O maître é o responsável por inúmeras tarefas em restaurantes, salões de alimentação de hotéis, buffets, restaurantes de navios, entre outros. Entre elas estão a organização do salão, a coordenação de garçons e assistentes e o recebimento e hospitalidade dos clientes no estabelecimento. Além disso, um bom maître deve amar a profissão, ter respeito pelos clientes e, acima de tudo, ter humildade.
“O maître precisa ser bem qualificado, precisa se sentir devidamente capacitado, estar bem preparado e atualizado para coordenar o pessoal responsável pelos serviços de atendimento ao cliente de forma eficiente e atual”, afirma o professor Aldo Alves do curso Capacitação de Maître, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.
Um fator bastante importante, quanto ao atendimento aos clientes, é jamais recebê-los enquanto finaliza o preparo do salão. Embora os atrasos devam ser evitados, é melhor atrasar uns minutinhos do que iniciar as atividades sem o preparo do ambiente para tal. Estando tudo certo, dê o sinal para sua brigada para que os clientes possam ser recebidos adequadamente.
Recebimento do cliente
Quando chega à porta do estabelecimento, o cliente deve ser recebido pelo maître com eficiência, profissionalismo e, principalmente, com simpatia e elegância. Nesse momento, mantenha a postura ereta, a cabeça erguida, olhe nos olhos do cliente, sorria e cumprimente-o de forma cordial. Por exemplo, se for um casal, diga: “bom dia, senhora”; “bom dia, senhor”; sejam bem-vindos ao nosso restaurante”.
Da mesma forma, é imprescindível perguntar se o cliente deseja uma mesa e, em caso afirmativo, saber para quantas pessoas deverá ser a mesa. Veja as razões:
- O cliente pode ter de esperar por outros convidados e desejar fazer isso à mesa, tomando um bom vinho, por exemplo. Nesse caso, a mesa deverá possuir maior quantidade de lugares;
- O cliente pode não ter de esperar por outras pessoas e, nesse caso, o número de lugares em uma mesa deverá ser igual ao de pessoas presentes no momento, na companhia do anfitrião;
- O cliente pode ter de esperar por outros convidados e preferir fazer isso na sala de espera, por exemplo;
- O cliente pode ter de esperar por outros convidados e preferir fazer isso no bar do restaurante;
- O cliente pode não querer sentar-se à mesa; talvez deseje apenas tomar um drink no bar.
Tipos de serviços
A boa imagem do restaurante está na qualidade do serviço, este deve ser oferecido com charme e profissionalismo. É imprescindível também que o profissional adquira boas noções a respeito dos tipos e regras básicas do serviço, para que possa desenvolver com mais eficiência sua atividade profissional. O atendimento do cliente à mesa deve ser feito conforme o tipo do serviço.
Serviços de flambê
O serviço de flambê (réchaud) pode ser feito com dois tipos de aquecedores: o réchaud (cheffing dish), que é o banho-maria usado nos buffet com as especialidades quentes, guarnições, entre outros, e o réchaud maître d'hotel, que é um equipamento de origem francesa, inspirado nos fogareiros para a preparação de fondues. Este é feito de prata ou aço, próprio para a cocção ou flambagem de alimentos. Atualmente, por questões de segurança, este réchaud não é mais utilizado dentro do salão.
Serviço de banquete
Esse tipo de serviço fica a cargo de um departamento de banquetes e convenções, ou a cargo do departamento de alimentos e bebidas, que é encarregado de contratar, planejar, organizar e servir todos os eventos da empresa. Para isso são contratados os bufês, que possuem preparo técnico e funcional adequado, além da estrutura, além da estrutura para receber grande quantidade de convidados. Há inúmeras possibilidades para o serviço de banquete: café da manhã, almoço, chá da tarde, jantar e em datas especiais, como Natal e Ano Novo, ou aniversários e casamentos.
Room service
O serviço de quarto é uma fonte de receita para a empresa, já que é cobrado à parte. Pode ser feito a partir da copa dos andares ou por um setor central, normalmente, presente dentro da cozinha principal nos grandes hotéis, que, na maioria das vezes, funciona 24 horas. No primeiro caso, o serviço consiste em:
- Anotar o pedido dos hóspedes, feito por telefone (ramal interno do hotel);
- Preparar os pedidos;
- Montar as bandejas;
- Levá-las ao apartamento;
- Executar o serviço de bebidas (servir vinho, por exemplo);
- Retirar as bandejas, quando solicitado pelo hóspede.
No caso do setor central, o procedimento é o seguinte:
- O hóspede faz o pedido, por telefone, ao atendente que anotará o pedido. O número do apartamento será identificado automaticamente pelo número do ramal do telefone;
- O atendente passará o pedido rapidamente para o supervisor ou para o maître, que o encaminha a um atendente, solicitando à cozinha ou ao bar o que for necessário para atender ao pedido;
- Muita atenção ao ler o pedido, para não haver erros na preparação, principalmente com utensílios e complementos, tais como saleiro, pimenteiro, vaso de flores, entre outros;
- Assim que o pedido estiver pronto, este deve ser enviado de imediato ao apartamento do hóspede;
- Junto com o pedido, o atendente deve levar na bandeja ou mesa os utensílios e equipamentos necessários para o serviço, bem como a nota do pedido para ser assinada pelo hóspede;
- Prestar atenção na nota ou comanda, no número do apartamento e no nome do hóspede, para evitar bater em porta errada e entregar o pedido no tempo previsto;
- Ao bater na porta ou apertar a campainha, o atendente deverá esperar autorização para entrar. Peça licença, entre, cumprimente o hóspede pelo nome , coloque a bandeja em local adequado e peça para o hóspede assinar a nota, Em seguida, peça licença e retire-se, fechando a porta ao sair.
Coffee break
Esse serviço é realizado, em sua maioria, dentro da hotelaria, em intervalos de cursos, paletras, seminários e congressos. É um serviço de curta duração geralmente entre quinze e trinta minutos. O tipo de serviço adotado para o coffee break é à americana, que se compõe de uma mesa de buffet, de acordo com a solicitação do cliente, de diversos tipos de alimentos e bebidas, frios e quentes, onde se encontram água, café, chá, leite, chocolate, sucos, bolos, tortas, pães, entre outros.
É função do maître e dos atendentes fazer todo o acompanhamento do serviço, como por exemplo:
- Montagem da mesa do buffet com todos os utensílios e insumos necessários;
- Antecipar a colocação dos alimentos à mesa antes da chegada do público;
- Estar presente e auxiliar os clientes a se servirem, com trabalho silencioso e cortês;
- Fazer a reposição, quando necessário, e manter a higiene e a aparência agradável da mesa durante o evento;
- Desmontar e limpar o buffet e encaminhar os produtos não utilizados aos setores correspondentes.
Serviço de cafezinho
Independente de se tratar de cafezinho pago ou como cortesia, esse serviço requer suas técnicas. Vejamos:
- Transportar com rapidez, principalmente, quando for expresso, sempre com elegância em bandeja com forro limpo;
- Trazer junto o açucareiro e o adoçante, leite quente ou chantilly quando solicitados;
- Servir o cliente sempre pela direita, auxiliando-o com a dosagem do açúcar ou adoçante, servir o café e deixar o bule na mesa, pedir licença e retirar-se.
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Por Andréa Oliveira
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Comentários
Ailton Cangussu Oliveira
20 de out. de 2021Como faço pra fazer o curso?
Resposta do Portal Cursos CPT
9 de dez. de 2021Olá, Ailton! Como vai?
Agradecemos sua visita em nosso site!
Como é bom saber que existem pessoas que desejam aprimorar seus conhecimentos!
Em breve, uma de nossas consultoras entrará em contato com mais informações sobre o curso de Maitrê.
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Lorena Tolomelli.
Elma Lima
10 de out. de 2017Tenho interesse em fazer o curso de maitre. Me ajudem por favor, pois aqui na minha cidade ñ conheço nenhim local que tenha.
Resposta do Portal Cursos CPT
10 de out. de 2017Olá, Elma.
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Nossas consultoras entrarão em contato.
Atenciosamente,
Renato Rodrigues.
Fernando Rocha
14 de ago. de 2017Preciso fazer esse curso, cm faço pra começar ?
Resposta do Portal Cursos CPT
14 de ago. de 2017Olá, Fernando.
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Atenciosamente,
Renato Rodrigues.
Ulisses mesquita
10 de mar. de 2017Trabalho na função de maitrê há alguns anos em buffet, porém gostaria de uma maior especialização. Grato.
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13 de mar. de 2017Olá Ulisses,
O CPT possui o Curso a Distância Capacitação de Maître que pode ser de grande ajuda. Para mais informações nossas consultoras entrarão em contato.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos
ana paula Rodrigues da silva
22 de nov. de 2016Sou maitre gostaria de fazer outros cursos para mim qualifica mais e mais. Alguém sabe dizer se existe algum grupo de maitre
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23 de nov. de 2016Olá Ana Paula,
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Ana Carolina dos Santos
Klebenir Mendes
21 de jan. de 2016Sou Garçom e até mesmo ministrei alguns cursos de Garçom para o SENAC, mas gostaria de mais conhecimento. O que vcs me indicariam? O curso de Maitre é muito interessante. Como faço para adquirir este curso se não tenho cartão? Posso pagar só em dinheiro! Desde já agradeço.
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21 de jan. de 2016Olá, Klebenir!
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Solicitaremos a uma de nossas atendentes que entre em contato para que você, o quanto antes, possa iniciar seus estudos.
Atenciosamente,
Silvana Teixeira.
Wagner carneiro de souza
17 de fev. de 2015Gostei muito do método de conhecimento de vocês, Já trabalho no ramo à 18 anos, gostaria de aprofundar na minha profissão, porque gosto do que faço.
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18 de fev. de 2015Olá, Wagner!
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Ana Carolina dos Santos
anderson carvalho
3 de dez. de 2014Como posso comprar o livro capacitação. No tenho carta só dinheiro.
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3 de dez. de 2014Olá, Anderson!
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Ana Carolina dos Santos
José Neri Pereira
29 de nov. de 2014Boa noite! Trabalho em restaurante a mais de 12 anos, nesse período cheguei a trabalhar chefiando uma equipe de garçom, em duas ocasiões diferentes, está surgindo agora uma nova oportunidade, em um restaurante que estamos abrindo, é uma casa com capacidade para 10 garçons desenvolverem um bom trabalho, tendo em vista que a forma que escolhemos para servir é bem objetiva, não sendo necessário o serviço à francesa. Busco nesse curso maior capacitação para desenvolver melhor essa função e espero ter êxito em meus objetivos .
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1 de dez. de 2014Olá, José Neri!
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Ana Carolina dos Santos
gildecir soares
18 de dez. de 2013gostei muito é sempre bom ter mas conhecimento já trabalho na área há 18 anos . e no estado que moro é mas difícil ver maitre do sexo feminino mas encontra, poucos porque será que as empresas preferem mas homens?
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19 de dez. de 2013Olá, Glidecir!
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As maître femininas também existem em relação ao preferência varia muito de estabelcimento. Mas se o profissional for competente e gostar do que faz , o sexo não importante.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos