WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Torne realidade o sonho de viver do que você ama! 20% OFF nos cursos online + 5% OFF pagando no cartão
Cursos da Área Curso Como Administrar Pequenas Empresas Curso Administração Financeira na Pequena Empresa Curso de Negociação - Técnicas e Estratégias de Sucesso Curso Marketing para Pequenas Empresas Curso Fidelização de Clientes Curso Liderança Gerencial - Como Desenvolver Habilidades em Liderança Curso Treinamento de Gerente de Loja Curso Gestão de Pessoas na Pequena Empresa - Parte 1 Curso Planejamento Patrimonial Sucessório por Meio de Holding Curso Segurança Patrimonial para Empresas Curso Como Administrar Estoque e Almoxarifado Curso Loja de Sucesso - Planejamento, Gestão e Marketing Curso Gestão de Pessoas na Pequena Empresa - Parte 2 Curso Primeiros Socorros - nas Escolas, nas Empresas e em Residências Curso Merchandising Visual para o Seu Negócio Curso Como Tornar sua Empresa uma Franqueadora Curso Análise de Crédito e Cobrança na Pequena Empresa - Parte 1 Curso Dinâmicas para Motivação e Cooperação de Equipes nas Empresas - Jogos e Dinâmicas com 10 Práticas Curso Dinâmicas para Motivação e Cooperação de Equipes nas Empresas - Práticas de Jogos e Dinâmicas de Grupo Curso Como Administrar Pequenas Indústrias Curso Análise de Crédito e Cobrança na Pequena Empresa - Parte 2 Curso Estratégias para Desenvolvimento de Municípios Curso Como Implantar um Plano de Cargos e Salários Curso Estratégias para Desenvolvimento de Municípios II com base em Agropecuária e Confecções Áreas Afins 10Capacitação na Empresa Depoimentos dos Alunos Alunos de Sucesso Depoimentos Publicações TV Cursos CPT Artigos Notícias Dicas Cursos CPT Entretenimento Beirada de Fogão Melhores Filmes do Cinema Reflexões

10 dicas de gestão para chefes novatos

Sem uma eficaz gestão de pessoas não é possível exercer liderança, não é possível ser um bom chefe

Sem uma eficaz gestão de pessoas não é possível exercer liderança, não é possível ser um bom chefe

 

Finalmente, você assumiu o tão sonhado cargo de chefia. Mas eis que surge a pergunta: como fazer para ser um bom chefe mesmo não tendo experiência? Isso é muito simples! Primeiramente, você deve aprender sobre si mesmo, saber interagir com os seus colaboradores, saber ensiná-los e delegar a eles inúmeras funções. Isso dará a todos muito mais confiança, fazendo com que surjam ótimos resultados. Afinal, sem uma boa capacidade para a gestão de pessoas, não é possível pensar em resultados nem em excelência. Em outras palavras, sem a eficaz gestão de pessoas não é possível exercer liderança, não é possível ser um bom chefe.

O que é preciso para se tornar "o chefe"?

1. Aprendizagem contínua

Como força propiciadora do desenvolvimento organizacional, o chefe está sempre atento e atualizado em relação às mudanças no contexto sociopolítico, econômico e nas melhores práticas na gestão de pessoas. Com isso, torna-se indispensável ao sucesso do negócio.

2. Comprometimento

Revela uma relação ativa na qual o chefe deseja dar algo de si próprio para contribuir para o bem-estar da empresa, demonstrando uma identificação com os objetivos organizacionais e desejando manter-se como membro, auxiliando e contribuindo para a conquista desses objetivos. Assume riscos e tem facilidade para coordenar os processos de mudanças na empresa.

3. Comunicação

O chefe deve partilhar, trocar informações de forma clara, objetiva e acessível. A comunicação eficaz é condição primordial para o exercício da chefia. Sem uma boa comunicação, não se chega às pessoas.

4. Relacionamento interpessoal

Para se obter boas relações interpessoais o chefe deve possuir autoconhecimento e autorreflexão para agir de forma coerente em diversas situações.

5. Autoridade

A autoridade deve ser aceita pelas pessoas, por acreditarem que as regras, as normas e os procedimentos apontados pelo líder é o certo a ser seguido. Ela é alcançada pelo respeito e pela humildade, ao contrário do poder, que está ligado à coerção.

6. Confiança

Refere-se à credibilidade. Para acontecer, dependerá da construção de imagens positivas sobre a pessoa. É acreditar que expectativas projetadas no chefe serão concretizadas. Supera o ato de afeição e amizade, embora estes sejam quesitos importantes para conquistá-la.

7. Meta
 
Objetivo desejado, específico, definido e mensurado. Difere do sonho, pois a este não é exigido tempo para acontecer.

8. Motivação

Caracteriza-se pela ação em direção aos objetivos pessoais e profissionais. Para acontecer, depende de estímulo interno, embora o ambiente externo facilite o processo. Pessoas motivadas não são imunes aos contratempos, apenas reagem de forma mais rápida às dificuldades.

9. Criatividade

Não é invenção. É encontrar novas formas de realizar algo e que seja útil. Pessoas criativas encontram soluções alternativas onde tudo parece estar perdido. Fazem mais com menos, veem conexões e possibilidades.

10. Resiliência

Capacidade para absorver altos níveis de mudanças sem grandes alterações de comportamento. Manifestam proatividade, foco, flexibilidade, positividade e organização.

Por Andréa Oliveira.

Confira o Curso CPT Liderança Gerencial - Como Desenvolver Habilidades em Liderança.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!