WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Melhores condições de vida são obtidas com uma alimentação saudável para diabéticos

Ainda não há uma cura definitiva para a doença, mas vários são os tratamentos que, se seguidos de forma correta e persistente, proporcionam saúde e qualidade de vida

 

 A diabetes é uma doença metabólica que se caracteriza pelo aumento anormal de glicose (açúcar) no sangue.

 

A educação alimentar é um dos pontos fundamentais no tratamento da diabetes, uma doença metabólica que se caracteriza pelo aumento anormal de glicose (açúcar) no sangue. Não é possível um bom controle metabólico sem uma alimentação adequada.

A glicose é a principal fonte de energia utilizada por nossas células. Por meio da produção de insulina no pâncreas,  as células são capazes de metabolizar a glicose, retirando-a do sangue. Quando há uma deficiência na produção de insulina, isso não ocorre, levando, assim, a um aumento dos níveis de açúcar no sangue, que em excesso pode trazer várias complicações à saúde.

A Organização Mundial da Saúde estima que cerca de 240 milhões de pessoas sejam diabéticas em todo o mundo, o que significa que 6% da população tem diabetes. Em projeção mundial, a população de diabéticos vai aumentar até 2025 em mais de 50%, passando para 380 milhões de pessoas a sofrerem dessa doença crônica.

A diabete afeta principalmente os olhos, os rins, os nervos que dão sensibilidade aos pés e o sistema circulatório, podendo causar doenças como infarto do coração, derrame cerebral, insuficiência renal, problemas visuais e lesões de difícil cicatrização, dentre outras.

Ainda não há uma cura definitiva para a doença, mas vários são os tratamentos que, se seguidos de forma correta e persistente, proporcionam saúde e qualidade de vida. São baseados em cinco conceitos:
   - conscientização e educação do paciente;
   - alimentação e dieta adequada para cada tipo de diabetes e para o perfil do paciente;
   - vida ativa, mais do que simplesmente exercícios;
   - medicamentos;
   - monitoração dos níveis de glicose no sangue.

 

É possivel se alimentar bem e obter qualidade de vida no convívio com a diabetes. 

 

O objetivo geral da orientação nutricional é auxiliar o indivíduo a fazer mudanças em seu hábitos alimentares, favorecendo o melhor controle metabólico. Especificamente, a nutrição adequada contribuí para a normalização da glicemia, diminui fatores de risco cardiovasculares, fornece calorias suficientes para a obtenção e/ou manutenção do peso corpóreo saudável, além de prevenir complicações agudas e crônicas.   
 
A fim de melhor informar sobre a diabetes e como a alimentação pode controlar a doença e manter sua qualidade  de vida, o CPT – Centro de Produções Técnicas, elaborou o curso “Alimentação Saudável para Diabéticos”, no qual você receberá informações da professora Rose Pereira de Deus, especialista em alimentação natural e funcional, e da  nutricionista Cristiane do Nascimento.

Após fazer o curso e ser aprovado na avaliação, o aluno recebe um certificado de conclusão emitido pela UOV – Universidade On Line de Viçosa, filiada à ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância.

As sequelas da diabetes ocorrem por vários motivos, mas principalmente por falta de uma dieta adequada. É possível ter saúde e qualidade de vida comendo bem, pois são várias as deliciosas receitas voltadas para os diabéticos. Aprenda a prepará-las e tenha prazer na sua alimentação.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?