WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Como fazer Esfiha Aberta e Esfiha Fechada (Fataier)

Há diversas receitas de esfihas (esfirras), abertas ou fechadas, mas a forma tradicional sempre é feita com massa de pão, assada no forno, com recheios de carne, queijo, coalhada ou verduras temperadas

 

A esfirra (esfiha) é uma pequena torta assada originária da Síria e encontrada em outros países do Oriente Médio: na Jordânia, no Líbano, na Palestina e no Iraque. Existem diversas receitas diferentes, mas a forma tradicional sempre é feita com massa de pão, assada no forno, com recheios de carne bovina, carne de carneiro, queijo, coalhada ou verduras temperadas. Entretanto, para se preparar uma boa esfirra (esfiha), deve-se trabalhar com uma farinha de ótima qualidade.

"Como a esfirra é um dos quitutes árabes mais apreciados pelos brasileiros", afirma a professora Maria Halfa Chequer Andrade, do Curso Cozinha Árabe, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.

Vejamos o passo a passo da massa da esfirra (esfiha), que serve tanto para a esfirra aberta, como para a esfirra fechada:

Receita de Massa para Esfirra (Esfiha)

Ingredientes:

1 kg de farinha de trigo;
2 colheres (sopa) de margarina;
50 g de fermento biológico;
1 colher (sobremesa) de açúcar;
1 colher (sopa) de sal;
3 e ½ copos pequenos de leite;
1 xícara (café) de azeite.

Modo de preparo:

Coloque todos os ingredientes em uma bacia e misture-os cuidadosamente. Vá misturando a massa, com as mãos, para uma melhor homogenização. Junte a farinha, aos poucos, enquanto se faz a mistura. A massa da esfirra (esfiha) deve ser muito bem sovada para que ela fique firme e consistente. Em seguida, retire-a da bacia e coloque-a sobre a bancada. Depois que a massa estiver bem sovada, polvilhe a bandeja com farinha de trigo. Corte a massa em quatro partes. Sove mais um pouco, cada parte cortada, e coloque-as na bandeja para crescerem. Tampe-a com um plástico e com um pano, para um crescimento da massa bem satisfatório. Enquanto se espera a massa crescer, prepare o recheio para as esfirras (esfihas).

Receita de Fataier (Esfiha Fechada)

Ingredientes:

½ kg de almeirão;
½ kg de carne moída;
2 colheres (sopa) rasa de massa de tomate;
1 xícara (café) ou mais de azeite;
2 cebolas grandes picadas;
4 tomates picados;
1 colher (sopa) rasa de sal;
Alho a gosto;
1 colher (café) de pimenta-do-reino;
1 colher (café) de pimenta síria.

Modo de preparo:

O almeirão deve ser picado na grossura de um dedo e meio, usando a parte do talo. Em uma panela, coloque o azeite, o alho frito e a carne e refogue-os. Deixe por alguns segundos e coloque o sal a gosto, a pimenta-do-reino e a pimenta síria. Em outra panela, coloque o azeite e o alho. Em seguida, o almeirão e refogue. Deixe-o cozinhar por alguns minutos. Depois que a carne já estiver cozida, coloque a massa de tomate e mexa bem. Coloque a cebola e continue a mexer. Retire o almeirão da panela, sem o caldo, e coloque-o junto ao refogado e misture tudo muito bem. Acrescente o tomate picado e continue a misturar.

Com a massa da esfiha pronta para ser aberta, polvilhe a bancada com farinha de trigo e coloque a massa sobre ela. Abra-a, com um rolo, mas com uma espessura boa para segurar o recheio. Aberta a massa, utilize um copo com a abertura grande, ou um outro utensílio qualquer, que dê para fazer as esfirras (esfihas). Coloque o recheio na massa e feche-a, deixando uma abertura para sair o ar quando as esfihas estiverem assando.

Receita de Esfiha Aberta

Ingredientes:

½ g carne moída;
1 xícara (café) de azeite;
2 cebolas médias picadas;
1 colher (sopa) rasa de sal;
4 tomates grandes picados;
½ colher (chá) de pimenta-do-reino;
½ colher (chá) de pimenta síria;
1 xícara (chá) de salsa picada;
1 xícara (chá) de cebolinha picada.

Modo de preparo:

A carne deve ser moída duas vezes para ficar bem macia. Refogue a carne moída, o sal, a cebolinha, a salsa, o tomate picado, a cebola, o azeite, a pimenta-do-reino e a pimenta síria.  Com a massa da esfiha (esfirra) crescida e pronta para ser aberta, polvilhe a bancada com farinha de trigo. Com o rolo de abrir massa, abra-a com uma boa espessura para segurar o recheio. Aberta a massa, utilize um copo com a abertura grande, ou um outro utensílio qualquer, que dê para fazer as esfihas. Coloque o recheio e faça as esfihas na forma de cestinha. Regue-as esfihas com azeite e leve-as para o forno.

Aprimore seus conhecimentos, acessando os Cursos CPT, da área Cozinha Profissional.

Por Andréa Oliveira.

Salvar

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Ricardo Gomes

29 de out de 2015

Muito boa receita, porem se fosse um video ficaria menos complicado.

Resposta do Portal Cursos CPT

29 de out de 2015

Olá, Ricardo!

Ficamos felizes que tenha gostado e agradecemos seu comentário.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!