WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Torne realidade o sonho de viver do que você ama! 20% OFF nos cursos online + 5% OFF pagando no cartão

Receita de licor cremoso de café

O café é o principal ingrediente de diversos pratos e drinks sofisticados e deliciosos

Bolo de café

O Brasil é o maior produtor de café do mundo, fornecendo grãos para o mercado interno e externo. As plantações se concentram principalmente nas regiões sul e sudeste. Talvez por ser um país tropical, não nos contentamos apenas com o tradicional cafezinho e desenvolvemos diversas receitas que têm o grão como ingrediente principal. Hoje em dia é possível encontrar licor, doce, sorvete, gelatina, suco, bala, iogurte e até bolo de café. Todas essas deliciosas e sofisticadas receitas podem ser encontradas no curso Receitas com Café para Cafeterias, Lanchonetes, Restaurantes e Hotéis, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.

A professora Maria Goretti Starling de Oliveira, economista doméstica e mestra em nutrição humana e saúde, explica como deve ser o ambiente de preparo dessas receitas, desde a localização e construção até as condições de higiene necessárias. Além disso, ela disponibiliza mais de 20 receitas cujo ingrediente principal é o café, discorre sobre as espécies existentes e sobre os processos de cultivo, colheita, moagem e armazenamento dos grãos. Para a professora, o café é “símbolo de hospitalidade e amizade, pausa de prazer no meio do corre-corre do dia a dia”. Confira abaixo uma saborosa receita de licor cremoso de café.

Licor de café

Licor cremoso de café

Ingredientes


1 lata de leite condensado
1 lata de café forte sem açúcar
¾ da mesma lata de vodka ou cachaça
½ lata de açúcar
1 colher de chá de baunilha

Modo de Preparo

Bata o café e o açúcar no liquidificador. Em seguida, coloque a vodka (ou a cachaça), o leite condensado e a baunilha, respectivamente. Bata novamente e depois despeje o licor na garrafa.

Observações

- Coloque os ingredientes na ordem sugerida pela receita para obter o resultado desejado
- Essa receita rende um litro de licor
- O licor pode durar até um ano fora da geladeira

Dicas sobre o café

Macarrão ao molho de café

O café recém-torrado tem sabor e aroma mais acentuados, portanto, na hora da compra, dê preferência às embalagens cuja data de fabricação seja mais recente. Durante a preparação do café, não permita que a água seja aquecida em temperatura acima de 90°C, pois seus óleos essenciais são queimados, o que modifica completamente o sabor da bebida. Retire a água do fogo quando houver pequenas bolhinhas sendo formadas ao redor do recipiente. Se o café não fizer espuma ao ser coado, a temperatura de fervura da água foi muito alta. Jamais adoce a água do café para não fermentá-lo dentro da garrafa térmica. Por fim, o café deve ser consumido em no máximo uma hora, pois suas propriedades se perdem rapidamente. Assim, para não desperdiçar nem tomar um café de baixa qualidade, procure preparar exatamente a quantidade que será consumida.   

Métodos de preparação do café

Milk shake de café

É possível preparar o café de quatro maneiras diferentes: filtragem, percolação, prensagem e pressão. A primeira é a mais comum no Brasil. Neste processo despejamos água quente no pó, que é colocado em um filtro de pano ou papel sobre determinado recipiente. A percolação é mais comum na Europa. Neste método, o pó fica no centro do recipiente e é dissolvido pela água quando esta é aquecida na parte de baixo e passa pelo processo de ebulição. A prensagem é mais comum entre os norte-americanos. Neste caso, o pó e a água não fervente são colocados em um recipiente de vidro e, durante a compressão do filtro por um êmbolo, se separam. O último método se caracteriza pelo café moído na hora que, no filtro, passa por uma pressão de água a 90°C que dura cerca de 30 segundos.

Por Camila Guimarães Ribeiro

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Rozilene

19 de out de 2016

Gostei muito da receita de licor de cafe. Vi em sua pagina sobre drogas, estou com uma ideia de montar uma casa de recuperação de dependente químico, gostaria de saber se vocês tem como me orientar.

Resposta do Portal Cursos CPT

20 de out de 2016

Olá Rozilene,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Para mais informações nossas consultoras entrarão em contato.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!