WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Torne realidade o sonho de viver do que você ama! 20% OFF nos cursos online + 5% OFF pagando no cartão

Picadinho de carne à japonesa - aprenda a fazer

Você ama curtir sua casa, adora cozinhar para sua família, mas ultimamente tem achado todas as receitas com o mesmo gosto? Então, está na hora de explorar uma culinária diferente: a Japonesa

Picadinho de carne

Você ama curtir sua casa, adora cozinhar para sua família, mas, ultimamente, tem achado todas as receitas com o mesmo gosto, tudo muito igual e tudo sem sabor. Sabe por que? Porque está na hora de expandir seus horizontes, conhecer novos ares e explorar uma culinária totalmente diferente da nossa, no entanto igualmente deliciosa: a Japonesa. E então, topa o desafio? Para começar, a dica é aprender o passo a passo do Picadinho de Cane à Japonesa. Ele leva ingredientes fáceis de encontrar e é super fácil de preparar. Vamos lá?

Picadinho de carne à japonesa


Ingredientes

Para o arroz

2 xícaras (chá) de arroz moti
3 xícaras (chá) de água
Gergelim branco e preto torrado a gosto

Segundo, Rosny Gerdes Filho, professor do Curso CPT Cozinha Japonesa, “O arroz japonês refere-se a uma  variedade  de  arroz  de  origem asiática, que é cultivada também no Brasil, no sul do Estado de São Paulo e no Rio Grande do Sul. O formato dos grãos desse tipo de arroz é mais grosso  e  mais  arredondado.  Além  disso,  o  arroz  japonês  possui  maior quantidade de amido e, durante o cozimento, ele absorve mais água. Isso faz com que ele grude os grãos uns aos outros, depois de cozido, o que é desejável”.

Para o picadinho

2 bifes de contrafilé (cerca de 300 g)
150 g de ervilha-torta
1 pimentão vermelho
250 g de cogumelos-de-paris ou qualquer outro de sua preferência
1 cebola em cubos médios
2 dentes de alho em tirinhas
1 pimenta-dedo-de-moça fatiada fino sem semente
1 pedaço de gengibre (cerca de 2 cm) ralado
1/2 xícara (chá) de molho de soja (shoyu)
1/2 xícara (chá) de água
1 colher (sopa) de vinagre de arroz
2 colheres (sopa) de amido de milho
2 colheres (sopa) de óleo
1 colher (sopa) de óleo de gergelim torrado (opcional)
Amendoim torrado, sem casca picado

Modo de preparo


Do arroz

1- Coloque o arroz em uma peneira e lave sob água corrente. Transfira para uma panela média e cubra com a água.
2- Leve ao fogo médio e deixe cozinhar por cerca de 10 minutos, até começar a ferver. Diminua o fogo e deixe cozinhar por mais 15 minutos com a tampa entreaberta, até que o arroz absorva toda a água (ele fica levemente úmido e grudadinho).
3- Desligue o fogo, tampe a panela e deixe o arroz terminar de cozinhar no próprio vapor por mais 5 minutos. Na hora de servir, salpique com o gergelim torrado.

Do picadinho

1- Tire os bifes da geladeira horas antes de iniciar a receita. Quando estiver em temperatura ambiente, corte-os em tiras finas e na diagonal. Transfira as tiras de carne para uma tigela - descarte os pedaços maiores de gordura. Não volte a carne para a geladeira: ela precisa estar em temperatura ambiente para não esfriar o fundo da panela na hora de cozinhar.
2- Lave e seque a ervilha-torta e o pimentão. Com uma faquinha, puxe e descarte a fibra das ervilhas-tortas, empilhe-as umas sobre as outras e corte em 3 fatias na diagonal. Descarte as sementes e corte o pimentão em quadrados médios. Corte cada cogumelo em quatro pedaços.
3- Leve ao fogo médio uma panela wok (ou uma frigideira grande) para aquecer. Enquanto isso, numa jarra medidora (ou tigela), coloque a água, o shoyu, o vinagre de arroz e o amido de milho. Mexa bem com uma colher para dissolver.
4- Assim que a frigideira aquecer, regue com 1 colher (sopa) de óleo e junte as tirinhas de carne. Deixe dourar por cerca de 2 minutos - só mexa quando a carne descolar da panela.
5- Afaste as tirinhas de carne para as laterais da panela e regue o centro com o óleo restante. Acrescente a cebola, o pimentão e a ervilha-torta. Refogue por 2 minutos, sem misturar a carne.
6- Junte o alho, a pimenta e o gengibre. Misture bem, inclusive com a carne, e refogue por mais 1 minuto. Por último, acrescente o cogumelo, misture e deixe cozinhar por apenas 2 minutos - a ideia é que permaneçam firmes.
7- Regue com a mistura de água, shoyu, vinagre e amido. Mexa por cerca de 2 minutos até formar um molho grosso. Desligue o fogo, acrescente o óleo de gergelim torrado e misture.
8- Sirva o picadinho polvilhado com amendoim e acompanhado de arroz moti com gergelim.

Dicas



1- O arroz japonês desta receita não precisa ser refogado, bastando apenas acrescentá-lo à água na panela.
2- Ao preparar comida Japonesa, sempre respeite a ordem de inserção dos ingredientes explícitos na receita, assim como o tempo de fritura ou cozimento dos mesmos.

Conheça os Cursos CPT da área Cozinha Profissional.
Por Silvana Teixeira.
Fonte: GNT.

Salvar

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!