WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Como escolher e armazenar os alimentos

Saber como escolher e armazenar os alimentos é imprescindível para evitar a proliferação de microrganismos nocivos à nossa saúde

Como escolher e armazenar os alimentos

 

Saber como escolher e armazenar os alimentos é imprescindível para evitar a proliferação de microrganismos nocivos à nossa saúde. Além da escolha de alimentos frescos e com aspecto saudável, o acondicionamento dos alimentos em recipientes adequados e higienizados evita que estes deteriorem mais rapidamente.

Infelizmente muitas pessoas desconhecem a forma correta de armazenamento dos alimentos e cometem alguns erros, como manter os ovos na porta da geladeira, deixar de lavar as embalagens novas antes de usá-las, ou ainda deixar a manteiga fora da geladeira para amolecer.

"Na hora de fazer seu congelado ou guardar alimentos, alguns deles, como batatas cozidas, carne seca, conservas, creme e pudins que levem amido de milho em seu preparo (eles soltam água quando descongelados), gelatina (talha ao ser descongelada) e maionese nunca devem ser congelados" afirma a professora Denise Andrade Khoury, do Curso Cozinha para Iniciantes, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas.

Quanto aos alimentos não perecíveis, estes devem ser acondicionado adequadamente, em prateleiras higienizadas, em local arejado e distante de produtos de limpeza. Tais procedimentos são o gatilho inicial para a contaminação e deterioração dos alimentos. Por isso, alguns cuidados são estritamente necessários.

Ao escolher os alimentos, fique atento ao aspecto físico dos alimentos

Algumas dicas simples auxiliam como escolher os alimentos, como ficar atento ao aspecto físico dos alimentos, à aparência, à firmeza e à coloração. 

Independente do tipo de alimento a ser armazenado, cada tipo deverá ser armazenado separadamente um do outro. Esse procedimento também evita o processo de contaminação, além de aumentar a durabilidade do alimento.

Outro cuidado essencial é quanto à higienização da pessoa que irá manipular os alimentos. Antes de manipulá-los, deve-se lavar bem as mãos com água corrente e sabão. Principalmente após ir ao banheiro ou carregar o lixo.

Quanto à escolha adequada dos alimentos, antes de comprá-los, algumas dicas são primordiais para evitar futuros arrependimentos, como escolher frutas, verduras e legumes passados, ou ainda carnes e congelados fora da validade. Tudo isso por puro descuido ou falta de atenção.

Entretanto, algumas dicas simples auxiliam como escolher os alimentos, como ficar atento ao aspecto físico dos alimentos, à aparência, à firmeza, à coloração, entre outros. Afinal, sua saúde e a saúde de sua família depende disso!

Aprimore seus conhecimentos, acessando os Cursos CPT, da área Cozinha Profissional.

Por Andréa Oliveira.

Acesse os links abaixo e conheça mais sobre como escolher e armazenar alimentos:

Como armazenar cereais, industrializados e enlatados

Como armazenar frios da forma adequada

Como armazenar frutas, verduras, legumes e temperos verdes

Como armazenar carnes da forma adequada

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!