WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Confira algumas dicas de culinária para quem tem diabetes

Alguns truques culinários são úteis para cuidar da saúde de quem tem diabetes

Doces e bolos

O diabetes é uma doença que provoca um aumento na taxa de glicose do sangue e pode ocorrer a partir de “defeitos” na secreção ou na ação da insulina, produzida pelas células beta no pâncreas. A falta dessa substância ou alguma alteração na sua ação é que provoca o aumento da glicose, conhecida como hiperglicemia.

Por consequência dessa doença, as pessoas que têm diabetes não podem ingerir muitos alimentos doces. O professor do Curso a Distância CPT Básico de Cozinha, Eiji Tomimatsu, orienta que é possível substituir alguns ingredientes e modificar algumas receitas para as que pessoas que possuem diabetes possam comer tranquilamente, sem muita preocupação.

Para não deixar a saúde de lado, confira algumas dicas que serão úteis para preparar receitas para diabéticos:


- Substitua o achocolatado

Na preparação de um bolo, por exemplo, o achocolatado pode ser substituído por cacau em pó. Esse ingrediente dará mais sabor e cor ao seu bolo e, ainda, evitará que você consuma a grande quantidade de açúcares presente na maioria dos achocolatados comuns.

- Abuse das claras

Você pode trocar um ovo da sua receita por duas claras, dado que essa parte branca dos ovos interfere na aeração da receita e é uma excelente proteína, reduzindo ainda o teor de colesterol. Mas, é preciso estar atento pois essa gordura em excesso pode trazer problemas para as artérias.

- Inclua cítricos

A laranja e o limão são considerados ingredientes excelentes para as receitas diet, devido à presença do ácido cítrico. Se usados em receitas que não são expostas a altas temperaturas, ainda é possível obter vitamina C e fortalecer suas defesas.

- Emagreça a receita

Alguns ingredientes podem ser substituídos para tornar a receita mais “magra”: o creme de leite, por exemplo, pode ser substituído por uma mistura de leite, amido e margarina light. A proporção deve ser uma xícara de leite e uma colher de cada um dos outros ingredientes. Após cozinhá-los até atingir um ponto de creme seu “creme de leite light” está pronto.

- A aveia

A aveia possui uma fibra chamada betaglucana, que é extremamente benéfica para o corpo. Solúvel, ela tem a capacidade de eliminar o colesterol do corpo, afastando as placas de gordura.

- A canela

Cientistas apontam que após a ingestão de canela, o estômago demora a esvaziar, provocando uma sensação de saciedade e diminuindo a vontade de comer guloseimas. Além disso, esse ingrediente dá sabor e aroma a qualquer prato.

- Use doce de leite diet em recheios

Esse ingrediente pode ser facilmente encontrado em supermercados e pode ser usado para rechear as mais diversas sobremesas.

- O vinagrete

Os molhos de sanduíches podem ser substituídos pelo popular vinagrete, composto de cebola, pimentão, ervas, vinagre e um fio de azeite. Vai bem com os sanduíches feitos com carnes magras, rosbife ou pastas frias e patês. Outra vantagem é que os vegetais crus atuam na melhora do funcionamento intestinal e na sensação de saciedade.

- Use ervas

Nas dietas de diabéticos as ervas não podem ficar de fora. Isso porque elas são responsáveis, além de realçar o sabor das receitas, por proporcionar a integridade de células e combater inflamações devido aos seus compostos.

Conheça os Cursos a Distância CPT, constituídos de Livro+DVD, e Cursos Online da Área Cozinha Profissional:


Básico de Cozinha
Segurança Alimentar em Restaurantes e Lanchonetes – Treinamento de Manipuladores de Alimentos
Cozinha para Iniciantes

Fonte: Abril Saúde – saude.abril.com.br
por Renato Rodrigues

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!