WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Conheça nossos Cursos Profissionalizantes (combos) com 40% de DESCONTO

Culinária japonesa: nutrição e sabor

Com ingredientes simples se obtém uma refeição saudável, que contempla diversos aromas e gostos

Sinônimo de alimentação saudável, a comida japonesa é saborosa, equilibrada, leve e nutritiva

Baseada principalmente em ingredientes como peixes, algas, cogumelos, tofu e arroz, a culinária japonesa é rica em substâncias importantes para a preservação da saúde. No Brasil, nunca se consumiu tanto esse tipo de comida, os restaurantes viraram moda e agradam a todas as idades com sua culinária equilibrada e saudável.

O professor Rosny Gerdes Filho do Curso de Cozinha Japonesa, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, apresenta a seguir uma lista de benefícios que podem ser obtidos com o consumo de alimentos preparados à moda japonesa.

 

Algas

São vegetais marinhos, excelentes fontes de iodo, necessário para o melhor trabalho da tireoide e do sistema imunológico. As algas estão presentes principalmente nos sushis e temakis. Possuem vitaminas do complexo B (B1, B2, B3, B6, B12), que regulam a serotonina, hormônio neurotransmissor que confere a sensação de prazer e bem-estar.

 

Um estudo recente da Universidade de Newscastle, na Grã-Bretanha, mostrou que as algas são capazes de reduzir a absorção de gordura pelo organismo em até 75%, além de ajudarem a regular o funcionamento do metabolismo, devido aos minerais e oligo.

 

Peixes

Amplamente utilizados, os peixes como o salmão, o atum e a truta são verdadeiros amigos do coração, pois são ricos em ômega 3, que faz uma verdadeira limpeza nos vasos sanguíneos, dissolvendo as placas de gordura que vão se fixando nas paredes das artérias. Por causa disso, há uma redução nos riscos de doenças cardiovasculares, como o infarto, o derrame e a hipertensão.

 

Outra função muito importante do ômega 3 é aumentar os níveis de HDL (conhecido como colesterol bom) e diminuir os de LDL (colesterol ruim) do sangue. Além de ajudar no desenvolvimento e na manutenção das funções do sistema nervoso central, prevenindo doenças cerebrais degenerativas.

 

O salmão contém tirosina, um aminoácido que produz dopamina e norepinefrina, que ajudam a manter o cérebro em alerta. O atum é uma fonte excelente de vitamina B6.

 

Pepino

Compõe saladas, temakis e sushis, é composto por 95% de água, o que o torna um alimento com baixíssimas calorias e que garante hidratação ao corpo. É um diurético natural que auxilia na diluição de cálculos renais. Contém potássio que favorece a flexibilidade muscular, além de vitamina C e ácido caféico que tratam e diminuem o inchaço da pele. Sem esquecer das máscaras faciais e compressas que renovam a expressão facial.

 

Gergelim

Vegetal rico em lecitina, ela facilita a dissolução das gorduras, ajudando na regulação dos níveis de colesterol e triglicérides. A lecitina auxilia, também, na lubrificação do intestino, que junto com as fibras evita a prisão de ventre. As fibras, presentes nas sementes, são ótimas para controlar as taxas de glicemia, o açúcar do sangue, diminuindo os males da diabetes.

 

Consumir de 1 a 2 colheres de sobremesa por dia de gergelim, que contém cerca de 80 calorias, faz com que a sensação de saciabilidade dure por maior tempo, além de ativar os reflexos do cérebro, fortalecer a pele e ajudar no combate ao desgaste ósseo.

 

Cogumelos

Shitakes e shimeji são ricos em lentinan, que é capaz de estimular o sistema imunológico e combater as altas taxas de colesterol. Os cogumelos diminuem a compulsão e a fome. Possuem tanta proteína quanto a carne vermelha, com a vantagem de ter menor quantidade de calorias.

 

Tofu

Derivado da soja, é uma excelente fonte de proteínas e rico em minerais como o cálcio, o fósforo e o magnésio. A soja contém fitohormônios conhecidos como isoflavonas, antioxidantes que reduzem o colesterol ruim no sangue, diminuindo a risco de doenças cardiovasculares. Além de ser tido, nas populações japonesa e chinesa, como o principal motivo da baixa incidência de câncer de mama, de próstata e de cólon.

 

Receita de Teppanyaki

Ingredientes

200g de salmão em cubos grandes

4 unidades de folhas de acelga cortadas em chiffonade

 O cardápio não está restrito apenas ao sushi e ao sashimi, há opções quentes como o missoshiro, os domburis,peixe grelhado com legumes refogados, o clássico yakissoba e muito mais.

50g de manteiga

2 unidades de fatias finas de limão

20ml de saquê

Dashi

 

Modo de preparo

– Tempere com o dashi os dois lados dos cubos de salmão;

– Leve o peixe temperado para marinar na geladeira por, aproximadamente, quinze minutos;

– Decorrido esse tempo, coloque uma frigideira no fogo e, em seguida, adicione a manteiga;

– Quando a manteiga estiver derretida, coloque os pedaços de salmão marinados para fritar, em fogo baixo;

– Quando os dois lados dos cubos de salmão estiverem levemente dourados, retire-os da fritura e, em seguida, coloque-os em um prato apropriado;

– Coloque, na mesma frigideira em que o salmão foi frito, a acelga e as fatias de limão;

– Depois, regue um pouco de saquê sobre esses ingredientes e, em seguida, salteie tudo rapidamente;

– Feito isso, coloque a acelga e as fatias de limão junto com os cubos de salmão;

– Sirva o teppanyaki.

 

O cardápio não está restrito apenas ao sushi e ao sashimi, há opções quentes como o missoshiro (sopa de soja), os domburis (receitas com arroz, legumes, carne e frango), peixe grelhado com legumes refogados, o clássico yakissoba (macarrão) e muito mais. No curso Cozinha Japonesa, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, você obterá um treinamento diferenciado nesse tipo de gastronomia, conhecerá as tradições e os costumes que a influenciaram. Obterá detalhadamente a apresentação dos ingrediente e das fichas de preparação, além do passo a passo da elaboração das receitas.

 

Por: Virgínia Maria de Araújo

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!