WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Quer evitar as varizes? Mude seus hábitos! Saiba como

Fatores como sedentarismo, sobrepeso, saltos inadequados e o fumo, por exemplo, podem contribuir para o surgimento dos vasos e das varizes. Então, mude seus hábitos!

Varises

Os microvasos e as varizes estão entre os maiores incômodos que batem às portas de mulheres em todo o mundo. Sejam elas finas, como um fio de cabelo, de cor arroxeada ou vermelha, ou grossas, de tão dilatadas, quando não são tratadas, além de agredir a vaidade feminina, podem acarretar em sérios danos à saúde das mulheres, desencadeando problemas circulatórios e provocando dores nas pernas.

Vasos e varizes têm origem hereditária. No entanto, fatores como sedentarismo, sobrepeso, saltos inadequados, excesso de álcool e o fumo, por exemplo, podem contribuir para o surgimento dos vasos e das varizes. Sabe-se, ainda, que a falta de substâncias, como o colágeno e a elastina, faz com que a parede do vaso fique frágil e, consequentemente, provoque o seu alargamento. Alterações hormonais e uso de pílula anticoncepcional, também podem contribuir para o surgimento de ambos.

Que hábitos adotar para prevenir e minimizar vasos e varizes?

1- Movimentar-se


Quanto mais tempo você passar sentado ou de pé, mais inchados ficarão seus pés e pernas. Sendo assim, trate de movimentar seu corpo: suba escadas, ande pela casa, passeie pelo supermercado, faça caminhadas, entre outras atividades, estimulando a circulação. Ao fim do dia, coloque as pernas sobre almofadas, isto ajuda o retorno só sangue venoso.

2- Alimentar-se de forma equilibrada e mantenha o peso ideal


Adote o hábito de uma alimentação saudável. Não só suas pernas, mas todo o seu corpo irão agradecer. Se puder, peça ajuda de um nutricionista para preparar um cardápio especial para você. Saiba que manter o peso ideal pode minimizar o aparecimento das varizes. Uma alimentação rica em fibras e líquidos faz com que o intestino funcione corretamente, facilitando o retorno do sangue que circula nas pernas. A todo custo, evite o consumo de alimentos ricos em sódio, como enlatados, salgadinhos e embutidos no seu dia a dia.

 3- Fazer atividades físicas


Exercícios anaeróbicos, como os de hipertrofia muscular, aumentam a força de contração dos músculos das pernas, tornando as bombas musculares mais eficientes, enquanto os exercícios aeróbicos, como caminhada, corrida, natação e ciclismo, aumentam a atividade das mesmas. Tome o cuidado, porém, com o sol, pois ele provoca a vasodilatação e faz com que as pernas fiquem mais inchadas, favorecendo o aparecimento das varizes e dores.

4- Moderar o uso de saltos altos


O uso frequente de salto alto contribui para o aparecimento de varizes, por não permitir que a panturrilha trabalhe com eficiência.

5- Não fumar


Além de aumentar a predisposição à formação de trombos, o cigarro causa grandes danos à parede dos vasos sanguíneos.

6- Evitar anticoncepcionais e cigarros simultaneamente


Combinar a pílula anticoncepcional com o hábito de fumar, aumenta ainda mais o risco de formação de coágulos.

Tenho muitas veias e varizes, o que posso fazer para melhorar minha situação?


O tratamento desse problema vai desde a cauterização, com o auxílio de cateter por radiofrequência, laser e aplicações, até a cirurgia. O melhor a se fazer é procurar a ajuda de um médico angiologista para a indicação do melhor tratamento.

Por Silvana Teixeira.
Fonte: GNT.

Salvar

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!