser considerados, o poder aquisitivo, a faixa etária, o estado civil e as preferências de consumo.
Todos esses aspectos resultam na satisfação e fidelização dos clientes, ambas alcançadas pela credibilidade da empresa e pela valorização desta para com o público. Quando os clientes estão em primeiro lugar, seu vínculo com a empresa é fortalecido.
3. Garanta aos clientes os melhores preços
Para garantir aos clientes os melhores preços do mercado, a empresa deve produzir em larga escala para vender mais e aumentar o faturamento. Ou ainda a empresa deve negociar com bons fornecedores para comprar mais e mais barato. É importante avaliar a viabilidade de praticar (ou não) preços baixos. Afinal, nem todos os clientes valorizam unicamente o preço. Muitos preferem pagar mais na aquisição de produtos diferenciados e de qualidade.
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Fonte: Aliança Empreendedora
Por Andréa Oliveira
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