
Montar delivery de comida mexicana requer qualificação profissional para preparar os pratos assim como no México. Para isso, existem excelentes cursos de gastronomia internacional, que trazem informações essenciais sobre cozinha mexicana e o modo correto de elaborar cada iguaria com sabor original. Sendo assim, o primeiro passo a ser dado pelo empreendedor é a capacitação de qualidade.
Investimento
O investimento inicial no delivery de comida mexicana depende basicamente do porte da empresa, além da montagem da estrutura e dos equipamentos a serem adquiridos. Um delivery familiar, sem contratação de funcionários e com implantação em casa, exige um investimento de aproximadamente R$ 5 mil. Já um delivery mais profissional requer um investimento de R$ 12 mil (ou um pouco mais).
Legalização
Antes de montar o delivery, o empreendedor deve contratar um bom contador, que será responsável pelos trâmites legais da empresa. Em geral, são necessários o alvará de funcionamento (a ser solicitado na prefeitura), a licença da vigilância sanitária, a autorização do corpo de bombeiros, além da obtenção do CNPJ e de outros documentos importantes para a legalização.
Cardápio
A escolha do cardápio deve considerar os pratos mais requisitados pelos clientes após uma boa pesquisa de mercado. As tortillas são um dos pratos mexicanos com maior demanda e não podem faltar no delivery. Sem falar de outros pratos tipicamente mexicanos, saborosos e originais, como tacos, burritos, nachos, quesadillas, chilli, fajitas, alitas picantes, pico de gallo e guacamole. Não se pode esquecer das sobremesas, como churros e pastel tres leches.
Estrutura
A estrutura do delivery pode abranger uma área de 50 m² adaptada na própria residência do empreendedor. Dessa forma, os gastos inicias são significativamente reduzidos. Se há a possibilidade de adaptar o delivery em um espaço maior (100 m²), certamente as atividades fluirão melhor no preparo dos pratos, no processo de embalagem e na distribuição aos motoboys para a entrega aos clientes.
Equipamentos
Antes de dar início ao delivery de comida típica do México, devem ser adquiridos equipamentos de qualidade. Em geral, são necessários freezer, geladeira, fogão industrial, forno elétrico, fritadeira, micro-ondas, prensa para tortilhas, utensílios de cozinha, frigideiras, panelas, embalagens de qualidade, além de balança eletrônica e computador com software para cadastrar clientes e organizar os pedidos.
Equipe
Em um delivery de porte pequeno, são necessários cinco funcionários (1 cozinheiro, 1 ajudante de cozinha, 1 atendente, 1 gerente e 1 entregador). Caso a empresa seja caseira, sem a necessidade inicial de contratar funcionários, o próprio empreendedor pode administrar os negócios e alguns familiares podem ajudá-lo nessa empreitada na elaboração dos pratos, no recebimento dos pedidos e na entrega aos clientes.
Conheça os Cursos CPT da Área Cozinha Profissional:
Profissional Avançado de Cozinha
Cozinha Internacional - Parte 1
Cozinha Internacional - Parte 2
Fonte: Montar um Negócio
Por Andréa Oliveira

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.