Seja um Maître de sucesso em 6 dicas

O Maître é o responsável pela organização do salão, pela coordenação da brigada de serviços (garçons, assistentes e outros) e pelo recebimento e hospitalidade dos clientes no restaurante

maître em seu posto de trabalho

 

Em termos gerais, pode-se dizer que o Maître é o responsável pela organização do salão do restaurante, pela coordenação da brigada de serviços (garçons, assistentes e outros) e pelo recebimento e hospitalidade dos clientes no estabelecimento.

Segundo Aldo Alves, professor do Curso CPT Capacitação de Maître, “esta é uma profissão que atravessou gerações e a cada dia ganha mais espaço e notoriedade nos bons restaurantes de todo o mundo”, o que a torna muito atrativa nos dias de hoje para aqueles que querem investir em seu crescimento profissional.

A própria evolução e profissionalização que vem ocorrendo em todos os setores da sociedade, a sofisticação e o nível de exigência cada vez maior dos clientes, e a necessidade de maior eficiência e produtividade nos trabalhos realizados exigem sempre a presença de um líder ou chefe de setores específicos, dentro de uma organização.

Por isso, um bom Maître precisa reunir diversos conhecimentos que, associados, permitirão o exercício da profissão de forma eficiente. Tais quais:

- Conhecer e identificar as características comuns e particulares da empresa para a qual trabalha;

- Conhecer os organogramas, setoriais e funcionais que correspondem à hierarquia e divisões de trabalho;

- Possuir técnicas de direção e de supervisão de pessoal para aplicá-las de forma eficiente em seu trabalho, como: capacidade, criatividade, iniciativa, delegação de tarefas, organização de trabalhos, de atitudes e de comportamentos;

- Exercer chefia e liderança, sendo necessário comandar e liderar seus colaboradores (subordinados). Nesse sentido, é preciso saber:

- Motivar o pessoal e ter certeza da adesão de todos aos padrões do serviço;

- Ficar atento aos comportamentos profissionais dos colaboradores, assim como à aparência e ao vestuário;

- Elogiar e motivar sempre que merecer e se tornar necessário;

- Corrigir de forma construtiva e jamais baixar a autoestima de um servidor;

- Ter senso de organização e praticá-lo em todos os setores de alimentos e bebidas;

- Conhecer e colocar em prática o conteúdo dos documentos da sua área de atuação.


Por Silvana Teixeira.
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