WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Cozinha profissional engloba pratos conhecidos e comercializados em todo o mundo

A arte culinária é uma ciência; a cozinha, um laboratório; portanto, o cozinheiro é um cientista

As mais diversas cozinhas regionais existentes no mundo compõem um extenso método de preparação dos alimentos.

Desde a década de 80, o setor da gastronomia passou por grande desenvolvimento. O cenário estagnado, com poucos restaurantes, muito parecidos quanto às receitas não muito elaboradas, tornou-se outro, com uma oferta de pratos que fogem das receitas regionais e das clássicas adaptações de pratos estrangeiros para ousar na criatividade, com muito requinte e bom gosto. Hoje, o profissional chef de cozinha está na moda, a gastronomia está em alta, cada dia crescendo mais e necessitando de capacitação.

Segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes(Abrasel), o Brasil possui cerca de 780 mil estabelecimentos espalhados por todo o país. Em 2006, o setor representou 2,4% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro e gerou 8% dos empregos diretos do país – quase 6 milhões de vagas.

Nesse contexto, a cozinha profissional engloba pratos conhecidos e comercializados em todo o mundo. Possui bases e conceitos técnicos de preparação padronizados. As mais diversas cozinhas regionais existentes no mundo compõem o extenso método de preparação dos alimentos.

Cozinhar é uma tarefa que requer, também, realização de experiências econômicas, com preparo de pratos com preços acessíveis, sem alterar as substâncias e o sabor. Assim, o valor alimentício, o sabor e o preço dos pratos devem ser cuidadosamente verificados e classificados. Por esses fatores, o cozinheiro é considerado digno de respeito e confiança  pelos dotes artísticos necessários para o desempenho da profissão.

A gastronomia nasceu do prazer proporcionado pela comida, na arte de cozinhar e associar os alimentos para deles retirar o máximo benefício.

A arte culinária é uma ciência; a cozinha, um laboratório; portanto, o cozinheiro é um cientista. Não basta colecionar receitas, empregos ou cursos. É preciso também aprender, fazer, experimentar, corrigir e aperfeiçoar.

Com o objetivo de dar continuidade ao treinamento dos profissionais da gastronomia o CPT – Centro de Produções Técnicas elaborou o curso “Profissional de Cozinha”, no qual  você receberá informações do professor Eiji Tomimatsu, formado em gastronomia, chef de cozinha.

Após fazer o curso e ser aprovado na avaliação, o aluno recebe um certificado de conclusão emitido pela UOV – Universidade On-line de Viçosa, filiada mantenedora da ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância.

A gastronomia nasceu do prazer proporcionado pela comida, e esse constituiu-se como a arte de cozinhar e associar os alimentos para deles retirar o máximo benefício. Abrangendo a culinária, a bebida, a matéria-prima utilizada na alimentação e, em geral, todos os aspectos culturais a ela associados, o chef se preocupa com o refinamento da alimentação, incluindo não só a forma como os alimentos são preparados, mas também como são apresentados.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

MARLENE APARECIDA COELHO MACIEL

2 de jun de 2013

TENHO GRANDE INTERESSE NESTA AREA, MAS PARA A EMPRESA ONDE TRABALHO, ELES REQUEREM CURSO COM A APROVAÇÃO DO MEC. ENTÃO GOSTARIA DE SABER SE ESTE CURSO TEM A REFERIDA RECOMENDAÇÃO. AGUARDO RESPOSTA. MARLENE COELHO

Resposta do Portal Cursos CPT

3 de jun de 2013

Olá, Marlene!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Nossas consultoras etrarão em contato para mais informações.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!