Comidas prontas de supermercados fazem bem à saúde?

Consumir comidas prontas, como lasanhas, pizzas, hambúrgueres, bolos prontos, sopas em pacotes, batata frita, salsinhas, sucos em caixinha ou em pó, entre outros, escondem muitos riscos à saúde

Comida pronta

Com a correria do dia a dia, as longas distâncias percorridas até o local de trabalho, o trânsito caótico e inúmeros compromissos a serem cumpridos até o fim do dia, torna-se cada vez mais difícil a milhares de pessoas fazerem boas refeições em casa. Por conta disto, elas acabam recorrendo aos supermercados e comprando comidas prontas congeladas, que são muito práticas e muito mais rápidas de fazer. Entram na lista as lasanhas, pizzas, hambúrgueres, bolos prontos, sopas em pacotes, batata frita, salsinhas, sucos em caixinha ou em pó, entre outros. O que gera muitas dúvidas entre os consumidores, no entanto, é se esses alimentos fazem bem à saúde.

Bom, a primeira coisa a saber é que todos esses alimentos são considerados produtos ultraprocessados e, apesar de saborosos e práticos, escondem vários perigos para a saúde. O ideal é, portanto, consumi-los esporadicamente, nunca abrindo mão do tradicional arroz, feijão, salada, bife, ovo, frutas, verduras e leite.

Outra informação importante é que os ultraprocessados nada têm de nutrientes, apenas imitam o gosto de determinados alimentos, enganando o organismo e provocando o consumo exagerado por parte do consumidor. São, sim, ricos em sal, açúcar, gordura e outras substâncias químicas que aumentam o nível de colesterol ruim e, sobremaneira, o risco de as pessoas desenvolverem doenças cardiovasculares, diabetes e obesidade.

O mais importante a considerar frente às prateleiras dos supermercados é conferir o que elas realmente oferecem nos rótulos contidos nas embalagens e avaliar se vale a pena, por exemplo, ingerir grandes quantidades substâncias químicas, como conservantes, estabilizantes, flavorizantes e corantes.

 

Por Silvana Teixeira.
Fonte: DC

 

Salvar

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Outros artigos relacionados à área Cozinha Profissional

Últimos

Mais Lidos

Atendimento Online
Quer Facilidade