WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Conheça nossos Cursos Profissionalizantes (combos) com 40% de DESCONTO

No Dia Internacional do Café, aprenda a receita de um bolo especial

Confira a dica de receita e as curiosidades sobre o café

O café é um dos alimentos mais populares do mundo. Foto: Stock.XCHNG

No dia 14 de abril, comemora-se o Dia Internacional do Café. Então, nada melhor que celebrar essa data com um bolo que tenha como ingrediente especial o próprio café. O porquê desse alimento ser um dos mais populares do mundo inteiro não se explica apenas pelo singular sabor. Ele está entre os commodities agrícolas mais importantes e faz parte da história de muitos países, inclusive do Brasil. Portanto, exerce grande influência no cotidiano de vários povos, estando entre os seus hábitos alimentares mais tradicionais.

Lendas

Assim, por estar atrelado à cultura, ou a tantas culturas, surgiram também diferentes lendas a respeito do café. De acordo com o IBGE, algumas delas são:

Café forte – dizem que o café foi criado pelo arcanjo Gabriel, que quis oferecer ao profeta Maomé uma bebida que o revigorasse. Parece que o efeito foi bom mesmo: Maomé bebeu o café e tornou-se capaz de derrubar quarenta cavaleiros e conquistar quarenta mulheres. A lenda só não diz quanto o profeta teve que beber para conseguir a façanha!

Café santo – quando o café chegou à Itália, no século XVII, foi boicotado por alguns cristãos fanáticos, que achavam que o produto era uma "invenção de Satanás". Só que, quando o Papa experimentou, gostou tanto que resolveu abençoar o café para vencer Satanás – e tornar o café a bebida cristã.

Café com música – na Alemanha, o café era servido com música. O casamento das duas paixões alemãs é a "Cantata ao Café", composta por Johann Sebastian Bach para ser tocada nos estabelecimentos onde a bebida era servida – as Kaffeehaus.

Bolo de café

O café como bebida (seja coado, expresso ou solúvel) já é bastante conhecido, mas seu emprego na culinária vai muito além disso. Ele pode ser usado em receitas de iogurte, pavê, sorvete, mousse, molho de macarrão, entre outras. No curso Receitas com Café – Para Cafeterias, Lanchonetes, Restaurantes e Hotéis, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, você encontrará essas e outras ideias para a utilização do café. Abaixo segue o passo a passo do bolo de café!

Utensílios

1 forma para bolos com furo no centro, de 9 cm de raio;
1 batedeira elétrica;
Copo medidor com medida para xícaras;
1 colher de sopa padrão;
1 balança para pesar a manteiga;
Peneira para peneirar a farinha;
Bacia grande para misturar a massa;
Pincel para untar a forma.

Ingredientes

1 xícara e um quarto de café forte;
3 ovos;
1 colher de sopa de fermento em pó;
3 colheres de sopa de chocolate em pó, que ativa o sabor do café;
100g de manteiga;
2 xícaras de açúcar;
3 xícaras de farinha de trigo.

Modo de preparo

O bolo é apenas um dos exemplos de receitas para o uso do café

Na tigela da batedeira, coloque o açúcar, a manteiga e as gemas separadas das claras. Bata bem até formar um creme. Reserve. Coloque os ingredientes secos na bacia (a farinha, o chocolate e o fermento). Misture bem. Na batedeira, vá acrescentado aos poucos os ingredientes secos e o café, ao mesmo tempo em que vai batendo.

Bata as claras até atingirem o ponto de neve. Quando chegarem nesse ponto, acrescente uma pitada de sal para firmar bem as claras e o bolo não ficar enjoativo. Despeje as claras batidas em neve sobre a massa do bolo e misture devagar até que toda a clara se incorpore à massa. Coloque na forma untada e enfarinhada e leve ao forno preaquecido por cinco minutos em fogo alto. O bolo deve ficar no forno alto por 30 minutos. Espere esfriar para desenformar.

Dica: Só abra o forno para olhar, depois que o bolo estiver lá dentro por 20 minutos, no mínimo. Se abrir antes disso, ele pode não crescer. Rendimento: 32 pedaços.

Por Luci Silva

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!