Quais os benefícios dos carboidratos para o organismo?

Os carboidratos fornecem energia ao nosso corpo para que possamos desempenhar inúmeras funções, vitais para nos manter fortes e saudáveis

 

Os carboidratos fornecem energia ao nosso corpo para que possamos desempenhar inúmeras funções, vitais para nos manter fortes e saudáveis

 

Embora muitos acreditem que os carboidratos são nocivos à saúde, já que muitos médicos o retiram da dieta de algumas pessoas, estes são essenciais ao bom funcionamento do organismo. De que maneira? Fornecendo energia ao nosso corpo para que possamos desempenhar inúmeras funções, como andar, correr, nadar, pular, dançar. Todas essas habilidades só são possíveis com a ingestão de carboidratos, pois são eles que alimentam as células do sistema nervoso central. Ou seja, os carboidratos são vitais para nos manter fortes e saudáveis.

Para suprir nossas necessidades, devemos consumir, durante a alimentação, pelo menos, 50 % do total de calorias em carboidratos. Entretanto, aos que praticam atividades físicas com frequência, a percentagem a ser ingerida deve ser maior, já que que o gasto de energia também é maior.

Classificação dos carboidratos

Os carboidratos são classificados em monossacarídeos, oligossacarídeos, polissacarídeos , holosídeos e heterosídeos . Estes podem ser encontrados no leite (lactose), na beterraba (sacarose), no malte (maltose), na mandioca (amido), entre outros.

O glicogênio, por exemplo, é um carboidrato armazenado no fígado e nos músculos dos animais, sendo sua principal fonte de energia. Já a quitina é um carboidrato com função estrutural, constituindo o exoesqueleto dos artrópodes.

Isso mesmo! Os carboidratos, além da função energética, possuem a função estrutural de alguns organismos.

Função energética

Para desempenhar a função energética, os carboidratos são convertidos em energia calorífica nas células (ATP). Eles são armazenado no fígado e nos músculos dos animais, utilizados pelas células no processo respiratório para a obtenção de energia durante o trabalho celular.

Função estrutural

Os carboidratos possuem função estrutural, formando determinadas estruturas celulares funcionando como reforço ou como elemento de revestimento (exoesqueleto dos artrópodes).

Principais benefícios para o organismo humano

1. Quando nossa glicose está baixa, apresentamos sintomas, como tontura e fadiga. Basta ingerirmos carboidratos (glicose) para que nossa energia seja reposta e nos sintamos fortes e bem dispostos.

2. Os carboidratos são responsáveis por nosso bom humor, já que produzem em nosso organismo a serotonina, proporcionando-nos bem-estar e tranquilidade.

3. A glicose (importante carboidrato) é fonte de energia para o nosso cérebro, sendo um excelente estimulante para a memória. 120 gramas de glicose por dia são suficientes para melhorar nosso raciocínio e nosso potencial de concentração.

4. Os carboidratos contidos nas frutas, nos legumes e nos farelos de aveia, por exemplo, auxiliam na redução do mau colesterol (LDL), pois as fibras que os constituem ligam-se à gordura, impedindo sua absorção pelo organismo.

Por Andréa Oliveira.

Fontes: Wikipédia, Minha vida, Hiperativo.

Cursos Relacionados

Curso Atividades Físicas para Diabéticos Curso Atividades Físicas para Diabéticos

Com Prof.ª Mara Silveira

R$ 368,00 à vista ou em até 12x de R$ 30,67 sem juros no cartão

Frete Grátis 2 ou mais Cursos
Saiba mais

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Bruna Cabral Sousa

1 de abr de 2019

Muito ótimo as informações

Resposta do Portal Cursos CPT

1 de abr de 2019

Olá Bruna,

Agradecemos a visita e comentário em nosso site.

Ficamos felizes que tenha gostado do nosso conteúdo.

Atenciosamente,

Mariana Caliman Falqueto

wellington Costa

25 de mai de 2017

MUITO BOA A INFORMAÇÃO

Resposta do Portal Cursos CPT

26 de mai de 2017

Olá Wellington,

Ficamos felizes que tenha gostado do nosso conteúdo.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Gilbegues Guilherme Borges

28 de out de 2016

Muito boa as suas informações. Tenho várias dúvidas sobe alimentação, hoje está mais claro pra mim, principalmente com os carboidratos.

Resposta do Portal Cursos CPT

31 de out de 2016

Olá,

Ficamos felizes que tenha gostado do nosso conteúdo.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Outros artigos relacionados à área Cozinha Profissional

Últimos

Mais Lidos

Atendimento Online
Quer Facilidade