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Maître: recebimento dos clientes e tipos de serviço

Para que esse profissional atenda bem, é necessário atenção contínua

Capacitação de maître

 o cliente deve ser atendido pelo maître com eficiência, simpatia e elegância

O maître é o responsável por inúmeras tarefas em restaurantes, salões de alimentação de hotéis, buffets, restaurantes de navios, entre outros. Entre elas estão a organização do salão, a coordenação de garçons e assistentes e o recebimento e hospitalidade dos clientes no estabelecimento. Além disso, um bom maître deve amar a profissão, ter respeito pelos clientes e, acima de tudo, ter humildade.

“O maître precisa ser bem qualificado, precisa se sentir devidamente capacitado, estar bem preparado e atualizado para coordenar o pessoal responsável pelos serviços de atendimento ao cliente de forma eficiente e atual”, afirma o professor Aldo Alves do curso Capacitação de Maître, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.

 

Um fator bastante importante, quanto ao atendimento aos clientes, é jamais recebê-los enquanto finaliza o preparo do salão. Embora os atrasos devam ser evitados, é melhor atrasar uns minutinhos do que iniciar as atividades sem o preparo do ambiente para tal. Estando tudo certo, dê o sinal para sua brigada para que os clientes possam ser recebidos adequadamente.

 

Recebimento do cliente

 

Quando chega à porta do estabelecimento, o cliente deve ser recebido pelo maître com eficiência, profissionalismo e, principalmente, com simpatia e elegância. Nesse momento, mantenha a postura ereta, a cabeça erguida, olhe nos olhos do cliente, sorria e cumprimente-o de forma cordial. Por exemplo, se for um casal, diga: “bom dia, senhora”; “bom dia, senhor”; sejam bem-vindos ao nosso restaurante”.

 

Da mesma forma, é imprescindível perguntar se o cliente deseja uma mesa e, em caso afirmativo, saber para quantas pessoas deverá ser a mesa. Veja as razões:

 

- O cliente pode ter de esperar por outros convidados e desejar fazer isso à mesa, tomando um bom vinho, por exemplo. Nesse caso, a mesa deverá possuir maior quantidade de lugares;

 

- O cliente pode não ter de esperar por outras pessoas e, nesse caso, o número de lugares em uma mesa deverá ser igual ao de pessoas presentes no momento, na companhia do anfitrião;

 

- O cliente pode ter de esperar por outros convidados e preferir fazer isso na sala de espera, por exemplo;

 

- O cliente pode ter de esperar por outros convidados e preferir fazer isso no bar do restaurante;

 

- O cliente pode não querer sentar-se à mesa; talvez deseje apenas tomar um drink no bar.

 

Tipos de serviços

 

A boa imagem do restaurante está na qualidade do serviço, este deve ser oferecido com charme e profissionalismo. É imprescindível também que o profissional adquira boas noções a respeito dos tipos e regras básicas do serviço, para que possa desenvolver com mais eficiência sua atividade profissional. O atendimento do cliente à mesa deve ser feito conforme o tipo do serviço.

 

Serviços de flambê

 

O serviço de flambê (réchaud) pode ser feito com dois tipos de aquecedores: o réchaud (cheffing dish), que é o banho-maria usado nos buffet com as especialidades quentes, guarnições, entre outros, e o réchaud maître d'hotel, que é um equipamento de origem francesa, inspirado nos fogareiros para a preparação de fondues. Este é feito de prata ou aço, próprio para a cocção ou flambagem de alimentos. Atualmente, por questões de segurança, este réchaud não é mais utilizado dentro do salão.

 

Serviço de banquete

 

Esse tipo de serviço fica a cargo de um departamento de banquetes e convenções, ou a cargo do departamento de alimentos e bebidas, que é encarregado de contratar, planejar, organizar e servir todos os eventos da empresa. Para isso são contratados os bufês, que possuem preparo técnico e funcional adequado, além da estrutura, além da estrutura para receber grande quantidade de convidados. Há inúmeras possibilidades para o serviço de banquete: café da manhã, almoço, chá da tarde, jantar e em datas especiais, como Natal e Ano Novo, ou aniversários e casamentos.

 

Room service

 

O serviço de quarto é uma fonte de receita para a empresa, já que é cobrado à parte. Pode ser feito a partir da copa dos andares ou por um setor central, normalmente, presente dentro da cozinha principal nos grandes hotéis, que, na maioria das vezes, funciona 24 horas. No primeiro caso, o serviço consiste em:

 

- Anotar o pedido dos hóspedes, feito por telefone (ramal interno do hotel);

- Preparar os pedidos;

- Montar as bandejas;

- Levá-las ao apartamento;

- Executar o serviço de bebidas (servir vinho, por exemplo);

- Retirar as bandejas, quando solicitado pelo hóspede.

 

No caso do setor central, o procedimento é o seguinte:

 

- O hóspede faz o pedido, por telefone, ao atendente que anotará o pedido. O número do apartamento será identificado automaticamente pelo número do ramal do telefone;

- O atendente passará o pedido rapidamente para o supervisor ou para o maître, que o encaminha a um atendente, solicitando à cozinha ou ao bar o que for necessário para atender ao pedido;

- Muita atenção ao ler o pedido, para não haver erros na preparação, principalmente com utensílios e complementos, tais como saleiro, pimenteiro, vaso de flores, entre outros;

- Assim que o pedido estiver pronto, este deve ser enviado de imediato ao apartamento do hóspede;

- Junto com o pedido, o atendente deve levar na bandeja ou mesa os utensílios e equipamentos necessários para o serviço, bem como a nota do pedido para ser assinada pelo hóspede;

- Prestar atenção na nota ou comanda, no número do apartamento e no nome do hóspede, para evitar bater em porta errada e entregar o pedido no tempo previsto;

- Ao bater na porta ou apertar a campainha, o atendente deverá esperar autorização para entrar. Peça licença, entre, cumprimente o hóspede pelo nome , coloque a bandeja em local adequado e peça para o hóspede assinar a nota, Em seguida, peça licença e retire-se, fechando a porta ao sair.

 

Coffee break

 

Esse serviço é realizado, em sua maioria, dentro da hotelaria, em intervalos de cursos, paletras, seminários e congressos. É um serviço de curta duração geralmente entre quinze e trinta minutos. O tipo de serviço adotado para o coffee break é à americana, que se compõe de uma mesa de buffet, de acordo com a solicitação do cliente, de diversos tipos de alimentos e bebidas, frios e quentes, onde se encontram água, café, chá, leite, chocolate, sucos, bolos, tortas, pães, entre outros.

 

É função do maître e dos atendentes fazer todo o acompanhamento do serviço, como por exemplo:

 

- Montagem da mesa do buffet com todos os utensílios e insumos necessários;

- Antecipar a colocação dos alimentos à mesa antes da chegada do público;

- Estar presente e auxiliar os clientes a se servirem, com trabalho silencioso e cortês;

- Fazer a reposição, quando necessário, e manter a higiene e a aparência agradável da mesa durante o evento;

- Desmontar e limpar o buffet e encaminhar os produtos não utilizados aos setores correspondentes.

 

Serviço de cafezinho

 

Independente de se tratar de cafezinho pago ou como cortesia, esse serviço requer suas técnicas. Vejamos:

 

- Transportar com rapidez, principalmente, quando for expresso, sempre com elegância em bandeja com forro limpo;

- Trazer junto o açucareiro e o adoçante, leite quente ou chantilly quando solicitados;

- Servir o cliente sempre pela direita, auxiliando-o com a dosagem do açúcar ou adoçante, servir o café e deixar o bule na mesa, pedir licença e retirar-se.

 

Confira mais informações, acessando os cursos da área Cozinha Profissional.

 

Por Andréa Oliveira

 

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Comentários

Elma Lima

10 de out de 2017

Tenho interesse em fazer o curso de maitre. Me ajudem por favor, pois aqui na minha cidade ñ conheço nenhim local que tenha.

Resposta do Portal Cursos CPT

10 de out de 2017

Olá, Elma.

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Nossas consultoras entrarão em contato.

Atenciosamente,

Renato Rodrigues.

Fernando Rocha

14 de ago de 2017

Preciso fazer esse curso, cm faço pra começar ?

Resposta do Portal Cursos CPT

14 de ago de 2017

Olá, Fernando.

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Nossas consultoras entrarão em contato com mais informações.

Atenciosamente,

Renato Rodrigues.

Ulisses mesquita

10 de mar de 2017

Trabalho na função de maitrê há alguns anos em buffet, porém gostaria de uma maior especialização. Grato.

Resposta do Portal Cursos CPT

13 de mar de 2017

Olá Ulisses,

O CPT possui o Curso a Distância Capacitação de Maître que pode ser de grande ajuda. Para mais informações nossas consultoras entrarão em contato.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

ana paula Rodrigues da silva

22 de nov de 2016

Sou maitre gostaria de fazer outros cursos para mim qualifica mais e mais. Alguém sabe dizer se existe algum grupo de maitre

Resposta do Portal Cursos CPT

23 de nov de 2016

Olá Ana Paula,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Para mais informações recomendamos que busque em mecanismos de busca como o google.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Klebenir Mendes

21 de jan de 2016

Sou Garçom e até mesmo ministrei alguns cursos de Garçom para o SENAC, mas gostaria de mais conhecimento. O que vcs me indicariam? O curso de Maitre é muito interessante. Como faço para adquirir este curso se não tenho cartão? Posso pagar só em dinheiro! Desde já agradeço.

Resposta do Portal Cursos CPT

21 de jan de 2016

Olá, Klebenir!

Agradecemos pela visita e comentário em nosso site.

Solicitaremos a uma de nossas atendentes que entre em contato para que você, o quanto antes, possa iniciar seus estudos.

Atenciosamente,

Silvana Teixeira.

Wagner carneiro de souza

17 de fev de 2015

Gostei muito do método de conhecimento de vocês, Já trabalho no ramo à 18 anos, gostaria de aprofundar na minha profissão, porque gosto do que faço.

Resposta do Portal Cursos CPT

18 de fev de 2015

Olá, Wagner!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. O CPT possui o Curso Capacitação de Maître que poderá lhe auxiliar.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

anderson carvalho

3 de dez de 2014

Como posso comprar o livro capacitação. No tenho carta só dinheiro.

Resposta do Portal Cursos CPT

3 de dez de 2014

Olá, Anderson!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Par mais informações nossas consultoras entrarão em contato.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

José Neri Pereira

29 de nov de 2014

Boa noite! Trabalho em restaurante a mais de 12 anos, nesse período cheguei a trabalhar chefiando uma equipe de garçom, em duas ocasiões diferentes, está surgindo agora uma nova oportunidade, em um restaurante que estamos abrindo, é uma casa com capacidade para 10 garçons desenvolverem um bom trabalho, tendo em vista que a forma que escolhemos para servir é bem objetiva, não sendo necessário o serviço à francesa. Busco nesse curso maior capacitação para desenvolver melhor essa função e espero ter êxito em meus objetivos .

Resposta do Portal Cursos CPT

1 de dez de 2014

Olá, José Neri!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Nossas consultoras entrarão em contato com mais informações sobre o Curso CPT Capacitação de Maître.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

gildecir soares

18 de dez de 2013

gostei muito é sempre bom ter mas conhecimento já trabalho na área há 18 anos . e no estado que moro é mas difícil ver maitre do sexo feminino mas encontra, poucos porque será que as empresas preferem mas homens?

Resposta do Portal Cursos CPT

19 de dez de 2013

Olá, Glidecir!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

As maître femininas também existem em relação ao preferência varia muito de estabelcimento. Mas se o profissional for competente e gostar do que faz , o sexo não importante.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Rosa M aris

21 de ago de 2013

oi vou praticar com mais sabedoria, estou começando agora preciso de instruções...obrigado..

Resposta do Portal Cursos CPT

23 de ago de 2013

Olá, Rosa!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

As funções do maître do maître são:

- Elaboração de cardápios juntamente com nutricionistas;

- Planejamento, organização e supervisão das atividades de serviços nas áreas de alimento e de bebida;

- Controle de estoque de mercadorias e utensílios;

- Orientação dos colcaboradores da brigada de serviço;

- Organização e acompanhamento de banquetes e serviços especiais;

- Elaboração de planos de trabalho e escalas de revezamento do pessoal do setor;

- Realização de entrevistas técnicas na selação de novos candidatos;

- Treinamento da brigada, quanto à realização dos serviços e ao atendimento de clientes.

Para mais informações conheça o Curso CPT Capacitação de Maître.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

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