WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Feijoada completa - aprenda a fazer

A culinária é uma ciência; a cozinha, um laboratório; o cozinheiro um cientista. Então, que tal preparar uma feijoada para os amigos? Muita responsabilidade? Difícil? Sim, mas você consegue!

Feijoada

A arte culinária é uma ciência; a cozinha, um laboratório; portanto, o cozinheiro é um cientista. Não basta ao cozinheiro colecionar receitas, empregos ou cursos. É preciso também aprender, fazer, experimentar, corrigir e aperfeiçoar. Sendo assim, que tal pegar pesado e preparar uma deliciosa feijoada para os familiares e amigos? Muita responsabilidade? Muito difícil? Sim, mas você consegue.

A feijoada tem como principais ingredientes partes suínas, ou seja, de porco ou leitão. Estes possuem a carne muito nutritiva, mas de difícil digestão. Possui inúmeros subprodutos como toucinho, miúdos, ossos, entre outros. De acordo com Eiji Tomimatsu - Formado em Gastronomia, Chef de cozinha e Professor na área de Gastronomia, professor do Curso CPT Profissional de Cozinha, “Somente deve ser adicionada à feijoada a carne que for inspecionada, por ela ser transmissora da Triquinose, infecção parasitária transmitida pela ingestão de carne de porco crua ou mal passada”.

Ingredientes
 

1 cebola média picada
1 kg de feijão preto
1 kg de linguiças: calabresa defumada, paio e portuguesa
1 língua de porco dessalgada
1 orelha de porco dessalgada
1 pé de porco dessalgado
1 rabo de porco dessalgado
100 ml de óleo de soja
250 g de carne seca dessalgada e cortada em cubos
250 g de costelinha de porco dessalgada
250 g de lombo defumado
5 dentes de alho picado

Modo de Preparo
 

- Na véspera do preparo da feijoada, coloque o feijão de molho na água. Esse cuidado deverá ser tomado, para que, no dia seguinte, o feijão esteja umedecido e mais macio. Nessas condições, ele passará a ser chamado de feijão “demolhado”.

- Em uma panela de pressão colocar o feijão preto lavado, a orelha, o pé, o rabo e o lombo defumado. Acrescentar água. Fechar a pressão e, assim que começar a apitar, contar cinco minutos. Depois desses cinco minutos, retirar a pressão, abrir a panela e transferir para uma panela maior. Acrescentar água quente, três dedos acima do feijão. Juntar as linguiças, as costelinhas e a carne seca. Deixar ferver e acrescentar água sempre que necessário, até que os grãos de feijão estejam macios, porém ainda firmes e inteiros.

- Em uma frigideira colocar óleo de soja, acrescentar a cebola picada e deixar que ela fique transparente. Juntar o alho picado e refogar bem. Adicionar na frigideira do refogado uma concha do feijão e misturar. Levar tudo novamente para a panela do feijão. Retirar as linguiças e os pertences e fatiá-los. Outra vez, voltar tudo para a panela, misturar bem e deixar apurar até que fique com um caldo levemente grosso e brilhante.

- Para que o feijão fique untuoso é imprescindível que partes como língua, rabo e orelha sejam cozidas junto. No entanto, uma opção para quem não aprecia é separar essas carnes depois do cozimento e servir em uma panela à parte. Ou dispensar.

Atenção
 

Vale a pena ressaltar que os ingredientes duros e macios precisam cozinhar separadamente, porque ambos atingem o ponto de cozimento em tempos diferentes, ou seja, os mais duros necessitam de mais tempo para cozinhar e os mais moles de menos tempo. Fazendo-se assim, ao serem  adicionados na feijoada posteriormente, todos estarão praticamente com o mesmo grau de cozimento e não afetarão a qualidade da feijoada.

Conheça os Cursos CPT da área Gastronomia.

Por Silvana Teixeira.
Fonte: Receitas Ig.

Salvar

Salvar

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Nadir Gasparino

10 de jul de 2019

Gostaria de comprar via boleto o curso de feijoada completa.

Resposta do Portal Cursos CPT

10 de jul de 2019

Olá Nadir Gasparino,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Ficamos felizes em saber do seu interesse por nosso curso. Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos em relação ao curso que ensina a fazer uma deliciosa feijoada, além de outras receitas.

Atenciosamente,
Victor Sampaio

 

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!