WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Conheça nossos Cursos Profissionalizantes (combos) com 40% de DESCONTO

Receitas com café

O café pode ser utilizado como ingrediente em receitas de deliciosos pratos

O café, bebida saborosa e aromática, com propriedades tonificantes, sempre provocou paixões e controvérsias. Do velho ao novo mundo foi um pulo. Em pouco tempo, o café tornou-se o mais importante produto brasileiro, vindo a ser cultivado no sudeste e sul do país.

O café é uma bebida que admite uma infinidade de sabores e aromas. Conhecer os fatores que influenciam a bebida é uma arte que estimula tanto os próprios produtores quanto os melhores degustadores de café.

O blend é que caracteriza a qualidade do café. Cada tipo de café tem atributos especiais, cuja combinação resulta numa composição balanceada das melhores qualidades. Estas combinações visam equilibrar e valorizar as melhores qualidades de sabor, aroma, corpo e aparência e produzir uma bebida deliciosa e com características exclusivas.

A boa torra é aquela que permite e traz melhores características de sabor e aroma de cada tipo de grão. A torra escura dá ao grão um aspecto oleoso, que é o resultado da perda dos óleos aromáticos do café, por isso produz uma bebida com pouco aroma e sabor mais amargo. A torra clara preserva mais os óleos aromáticos (grãos permanecem secos), mas acentua a acidez da bebida. A torra média é a ideal para coador de pano ou filtro de papel, acentua o aroma e o sabor (bebida ideal). Quanto melhor a qualidade da matéria-prima, mais suave, deliciosa e aromática será a bebida.

A boa torra é aquela que permite e traz melhores características de sabor e aroma de cada tipo de grão.

Deguste com prazer um café preparado na hora, ou o mais recente possível. A característica da bebida café é a de ir deteriorando-se lentamente e, por isso, um café preparado a mais tempo não tem o mesmo sabor agradável de um café fresco.

A limpeza dos equipamentos é fundamental para a manutenção da qualidade da bebida. A grande arma continua sendo a qualidade. O sucesso e o prazer de uma xícara de café estão no correto preparo, conservação e serviço.

O café pode ser utilizado como ingrediente em receitas de deliciosos pratos, tais como: bolos, pavês, sorvetes etc, agregando, assim, valores no produto final. Lembre-se, o sucesso de suas receitas com café depende da qualidade da bebida que você utiliza.

No curso "Receitas com Café - Para Cafeterias, Lanchonetes, Restaurantes e Hotéis", produzido pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, sob minha coordenação técnica, são apresentadas várias técnicas como: preparar corretamente um bom café, limpeza e higienização, dicas e as receitas com café, como: bala de café, suspiro de café, pudim de café, iogurte de café, mousse de café, macarrão ao molho de café etc.

 

Maria Gorette Starling de Oliveira,
Economista Doméstica e
Mestre em Nutrição Humana e Saúde,
extensionista do INCAPER - ES

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!