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Superalimento - maca peruana

A maca peruana revitaliza as células cerebrais, favorece o intelecto, a concentração e a memória.

A maca peruana revitaliza as células cerebrais, favorece o intelecto, a concentração e a memória.

Origem

A maca peruana, da família das crucíferas (Lepidium meyenii Walp. ou Lepidium peruvianum Chacon) é um vegetal crucífero nativo da região andina do Peru. Seus nomes populares são Ginseng dos Andes e Viagra dos Incas, com boas indicações de suas qualidades.

Características

É uma erva anual, glabra. Apresenta a raiz principal engrossada (tubérculo semelhante ao nabo – napiforme) de 4-5 cm de diâmetro por 5-8 cm de comprimento. Seu fruto é uma siliqua (seco e deiscente), mais comprido do que largo, de 4-5 mm de comprimento por 2-3 mm de largura. A planta desenvolve-se entre 4 e 5 mil metros de altitude, nos Andes Centrais do Peru, com temperaturas que oscilam entre 20ºC e –25ºC, de acordo com o período do dia e a época do ano.

Valor nutricional

Parte comestível por 100g de matéria seca:

Calorias: 302Kcal.
Potássio: 1,9 mg.
Magnésio; 73,3mg.
Sódio: 26,6mg.
Proteínas: 13g.
Fibras: 3,0g.
Gordura: 0,2g.
Cálcio: 685mg.
Fósforo: 183mg.
Ferro: 34,8mg.
Vitamina C: 3,1mg.
Vitamina B1: 1,2mg.
Vitamina B2: 1,41mg.
Vitamina B6: 1,14mg.
Vitamina B12: 1,30mg.

Benefícios

Tem alto teor de  carboidratos, proteínas e lipídeos;
É rica em fibras;
É rica em minerais (cálcio, magnésio, fósforo, potássio, zinco, selênio e ferro);
Possui vitaminas (B1, B2, C e E);
É fonte de ômega 3;
É fonte de arginina (fortalece a imunidade);
Possui leve efeito vasodilatador, ajudando a diminuir a pressão arterial;
Regulariza os níveis de colesterol;
Apresenta ação anti-inflamatória;
Auxilia no tratamento da anemia;
Auxilia no emagrecimento;
Aumenta o rendimento físico e mental;
Revitaliza as células cerebrais, favorece o intelecto, a concentração e a memória;
Diminui o estresse e a fadiga;
Reativa os processos metabólicos celulares;
É revitalizante;
É afrodisíaco (Viagra dos Andes);
Fortalece o sistema endócrino (melhora a libido);
Auxilia nos sintomas da menopausa;
Combate a impotência.

OBS.: Recomenda-se o consumo de 2 colheres de sopa ao dia.

Acesse os links abaixo e saiba tudo sobre os superalimentos:

Superalimento – açaí.

Superalimento – castanha-do-Pará.

Superalimento – cacau.

Superalimento – linhaça.

Superalimento – chia.

Superalimentos – conheça os superconcentrados que aumentam nossa expectativa de vida.

Superalimento – quinoa.

Superalimento – amaranto.

Superalimento – batata yacon.

Superalimento – mel.

Conheça mais sobre alimentos saudáveis, acessando o curso Alimentação Saudável, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas.

Por Andréa Oliveira.

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