WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Ganache com biomassa de banana verde - aprenda a fazer

Cuide da saúde de toda a sua família introduzindo a biomassa de banana verde na alimentação diária. Para começar, que tal uma deliciosa ganache de sobremesa?

Ganache de banana verde

Quer unir o bom ao agradável? Faça da biomassa de banana verde um ingrediente diário e fundamental em suas receitas culinárias. A biomassa de banana verde previne o diabetes tipo 2, ajuda na perda de peso, melhora a saúde da microbiota intestinal, melhora a imunidade do organismo, diminui os níveis de colesterol e, ainda, melhora o trânsito intestinal.

Segundo Fabiano Bueno, do Curso a Distância CPT Preparação e Montagem de Cafés Tábuas de Frios, “Você pode consumi-la em forma de cubos de gelo, dando aquele frescor aos mais variados tipos de sucos; como espessantes para a elaboração de várias receitas (substituindo o óleo, a maionese, o creme de leite e qualquer outro espessante, sem interferir no sabor); e como sobremesa, preparando a tão deliciosa Ganache com biomassa de banana verde”. Sinceramente, sua família, você e a saúde de todos só têm a ganhar. Gostou da ideia? Então, siga o passo a passo abaixo.

Ingredientes

2 col. de sopa de agave
2 col. de sopa de chia
200 g de coco ralado sem açúcar
250 g de chocolate amargo com 70% de cacau
250 ml de leite
40 ml de água potável para ganache
Quanto baste de água potável para processar as bananas
Quanto baste de banana verde

Modo de fazer
1- Comece pelo cozimento das bananas verdes. Coloque a água para ferver em uma panela de pressão sem a tampa. A quantidade de água deve ser suficiente para cobrir as bananas.
2- Quando ferver, coloque as bananas (entre 8 e 10 unidades dará uma boa quantidade de ganache, levando-se em consideração as quantidades dos demais ingredientes).
3- Tampe a panela e leve ao fogo novamente, até começar a fazer o barulho característico de pressão dentro da panela. Quando isso acontecer, espere por mais 10 min para desligar o fogo.
4- Enquanto as bananas esfriam, prepare a cobertura para a ganache. Coloque em um bowl as sementes de chia, o leite de coco, o coco ralado e misture, para que as sementes e o coco sejam hidratados.
5- Coloque também a calda de agave e continue misturando, até ficar bem homogêneo.
6- Reserve a preparação e retorne para a panela de pressão.
7- Com a panela já sem pressão, retire a tampa e as bananas cozidas.
8- Descasque as bananas com cuidado para não queimar as mãos.
9- Coloque um pouco de água potável dentro do liquidificador.
10- Coloque também as bananas cozidas e sem casca.
11- Ligue o liquidificador para processar a banana. Bata pouco a pouco, para ter controle e não deixar a banana muito líquida. O ideal é obter uma massa de banana verde cozida, sem grumos, mas não muito mole.
12- Durante o batimento, é natural que a misture fique pesada. Então, todas as vezes que desligar o liquidificador para verificar a consistência da banana, aproveite e mexa o conteúdo do liquidificador utilizando uma colher ou uma espátula.

A biomassa de banana verde pode ser aproveitada de duas formas: como pedras de gelo de biomassa de banana ou como ganache. Para obter a biomassa na forma de pedras de gelo, transfira o conteúdo do liquidificador para formas de gelo e coloque para gelar. Depois, basta utilizar as pedras para gelar e mudar a consistência de sucos, vitaminas ou chás.

Para obter a ganache com biomassa de banana verde prepare, primeiro, a ganache. Coloque o chocolate amargo derretido em um bowl. Acrescente os 40 ml de água e faça emulsão com um fouet. Faça isso até obter um creme brilhante e bem bonito (observe que usamos água ao invés de creme de leite, ingrediente usado na elaboração das ganaches tradicionais). Quando a ganache estiver se soltando do fundo do bowl, adicione a biomassa de banana verde e misture bem para incorporar. Transfira para os recipientes nos quais serão servidas (pode ser taças de vidro, por exemplo). Termine de preencher as taças com a cobertura de chia que foi preparada anteriormente.

Observação

Tanto a ganache como a cobertura e chia podem ser guardada na geladeira por até dois dias ou congelada no freezer por até três meses, desde que devidamente acondicionadas em recipientes limpos, sem cheiro e que permitam ser bem tampados para não absorver umidade do ambiente.

Atenção!

O consumo da biomassa de banana verde deve ser moderado. Limite-se ao máximo de 2 colheres de sopa por dia para evitar gases, flatulências, diminuir a absorção de alguns minerais, como o zinco e cálcio e, por fim, intestino solto.

Conheça os Cursos a Distância CPT da área Cozinha Profissional.
Por Silvana Teixeira.
Fonte: Minha Vida.

Salvar

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?