
“Muitas pessoas apreciam um bom vinho sem saberem que ele pode se tornar ainda mais saboroso quando degustado com o prato ideal. Ao harmonizar vinhos com pratos específicos, os sabores e aromas da bebida se destacam ainda mais, o que torna o momento ainda mais prazeroso”, afirma Etiene Carvalho, professora do Curso CPT Segredos do Vinho - Compra, Armazenamento, Degustação e Harmonização.
Mas quais os melhores pratos para acompanhar os vinhos tinto, branco e rosê? Com quais a harmonização se torna perfeita?
Vinho tinto encorpado
Produzido com uvas cabernet sauvignon ou malbec, o vinho tinto encorpado apresenta elevado teor alcoólico, aroma amadeirado, concentração de tanino elevada e cor intensa devido à antocianina. Sua harmonização normalmente é feita com carne vermelha, inclusive, carnes de caça.
Vinho tinto corpo médio
Produzido com uvas barbera ou merlot, o vinho tinto corpo médio apresenta aroma frutado e de especiarias. A concentração de tanino e a acidez característica oferece mais estrutura ao paladar. Versátil, ele harmoniza muito bem com pratos variados, desde risoto de legumes a tornedor de filé mignon. Perfeito para ocasiões mais intimistas.
Vinho tinto leve
Produzido com uvas pinot noir ou grenache, o vinho tinto leve apresenta cor menos intensa e aroma agradável. A maciez do tanino e a leve acidez o tornam uma bebida mais leve, perfeita para relaxar após o trabalho. Ideal para acompanhar massas, principalmente espaguete ou talharim ao sugo.
Vinho rosê
Produzido com uvas merlot ou syrah, o vinho rosê normalmente vem da maceração das uvas da variedade tinta. Entretanto, também pode vir de uvas da variedade branca e tinta, principalmente da mistura entre elas. A intensidade dos tons e a concentração de tanino podem variar. Ideal para ser degustado com saladas e entrecote grelhado.
Vinho branco encorpado
Produzido com uvas chardonnay ou sémillon, o vinho branco encorpado apresenta tom mais intenso e oferece maior estrutura ao paladar. Como a maturação normalmente ocorre em barris de carvalho, o aroma lembra baunilha. Sua harmonização com massas, queijos e carnes vermelhas torna o jantar muito mais elegante.
Vinho branco aromático
Produzido com uvas riesling e moscatel, o vinho branco aromático apresenta aroma frutado e de flores. Como é muito aromático, acompanha perfeitamente pratos mais temperados, como os da gastronomia asiática, mais especificamente os pratos tailandeses.
Vinho branco leve
Produzido com uvas sauvignon blanc e vermentino, o vinho branco leve é a bebida perfeita para o verão. Com sabor frutado e acidez intensa, ele oferece ao paladar frescor e vivacidade. Versátil, pode acompanhar saladas, queijos macios e frutos do mar.
Conheça os Cursos CPT da Área Cozinha Profissional:
Segredos do Vinho - Compra, Armazenamento, Degustação e Harmonização
Cozinha Internacional - Parte 1
Cozinha Internacional - Parte 2
Fonte: Destemperados Bebidas
Por Andréa Oliveira

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.