WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

DI-A-BE-TES: aprenda sobre a doença e seus principais cuidados

Diagnosticada a doença, é fundamental manter uma dieta equilibrada para alcançar uma boa qualidade de vida

Diabetes: receitas de doces dietéticos caseiros   Artigos CPT

Uma das maiores dificuldades de quem convive com o diabetes é se privar de alimentos que antes podiam ser ingeridos sem culpa e sem risco à saúde. Na verdade, talvez esse seja o maior obstáculo, pois o diabético frequenta diversos lugares com as mais tentadoras opções nutricionais o tempo todo, seja em encontros casuais na casa de parentes e amigos, seja em eventos ou simplesmente passando em frente a uma confeitaria. Entretanto, quando a doença é diagnosticada, é fundamental manter uma dieta equilibrada para alcançar uma boa qualidade de vida.

A dieta e outros cuidados


Além de uma alteração radical na alimentação diária, o diabético precisa praticar exercícios físicos e medir a pressão arterial com frequência. Não fumar também é uma atitude que contribui diretamente para uma vida mais saudável e, consequentemente, mais longa. A dieta deve ser prescrita pelo médico e seguida rigorosamente. É aconselhável também que se faça consultas periódicas ao nutricionista, pois ele é capaz de identificar se sua alimentação está balanceada ou não.

É interessante citar que as refeições indicadas para um diabético são, na verdade, recomendadas para toda a família, pois são balanceadas, saudáveis e garantem o bom funcionamento do organismo como um todo. As especialistas realçam o fato de que essas dietas precisam ser sempre ricas em fibras, pois elas são responsáveis pela redução da absorção da glicose e da gordura no organismo, ajudando a manter a taxa de açúcar mais próxima do normal.

O que é o diabetes


A glicose é uma substância presente no sangue. Ela é responsável pela geração de energia nas células do nosso organismo e é adquirida através da ingestão de alguns alimentos, em especial os que contêm alto índice de carboidrato (pão, macarrão, batata e doce, por exemplo). Para penetrar na célula e gerar energia, a glicose precisa do auxílio da insulina, substância produzida pelo pâncreas. Se o organismo não produz a insulina ou não consegue utilizá-la, o índice de glicose no sangue aumenta. A doença é causada quando esse índice alto de glicose no sangue, fenômeno denominado hiperglicemia, permanece constante.

O diabetes é uma doença cada vez mais recorrente no mundo devido à adoção de hábitos nada saudáveis da vida moderna, cuja rotina se baseia na perigosa combinação entre a má alimentação, o estresse e a falta de exercícios físicos regulares. Essa doença pode ser oriunda de fatores genéticos ou ambientais, sendo este o motivo mais comum, pois atinge 7 de cada 10 pessoas com diagnóstico positivo.

O diabetes se subdivide em duas categorias: tipo 1 e tipo 2. O diabetes tipo 2 é bem mais frequente, contabilizando 90% dos casos, e é normalmente desencadeado pela obesidade, um problema de saúde pública que atinge milhares de pessoas. No diabetes tipo 1, as células que produzem a insulina são destruídas pelos anticorpos devido a problemas no sistema imunológico. Já no tipo 2, a insulina é produzida, mas em quantidade insuficiente ou não é usada corretamente pelo organismo.

Apesar do diabetes ser uma doença ainda sem cura, o avanço da medicina proporciona muitos recursos para que o paciente tenha uma vida normal. Este, por sua vez, deve zelar pela sua saúde e bem-estar, seguindo todas as orientações recebidas. Qualquer pessoa que tenha uma predisposição genética a desenvolver o diabetes pode retardar a doença. Para isso, é preciso informar-se sobre os principais fatores de risco que aceleram esse mal.

O diabetes pode causar muitos danos à saúde, como cegueira, infarto, derrame, insuficiência renal, impotência sexual e até mesmo a amputação de alguns membros.

Produtos light e diet


Os produtos light e diet são consumidos não só por pessoas doentes e que precisam deles para sua dieta diária mas também por aquelas que optaram por não ingerir determinadas substâncias. Diabéticos ou alérgicos a glúten devem consumir produtos diet, pois não contêm certos nutrientes, como a gordura, o colesterol, o sódio, o açúcar e o glúten. Já os alimentos light possuem essas substâncias, porém em quantidades menores, com redução de pelo menos 25% na sua composição.

Por Camila Guimarães Ribeiro.
Equipe CPT de Redação.
 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Elisiane

23 de jan. de 2022

Curso de bolos e doces para diabeticos

Resposta do Portal Cursos CPT

3 de fev. de 2022

Olá, Elisiane! Tudo bem? 

Agradeço sua visita em nosso site! :) 

Infelizmente não temos esse cursos. 

Mas, temos diversos outros na área de culinária! Acesse o link e saiba mais: https://www.cpt.com.br/cursos-gastronomia

Abraços! 

Lorena 

Simone Regina Ribeiro

23 de abr. de 2019

Gostaria de fazer curso doces para diabéticos.

Resposta do Portal Cursos CPT

24 de abr. de 2019

Olá Simone Regina Ribeiro,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Ficamos felizes em saber do seu interesse pelo nosso curso, sendo assim, em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos em relação ao material.

Atenciosamente,
Victor Sampaio

Gonçalo

4 de ago. de 2014

Gostaria de adquirir o livro Atividades Física para diabéticos. Muito obrigado!

Resposta do Portal Cursos CPT

5 de ago. de 2014

Olá, Gonçalo!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Nossas consultoras entrarão em contato com mais informações sobre o Curso Atividades Físicas para Diabéticos.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

maria vitoria

11 de dez. de 2013

Um muito bom isso eu aprovo

Resposta do Portal Cursos CPT

11 de dez. de 2013

Olá, Maria Vitória!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Ficamos muito felizes que tenha gostado do artigo sobre doces e receitas para diabéticos.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Vilma Cabral Barcelos

26 de nov. de 2013

Ola! Estou procurando curso de doces diet, mas queria aula presencial. Faço algumas coisas diet, mas agora que estou entrando no ramo para vender, me preocupo com o gosto. Acima, na receita de chantilly, foi usado adoçante em gotas, ele deixa gosto? qual o adoçante recomendado? Já fiz chantilly com adoçante para forno e fogão(tal e qual) ficou com o gosto do adoçante, tive que inventar uma outra cobertura para o bolo de chocolate diet (era uma encomenda de um bolo para um aniversário), acabei conseguindo criar uma outra, mas o lucro foi nas tentativas de uma cobertura gostosa (enfim consegui!). Não desistirei, o bolo foi um sucesso e outras encomendas aparecerão, mas quero me aperfeiçoar e muito bem. Me ajudem, antes de comprar o livro, preciso ter certeza que vai ser útil mesmo. Se possível, enviem-me uma receita diet, onde usem o adoçante em pó, experimento e se não ficar com o gosto, ficarei mais segura. Desde já agradeço e confio que conseguirei me tornar uma fazedora de doces diet em Vila Velha conhecida pela qualidade. Obrigada.

Resposta do Portal Cursos CPT

27 de nov. de 2013

Olá, Vilma!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

os alimentos preparados para os diabéticcos devem ter sabor suave e agrdável, resultante do uso correto da dosagem dos adoçantes.

Segue a receita para teste.

Bolo de Maracujá:

O bolo de maracujá é muito bem aceito pelas pessoas, por ter um sabor muito agradável, fácil de fazer e ingredientes facilmente encontrados.

Esse bolo tem todos os ingredientes normais de um bolo, com exceção da troca do leite pelo suco de maracujá e o Emustab, um preparado, que serve para dar estrutura ao bolo, uma vez que ele não leva açúcar.

Ingredientes:

1 1/2 xícara de farinha de trigo - 225 g
1/2 xícara de amido de milho - 67 g
4 gemas
1 colher (chá) de emustab - 7 g
1/2 colher (café) de sal - 1 g
8 colheres (sopa) de adoçante Tal e Qual - 14 g
1 colher de (sopa) de fermento em pó - 10 g
1 copo de suco de maracujá - 240 ml
4 claras

Ingredientes Cobertura:

1/2 copo de suco de maracujá - 120 ml
polpa de meio maracujá (com semente)
1 colher (chá) de amido de milho
3 Ca de adoçante Finn/Gold - 3 g

Modo de preparo:

- bata as claras em neve e reserve. É o primeiro ingrediente que se bate, mas é o último a ser adicionado. A seguir, misturam-se os ingredientes;

- bata as gemas com sal e misture o emulsificante;

- acrescente aproximadamente 1/4 do suco de maracujá aos poucos;

- acrescente o adoçante e continue batendo até formar um ceme;

- adicione o restante dos ingredientes, isto é: o suco, a a farinha de trigo, o amido de milho e o fermento. Bata mais um pouco;

- incorpore as claras em neve à massa;

- asse em forno moderado por 20 min aproximandamete, em um tabuleiro de 23 cm x 34 cm.

A calda ou cobertura serve para melhorar a aparência e dar o gostinho ácido do maracujá.

Msiture os ingredientes e leve ao fogo, até o cozimento do amido, adicionando por último o adoçante. Como nós vamos utilziar o aspartame e este não pode ir ao fogo porque perde o poder adoçante dele, nós, então, vamos adicioná-lo depois do fogo desligado. Cobre-se todo o bolo com esse creme.

Para mais informações conheça o Curso CPT Doces Receitas para Diabéticos.

E volte aqui para nos dizer o que achou da receita.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

 

cicero do nascimento

17 de nov. de 2013

Achei ótimo esta receita parabéns, o que precisamos também, é baratear os produtos dietéticos, para isto e necessário expandirmos as receita e informar a população mas necessitada onde ela pode adquirir o produto com preços que estejam dentro do seu salário, boa parte dos trabalhadores brasileiros ganham um salário mínimo, e os produtos diet são geralmente caros.

Resposta do Portal Cursos CPT

18 de nov. de 2013

Olá, Cícero!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Ficamos felizes que tenha gostado do artigo e achamos seu comentário muito relevante.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

doroti yoko

31 de jul. de 2013

Moro em Presidente Prudente,estado de São Paulo, gostaria de saber sobre um curso para doces dietéticos. se não na cidade que moro , pode ser em São Paulo. Aguardo resposta em meu email ansiosa. Obrigada.

Resposta do Portal Cursos CPT

1 de ago. de 2013

Olá, Doroti!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Nossas consultoras entrarão em contato para mais informações sobre o Curso CPT Doces e Receitas para Diabéticos.

Atencisoamente,

Ana Carolina dos Santos

CARMEM ALVES CARVELO

29 de jun. de 2013

EU TENHO PEQUENA DE DOCE CASEIRO , GOSTARIA DE FAZER DOCES DIETÉTICOS VOCÊ PODE ME AJUDAR SE TEM UM CURSO.

Resposta do Portal Cursos CPT

1 de jul. de 2013

Olá, Carmem!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Nossas consultoras entrarão em contato para mais informações sobre o curso Doces Receitas para Diabéticos.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

arnaldo jose pimenta

28 de mai. de 2013

Gostaria da ajuda para fazer um curso de doces diet, gostaria de saber se vocês podem me ajudar obrigado. Moro em Ouro Preto MG e já faço doces caseiros artesanais a muitos anos.

Resposta do Portal Cursos CPT

29 de mai. de 2013

Olá, Arnaldo!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

O CPT - Centro de Produções Técnicas possui o curso Doces e Receitas para Diabéticos que poderá lhe auxiliar.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?