WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Torne realidade o sonho de viver do que você ama! 20% OFF nos cursos online + 5% OFF pagando no cartão

Comida japonesa - preparo de pratos frios

Os pratos japoneses mais conhecidos são os frios, que são elaborados com ingredientes crus, como peixes e vegetais, ou ainda o arroz e o camarão já previamente cozidos


Na gastronomia japonesa, a obsessão pelo peixe fresco é tanta que, no Japão, a maioria dos restaurantes mantêm enormes aquários em seu interior, permitindo que o cliente escolha o peixe de sua preferência ainda vivo. Por todo o país, encontram-se pequenos restaurantes especializados, que servem apenas um ou dois pratos, como o Sushi ou Sashimi, classificados como preparações frias, elaborados simetricamente, em uma composição de cores, formas e sabores. Tudo em total e perfeita harmonia.

“Os pratos japoneses mais conhecidos são os frios, que são elaborados com ingredientes crus, como peixes e vegetais. Mesmo aqueles que sofrem cocção, como o arroz e o camarão, entram nessas preparações já frios. Tais pratos englobam os molhos que, geralmente, são utilizados como tempero ou acompanhamento”, afirmam os professores Rosny Gerdes Filho e Thiago Minqueti Menezes, do Curso de Cozinha Japonesa, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.

O Sushi é uma preparação fria elaborada em três camadas, formadas por uma tira de Nori (tipo de alga comestível); uma porção de Gohan (arroz japonês cozido e temperado com um molho avinagrado), principal ingrediente do Sushi; e por um complemento (podendo  ser um recheio ou uma cobertura), como peixes, vegetais, mariscos, entre outros. As camadas de ingredientes são colocadas umas sobre as outras e, em seguida, enroladas.

O Sashimi refere-se a cortes de peixes, no formato de fatias, tiras ou cubos, que são servidos com raiz forte (Wasabi) e shoyu, podendo ainda ser acompanhados de vegetais como nabo ralado.  Mas independente do formato de corte adotado, a tradição japonesa requer que o chef demonstre habilidade e arte tanto para cortar o peixe como para montar o prato.

Conheça outras receitas nos Cursos CPT da área Gastronomia.
Por Andréa Oliveira.

Pudim de padaria: aprenda a fazerAcesse os links abaixo e conheça algumas preparações frias, como sushi e sashimi:


Molho Teryiaki
Sashimi: Shake Sashimi
Sushi: Kani Maki

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!