WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Torne realidade o sonho de viver do que você ama! 20% OFF nos cursos online + 5% OFF pagando no cartão

Café da manhã para muitas pessoas: como calcular a quantidade?

Saber calcular a quantidade de produtos que deverá ser preparada para um evento de café da manhã por pessoa é algo indispensável, principalmente quando se pretende atuar no mercado

Café da manhã para muitas pessoas: como calcular a quantidade?   Artigos Cursos CPT


 

Saber calcular a quantidade de produtos que deverá ser preparada para um evento de café da manhã e o preço a ser cobrado por pessoa é algo indispensável, principalmente quando se pretende atuar no mercado como autônomo ou como empresário. “Mesmo sendo contratado, é importante você entender desse processo para auxiliar nas tomadas de decisão e no gerenciamento da área de produção nas ocasiões de eventos”, afirma Fabiano Bueno, professor do Curso a Distância CPT Preparação e Montagem de Cafés e Tábuas de Frios, em Livro+DVD e Curso Online.

Imagine, por exemplo, que, em um hotel, o número de hóspedes poderá ser diferente a cada dia e, em função disso, será preciso fazer um dimensionamento da quantidade de produtos que deverá ser preparada para ser servida no café da manhã. Assim, ao deter conhecimentos a esse respeito, você poderá auxiliar a sua equipe durante o planejamento e execução das tarefas de preparação e montagem do café da manhã.

1º passo: estimativa geral

A estimativa geral consiste em considerar que, cada pessoa consome, em média, 400 g de alimentos no café da manhã. Assim, a estimativa inicial é bem simples de ser feita, pois basta multiplicar o número previsto de pessoas que irão se apresentar para o café da manhã por 400 g. O valor encontrado, se dividido por 1.000, dará a estimativa diária de alimentos, em quilograma, que deverão ser preparados. Ou seja: Quantidade total = no de participantes x 400 / 1.000

Exemplo prático: para atender a 500 pessoas, será necessário algo em torno de 200 kg de produtos, pois: 500 pessoas multiplicadas por 400 g por pessoa resultam em 200.000 g ou 200 kg de produto.

2º passo: variedades de itens

Se o café estiver planejado para ser servido contendo uma variedade de 25 itens, por exemplo, basta você dividir o total a ser servido pelo número de itens, para encontrar a quantidade de cada item. Ou seja: Quantidade por item = quantidade total / número de itens
No caso em questão, 200 kg divididos por 25 itens resultam em oito quilos por item.

Atenção para o seguinte detalhe


Mesmo de posse dessas estimativas, você precisa levar em consideração outras questões que também influenciam na determinação da quantidade de cada item:

- Variedade
A primeira é a variedade de produtos, pois, quanto maior a variedade, menor será a quantidade de cada item, logicamente.

- Preferências
Outra questão a ser considerada se refere à maior ou menor preferência dos comensais por alguns produtos. Nem todos são consumidos na mesma proporção, na verdade, o que acontece é que uns são consumidos em maior quantidade, outros menos. O ideal é que você tenha uma ideia de como esse consumo é feito para saber quais itens deverão ser preparados em maior quantidade e quais em menores quantidades, em relação à média calculada. Mas, ao todo, não é desejável extrapolar a quantidade média de 400 g por pessoa.

- Reposições
Importante destacar, também, que não será necessário preparar toda quantidade de uma só vez, pois, nem tudo será servido ao mesmo tempo. Primeiro é servida uma parte dos alimentos e, à medida que vão sendo consumidos, fazem-se as reposições necessárias.

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área Cozinha Profissional.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

EVA

3 de mar de 2020

Gostei muito da forma didática como vocês apresentaram as explicações. Parabéns

Resposta do Portal Cursos CPT

4 de mar de 2020

Oi, Eva!

Que ótimo ler seu comentário! Ficamos muito felizes do nosso conteúdo ter agradado/ ajudado você! Isso que nos motiva a fazer sempre melhor nosso trabalho! Obrigada, viu?!

Abraços,

Lorena Tolomelli

Ana Lúcia Araújo moreira

19 de fev de 2020

Como faço para me inscrever no curso ? Qual valor? E presencial ou online?

Resposta do Portal Cursos CPT

10 de mar de 2020

Olá Ana Lúcia!

O curso é oferecido em dois formatos: online ou em livro + DVD

Para saber mais sobre valores e conteúdo é só acessar o link: https://bit.ly/38EL81x

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!