WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Fale com uma Especialista
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Cozinha árabe - uma das mais fartas e ricas do mundo

A cultura árabe está entre as poucas que estabeleceram uma grande afinidade entre a sua culinária milenar e a estrutura familiar, sendo uma das mais ricas e autênticas do mundo

 

Os árabes e seus descendentes tiveram a acolhida no Brasil facilitada pela existência de uma identidade cultural entre os dois povos provocada pela colonização portuguesa, pois Portugal trazia forte influência desses povos incorporada a seus hábitos. A herança trazida na gastronomia foi sem dúvida das mais estimulantes. A cultura árabe está entre as poucas que estabeleceram uma grande afinidade entre a sua culinária milenar e a estrutura familiar, sendo uma das mais ricas e autênticas do mundo.

Para os proprietários de restaurantes árabes, o melhor elogio que podem receber é, sem dúvida, a afirmação de que o prato que lhe foi servido é tão bom quanto o que sua mães faria.

“O povo árabe tem a tradição de comer com vontade e satisfação, e, segundo o costume, não é de bom-tom recusar pedidos para que se repita os pratos, mesmo comendo mais do que se pretenda”, afirma a professora Maria Halfa Chequer Andrade, do Curso Cozinha Árabe, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.

Alguns dos hábitos alimentares do povo árabe se solidificaram, como a importância dada aos grãos, a utilização de temperos e especiarias, a importância da coalhada, entre outros.

A partir disso, infinitas combinações foram criadas e consumidas com prazer. Os quibes e esfirras, por exemplo, são consumidos por um número incalculável de brasileiros de todas as origens.

Na autêntica comida árabe (sim, pois também tem aquela adaptada ao sabor brasileiro), tudo tem um sabor peculiar, levemente aparente, mas sempre peculiar. Você coloca na boca e sente algo totalmente diferente do que já sentiu antes. Alguns alimentos chegam a ser até perfumados.

Os grãos são extremamente utilizados na culinária árabe: favas, grãos-de-bico, lentilhas, ervilhas, trigo e muito mais.... Tudo combinado com verduras, legumes e até frutas como romãs, damascos e uma variedade de frutas secas e castanhas que dão, além de um ar aristocrático, um sabor exótico quando combinados com as especiarias.

Para o árabe, comer e servir bem são pontos de honra, o que torna a cozinha árabe uma das mais ricas e fartas do mundo, não só pela variedade de pratos, mas também pelos ingredientes usados.

As receitas árabes podem ser consideradas bastante completas, pois, em uma mesma receita, são adicionados diversos ingredientes como: arroz, carne, hortaliças, legumes, e o que não poderia faltar, os condimentos.

Por sua grande variedade de pratos, são inúmeras as receitas árabes, desde as mais diversas saladas que servem tanto como entradas como também como complementos dos pratos, até os mais deliciosos doces.

Hoje em dia, a culinária e comida árabe são o resultado da combinação de diversas cozinhas ricas, englobando o mundo árabe do Iraque ao Marrocos incorporando as cozinhas libanesa, egípcia e outras.

Da mesma forma, a culinária árabe também é influenciada pelas cozinhas indiana, berbere, turca e outras.

Daí surgiram os mais saborosos pratos e quitutes, como o charuto com folha de parreira, o carneiro recheado, o frango marroquino, o quibe na coalhada, o arroz com tâmaras, o pão sírio, o creme de damasco, entre tantos outros sabores.

Aprimore seus conhecimentos, acessando os Cursos CPT, da área Cozinha Profissional.

Por Andréa Oliveira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Fidelis Crus Cordeiro

25 de nov. de 2014

Fidelis Crus Cordeiro, universitário e amante da cultura francesa e árabe.

Resposta do Portal Cursos CPT

25 de nov. de 2014

Olá, Fidelis!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Ficamos felizes que tenha gostado do nosso artigo sobre Cozinha Árabe.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!