Você já ouviu falar em calorias negativas?

Ao contrário do que muitos imaginam por aí, comer também pode ser sinônimo de emagrecimento. Como? Com os alimentos que contêm calorias negativas

Calorias negativas

Comer até se fartar, sem culpa e sem medo de engordar. Talvez seja este o mais desejado sonho de milhares de pessoas em todo o mundo. Sonho? Talvez não! Ao contrário do que muitos imaginam por aí, comer também pode ser sinônimo de emagrecimento. Como? Você já ouviu falar em alimentos que contêm calorias negativas?

É isto mesmo. Saiba que existem alguns alimentos, bem ao alcance de nossas mãos e de nossos bolsos, que podem ser consumidos à vontade e sem culpa. Apesar de conterem algumas calorias, em vez de engordar, eles ajudam a emagrecer e a explicação é simples: alimentos que contêm calorias negativas obrigam o organismo a gastar muito mais energia para digeri-los do que as próprias calorias que eles têm. Quais são os alimentos que contêm calorias negativas? Veja, abaixo, uma lista com algumas delas deles:


Abacaxi


1- Benefícios do abacaxi à saúde
O abacaxi é eficaz contra a obesidade, é um excelente diurético,  controla a função intestinal e ajuda a dissolver coágulos no sangue. Combate a bronquite, infecções de garganta e anemia, melhora a imunidade, combate a sensação de frio, a exaustão, inflamações, gripes e estados depressivos. É útil para o crescimento de ossos e dentes, além de fortalecer os tecidos e vasos do sistema sanguíneo. Além disto, ele ainda regula a atividade muscular do coração, reduz o risco de degeneração macular relacionada à idade, fortalece os ossos, previne dores nas articulações e ajuda a controlar a pressão arterial.

2- Propriedades nutricionais do abacaxi

Calorias negativas - você já ouviu falar?

3- Emagreça com saúde: Suco Detox de Abacaxi com Gengibre e Pera

- Ingredientes
1 colher de chá de gengibre
1 pera
1/2 abacaxi
200 ml de água

- Modo de preparo
Bata todos os ingredientes no liquidificador, coe e consuma imediatamente. Se preferir, adicione gelo.


Abobrinha


1- Benefícios da abobrinha à saúde
Além de cuidar da saúde dos ossos e do coração, a abobrinha ajuda a renovar as células, a baixar o colesterol, atua na prevenção do câncer e tem propriedades anti-inflamatórias. Seu consumo ajuda a controlar hipertensão, asma, arteriosclerose, osteoartrite, artrite reumatoide, previne a constipação e mantém baixos os níveis de açúcar no sangue, além de reduzir o risco de ataque cardíaco e derrame. Geralmente, as abobrinhas são consumidas cruas em saladas, como também cozidas, refogadas, assadas, grelhadas, fritas e incorporadas em outras receitas para o preparo de suflês, pudins, doces, etc.

2- Propriedades nutricionais da abobrinha

Calorias negativas - você já ouviu falar?

3- Emagreça com saúde: Abobrinha Recheada

- Ingredientes

1 xícara (chá) de purê de tomates
2 dentes de alho
200 g de patinho moído
4 abobrinhas pequenas
4 tomates picados
Quanto baste de: canela-da-china em pó, cominho, hortelã, pimenta-do-reino preta, sal e salsinha

- Modo de preparo
Da abobrinha
Corte a abobrinha ao meio e retire o miolo (para ficar na forma de barquinhas). Tempere a carne com o sal, a pimenta do reino, a canela, o cominho e o alho amassado. Junte as folhas de hortelã e a salsa picada. Aqueça o azeite e refogue a carne.

Do molho
Aqueça o azeite e doure o alho. Entre com o tomate picado e o purê de tomate já pronto e deixe cozinhar em fogo brando. Recheie a abobrinha com a carne e ponha em uma forma. Regue com o molho de tomate e leve ao forno médio para assar.


Agrião


1- Benefícios do agrião à saúde
O agrião aumenta a imunidade, combate a bronquite, a tosse, a cândida, o resfriado comum e a gripe. Auxilia na prevenção do câncer, atua no tratamento do escorbuto e catarata. É diurético, antisséptico, expectorante e ótimo para os olhos, pele, ossos e dentes. Por ser um antioxidante, ele retarda o envelhecimento, combatendo a atividade dos radicais livres no organismo. Além disto, o agrião é estimulante na produção da bile e na produção do suco gástrico. Seu gosto amargo é medicinal.

2- Propriedades nutricionais do agrião

Calorias negativas - você já ouviu falar?

3- Emagreça com saúde: Salada Caesar de Agrião

- Ingredientes
1 dente de alho picado finamente
1 lata de atum sólido em óleo
1 maço de agrião
1 pimentão amarelo em tiras
1 xícara (chá) de croûtons
1/2 xícara (chá) de azeite
100 g de tomate seco
2 colheres (sopa) de parmesão ralado
2 gema cozidas
Quanto baste de sal

- Modo de fazer
Em uma saladeira, coloque o agrião, o atum (reserve 1 colher de sopa), o pimentão, o tomate seco e os croûtons. Reserve. Misture bem o atum reservado com as gemas cozidas e o alho, até obter uma pasta. Acrescente o sal e misture novamente. Junte o azeite, aos poucos, misturando bem. Sirva com a salada reservada. Polvilhe com o queijo.


Aipo

1- Benefícios do aipo à saúde
Por conter substâncias antioxidantes, o aipo reforça o sistema autoimune. Além disto, suas propriedades antibacterianas favorecem o combate à acne e trabalham na depuração do sangue. O aipo, quando usado em forma tópica, favorece a cicatrização de feridas, melhorando o aspecto da pele. Também possui propriedades benéficas aos pelos e aos ossos. Devido aos seus constituintes químicos, o aipo também é perfeito como expectorante, agindo contra a gripe, o catarro e a bronquite. Trabalha ativamente na expulsão de líquidos e resíduos retidos no organismo, beneficiando aqueles que fazem dieta. Devido à sua riqueza em minerais tem sido recomendado para problemas de fadiga crônica. Usado como cataplasma reduz o inchaço dos olhos.

2- Propriedades nutricionais do aipo

Calorias negativas - você já ouviu falar?

3- Emagreça com saúde: Aipo com cogumelos

- Ingredientes
1 copo de suco de tomate
1 torrada esfarelada ou 1 colher de sopa de farinha de rosca
1/2 copo de leite desnatado
200 gramas de cogumelos
300 g de aipo
Pimenta-do-reino
Sal

- Modo de preparo
Cozinhe os talos de aipo na água fervente e sal. A seguir, escorra, corte em pedaços grandes e deixe escorrerem mais um pouco. Coloque a torrada no leite e misture os cogumelos picados. Tempere com sal, pimenta e recheie os talos de aipo. Coloque em um pirex, regue com o suco de tomate e leve ao forno brando por aproximadamente 20 minutos.


Alface


1- Benefícios da alface para a saúde
O consumo de alface ajuda a melhorar a prisão de ventre, mantém a pele radiante, pigmentada e macia, previne rugas, ajuda na digestão dos alimentos, ajuda a aumentar o nível de hemoglobina nos glóbulos vermelhos e mantém uma pessoa saciada. Além disto, ela tem em suas propriedades nutrientes que fortalecem os ossos, evitando a osteoporose, os olhos, prevenindo a degeneração macular devido à idade, ajudam na remoção de sais biliares, reduzem o colesterol, previnem doenças como a anemia, espermatorreia, insônia e a diabetes, neutralizam a acidez do corpo e ajudam na eliminação de toxinas do corpo. Consumir alface diariamente ajuda o organismo na produção de colágeno, na circulação sanguínea e a acabar com a insônia, induzindo ao sono e proporcionando o relaxamento da mente. Pode ser consumida em saladas, chás e sucos, que são usados como calmantes e antialérgicos, por exemplo.

2- Propriedades nutricionais da alface

Calorias negativas - você já ouviu falar?
 3- Emagreça com saúde: Alface recheada

- Ingredientes
1 cebola grande ralada
1 colher café de pimenta do reino
1 colher de sopa de margarina
1 colher sopa de extrato de tomate
1 ovo
1 xícara de chá de carne moída
1 xícara de chá de farinha de rosca
1/2 xícara de chá de mortadela picada
1/2 xícara de chá de queijo parmesão ralado
1/2 xícara de chá de salsinha picada
2 cubos de caldo de carne
2 dentes de alhos amassados
2 xícaras chá de água
3 alfaces grande
Sal a gosto

- Modo de preparo
Desfolhe as alfaces, reserve as folhas maiores e pique as restantes. Frite o alho, a cebola e a salsinha na margarina. Acrescente a alface picada, a carne moída, a água, o caldo de carne, a pimenta do reino, o sal e refogue. Quando secar, misture a mortadela, o queijo, o ovo, o extrato de tomate e a farinha. Recheie as folhas de alface, enrole e sirva


Alho

1- Benefícios do alho para a saúde
O alho é um super alimento. Tem imensas virtudes curativas, proporciona importantes benefícios para a saúde, é saudável, e rico em nutrientes (vitaminas, sais minerais e aminoácidos). Ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares e cerebrovasculares; ajuda a impedir a propagação do câncer de pele, prevenir o câncer da próstata e proteger o organismo contra o câncer do cólon. A alisina encontrada entre suas propriedades ajuda a promover a perda de peso, a reduzir a pressão arterial e reduzir o colesterol LDL (ruim). O alho combate os radicais livres e reduz a inflamação e dor no corpo, beneficiando pessoas com osteoartrite e artrite reumatoide. Devido as suas propriedades antivirais e antibacterianas, bem como o seu conteúdo de Vitamina C, o alho é um poderoso agente contra o resfriado comum, bem como a gripe. Combate os germes que causam a tuberculose. É boa fonte de Vitamina B6, antifúngico, protege o organismo contra retinopatia, doença renal, doença cardiovascular, e neuropatia. Atua fortemente no melhor funcionamento cardiovascular e do sistema imunológico

2- Propriedades nutricionais do alho

Calorias negativas - você já ouviu falar?
 
3- Emagreça com saúde: Alho assado

- Ingredientes
Azeite de oliva extravirgem
Bulbos de alho

- Modo de preparo
Preaqueça o forno a 180 graus. Escolha quantos bulbos de alho desejar, não desfaça o bulbo e nem descasque os dentes. Corte a parte superior. Coloque os bulbos em uma assadeira levemente untada com azeite extravirgem de oliva. Asse por 40 minutos. Retire do forno e espere esfriar. Para consumir, retire com as mãos a polpa de cada dente de alho assado.


Ameixa

1- Benefícios da ameixa para a saúde
As ameixas têm propriedades antioxidantes, retardam o envelhecimento, estimulam a digestão e combatem a gripe. Têm baixas calorias, são antioxidantes e combatem o crescimento de células cancerígenas. Além disso, o Betacaroteno nelas presentes pode ajudar a prevenir câncer de pulmão e oral. Quando secas, as ameixas são benéficas para a digestão e funcionam como laxantes naturais. Protegem o organismo contra a degeneração macular e a catarata. Seu consumo ajuda na redução do colesterol ruim, auxilia no controle da frequência cardíaca e da pressão arterial, previne o espessamento das paredes das artérias e pode diminuir o risco de doenças como a aterosclerose. Auxiliam o organismo na produção de células vermelhas do sangue, atuam contra o diabetes tipo 2, ajudam a controlar os picos de glicose e ajudam no fortalecimento dos ossos.

2- Propriedades nutricionais da ameixa

Calorias negativas - você já ouviu falar?

3- Emagreça com saúde: Torta de ameixa com chocolate

- Ingredientes

Para a massa
1 pacote de biscoitos ao leite
200 g de manteiga

Para o recheio
1 colher (sopa) de manteiga
1 lata de leite condensado
1 xícara (chá) de água
1 xícara (chá) de ameixa preta seca sem caroço
2 colheres (sopa) de chá preto
2 colheres (sopa) de chocolate em pó
250 g de chantilly para cobrir

- Modo de preparo
Da massa
Triture bem o biscoito no liquidificador e reserve. Derreta a manteiga e despeje sobre o biscoito triturado, aos poucos, e misture bem até formar uma farofa úmida. Forre o fundo e as laterais de uma forma de aro removível com a farofa e reserve.

Do recheio
Faça uma infusão com o chá preto e a água quente e deixe descansar por três minutos. Coe e transfira para uma panela. Acrescente a ameixa picada e leve ao fogo baixo. Cozinhe até obter um purê espesso. Mexa de vez em quando e retire do fogo. À parte, misture o leite condensado, a manteiga e o chocolate em pó e leve ao fogo baixo, sem parar de mexer, por 15 minutos ou até formar um creme. Retire do fogo, acrescente o purê de ameixa, mexa bem e reserve.

Montagem
Espalhe o recheio frio sobre a massa reservada. Cubra com o chantilly e leve para gelar.


Aspargo
1- Benefícios do aspargo para a saúde
O Aspargo é pouco calórico e muito nutritivo, possui ação diurética e auxilia no combate aos radicais livres. Contêm nutrientes anti-inflamatórios, combatendo a artrite, asma e doenças autoimunes. Os aspargos atuam contra os radicais livres, portanto, contra o envelhecimento da pele, previnem os cânceres de bexiga, mama, cólon, pulmão, próstata, ovário e outros. Historicamente, o aspargo tem sido usado para tratar inchaço, artrite, reumatismo, e retenção de água causada pela TPM. As fibras e as proteínas dos aspargos ajudam na digestão, inibem excessos, mantêm uma baixa quantidade de açúcar no sangue e previnem a constipação. É ótimo para os ossos e previne o organismo contra a aterosclerose, doenças cardiovasculares e acidente vascular cerebral.

2- Propriedades nutricionais do aspargo
Calorias negativas - você já ouviu falar?

3- Emagreça com saúde: Aspargo com batatas

- Ingredientes
1 3/4 litro de água
1 kg de batatinhas novas
500 g de aspargos finos e frescos
Sal a gosto

Para o molho
1/4 xícara (chá) de manteiga
4 colheres (sopa) de salsinha picada
Pimenta do reino à gosto
Suco de 1/2 limão

- Modo de preparo

Dos aspargos
Separe os aspargos em 4 maços iguais e amarre com o barbante logo abaixo das pontas e perto da base. Deixe ferver a água com 1 colher (sopa) de sal numa panela grande e fundo de aproximadamente 3 litros de capacidade. Retire a panela do fogo e adicione as batatas. Arrume as batatas em volta da panela e coloque os maços de aspargos em pé no meio, com as pontas de fora da água (serão cozidas pelo vapor). Cubra a panela com um funil feito de papel alumínio de modo a fechar totalmente a panela, mas sem encostar nas pontas dos aspargos. Feche bem o alumínio em volta das bordas da panela para evitar que o vapor escape. Coloque a panela na fogo, deixe ferver novamente. Diminua o fogo e cozinhe durante 20 minutos, até que os talos dos aspargos estejam bem macios quando apertados com uma faca afiada.

Do molho
Aqueça a manteiga numa panela pequena em fogo brando, até que fique apenas derretida. Retire logo do fogo, adicione o suco de limão e a salsinha e misture. Tempere à gosto com sal e pimenta. Retire os maços de aspargos da panela utilizando um pegador de cozinha. Escorra bem, corte os barbantes com uma tesoura e separe cuidadosamente os aspargos. Deixe escorrer as batatas. Arrume as batatas em volta dos aspargos sobre uma travessa aquecida. Despeje o molho uniformemente por cima e sirva em seguida.


Berinjela

1- Benefícios da berinjela para a saúde
A Berinjela é rica em fibra alimentar, que facilita e muito a digestão dos alimentos consumidos, trabalha contra a prisão de ventre e ajuda na limpeza do trato intestinal. Ajuda no controle da pressão arterial, previne coágulos sanguíneos e restringe o metabolismo das células cancerígenas. Sua pele é rica em antioxidantes, portanto protege contra os danos dos radicais livres. A berinjela contém zero de colesterol e zero de gorduras saturadas, reduz o nível de colesterol ruim e ajuda a aumentar o fluxo de sangue. Por ser rica em Vitaminas do Complexo B, a berinjela ajuda no controle do sistema nervoso. Para finalizar, a berinjela atua contra a diabetes do tipo 2 e, ainda, é ótima para a pele.

2- Propriedades nutricionais da berinjela

Calorias negativas - você já ouviu falar?
3- Emagreça com saúde: Berinjela ao forno com pesto de nozes e manjericão

- Ingredientes
100 g de molho de tomate
120 g de mussarela búfala em rodelas (4 unidades)
180 g de berinjela ao meio no comprimento
2 g de sal de pimenta
2 grãos de alho cru sem embrião (rodelinhas, marinado)
20 ml de azeite de alho
40 g de parmesão ralado
40 ml de azeite
60 g de pesto rústico de manjericão e nozes
Folhinhas de tomilho fresco

- Modo de preparo
Faça fendas nas superfícies das berinjelas para que ela absorva os temperos. Tempere com sal de pimenta e azeite. Coloque as rodelinhas de alho e tomilho nas fendas. Coloque em um refratário e cubra com papel alumínio. Leve ao forno médio para cozinhar por 30 minutos. Tire o papel alumínio e verifique o cozimento. Regue com fio de azeite. Sobreponha o molho de tomate com armesão e gratine. Coloque a berinjela no prato, corte em 3 partes, sobreponha as rodelas de búfala e regue com pesto e fio de azeite.  


Beterraba

1- Benefícios da beterraba para a saúde
A beterraba pode ser comida crua, grelhada, cozida ou assada. Seu suco é benéfico contra furúnculos e espinhas e funciona como uma substância antienvelhecimento. A Beterraba ajuda a manter a elasticidade da pele e a protege das radiações solares. Previne contra a formação de placas nas artérias, contra a anemia, na redução do colesterol e na redução dos níveis de triglicéridos no corpo. Atua a favor do funcionamento do fígado, desintoxicação do sangue e prevenção de náuseas e fadiga. O consumo de beterraba atua contra o surgimento dos câncer de cólon, pele e de mama. Por conter ferro, seu suco ajuda a aumentar o nível de hemoglobina do sangue, acabando com  tonturas, fadiga, prevenindo contra a anemia. A Beterraba é benéfica para as mulheres grávidas, pois reduz o risco de defeitos do tubo neural em recém-nascido.

2- Propriedades nutricionais da beterraba

Calorias negativas - você já ouviu falar?

3- Emagreça com saúde: Vitamina de beterraba e morango

- Ingredientes
1 colher de sopa de mel
1 unidade de beterraba
1/2 xícara de chá de água
2 colheres de sopa de nozes
4 colheres de sopa de aveia
400 ml de extrato de soja sabor shake de morango

- Modo de preparo
Junte todos os ingredientes no liquidificador e bata por alguns minutos. Beba a vitamina sem seguida.

Por Silvana Teixeira.
Fontes: MSN-Nutrição, M de Mulher, Exame.com, Terra.com, Nutrição Prática & Saudável, Saúde e Dica, Saúde e bem-estar, Cybercook, Fazer Dieta Detox.

Cursos Relacionados

Curso Cozinha para Iniciantes Curso Cozinha para Iniciantes

Com Prof.ª Denise Andrade

R$ 378,00 à vista ou em até 12x de R$ 31,50 sem juros no cartão

Frete Grátis 2 ou mais Cursos
Saiba mais

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Outros artigos relacionados à área Cozinha Profissional

Últimos

Mais Lidos

Atendimento Online
Quer Facilidade