WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

10 alimentos essenciais para a sua saúde

A conquista de um corpo definido e uma saúde de ferro são os sonhos de consumo de milhares de pessoas

O brasileiro tem se preocupado mais com a sua alimentação. Isso é comprovado pelos hábitos de consumo, a maior valorização das informações sobre os seus benefícios e a grande procura por profissionais da nutrição.

A conquista de um corpo definido e uma “saúde de ferro” são os sonhos de consumo de milhares de pessoas. Essa tendência tem motivado pesquisas e investidores, e nós, consumidores, saímos ganhando.

O que todos já sabemos é que podemos comer de tudo, mas sem exageros. Mas, você sabe quais são os benefícios dos diversos alimentos que temos disponíveis?

Espinafre, brócolis, repolho e couve-flor têm efeito muito positivo no combate a diabetes.

Hortaliças verdes

Uma dieta rica em hortaliças de folhas verdes reduz o risco de desenvolver diabetes. Uma porção e meia desses alimentos por dia já diminui o risco de contrair diabetes do tipo 2 em até 14%. O brócolis pode poupar as dores físicas, desacelerar o processo de destruição das cartilagens e é eficaz no tratamento contra o câncer.

Cogumelo do sol

Cogumelos são utilizados há tempos com finalidades medicinais para combater hemorragias, cólicas, asma, entre outras enfermidades. Atualmente, pesquisas indicaram que ele reduz os efeitos colaterais das radiações, se ministrado juntamente aos tratamentos convencionais.

Soja

Além de excelente fonte proteica, a soja atua na prevenção de várias doenças. Benefícios relacionados a sua ação antioxidante protegem o organismo contra danos celulares, que estão ligados ao desenvolvimento de cânceres. O consumo diário de 25 gramas do grão corresponde às necessidades do composto para se obter os efeitos considerados benéficos.

Pimenta

Pimenta tem poder analgésico.

A mesma substância que confere gosto picante às pimentas, alivia dores de cabeça e musculares, além de melhorar a digestão. Segundo Roseane Mendonça de Figueiredo, no curso Produção e Processamento de Pimenta, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, esses benefícios são encontrados nas pimentas do gênero capsicum (malagueta, dedo de moça, cumari), que representam a grande maioria das pimentas cultivadas no Brasil.

Ovos

Esse alimento pode ser consumido até sete vezes durante a semana. A gema amarela é rica em gordura saturada, colesterol, lecitina, vitaminas lipossolúveis e hidrossolúveis e minerais como ferro, fósforo, zinco e sódio. Possui também colina, um nutriente essencial que faz parte do complexo da vitamina B, importante para o desenvolvimento normal das funções celulares, essencial para o desenvolvimento cerebral das crianças e para a função mental dos idosos.

Um estudo da Universidade de Arkansas constatou que uma parte significante do colesterol do ovo não é absorvida, ou seja, não passa do intestino para o sangue. Assim, seu consumo não aumenta os níveis de colesterol ruim, o que é causado, na verdade, pela dieta global.

O alho pode ser usado como complementação aos medicamentos utilizados para tratar a pressão alta.

Alho

É indicado para combater gripes e resfriados, por ajudar a fortalecer o sistema imunológico. De acordo com a mestre em nutrição humana, Céphora Maria Sabarense, no curso Alimentação Saudável, produzido pelo CPT, “o alho reduz a pressão arterial e protege o coração ao diminuir a taxa de colesterol ruim e aumentar os níveis do colesterol bom, pode, também, ajudar na prevenção de tumores malignos”.

Tomate

Saboroso e vendido em muitos pontos comerciais, o tomate previne o câncer, controla o

O tomate pode ser ingerido como salada, molhos, extratos, sucos e polpa. 

colesterol e retarda o envelhecimento precoce. Ele contém vitaminas A, C e as do complexo B. Elas atuam na saúde da pele e dos olhos, como antioxidantes; protegem o coração; e aumentam a imunidade.

O fósforo é outro componente importante, pois ativa as vitaminas e contribui para a boa manutenção dos ossos e da arcada dentária. A presença do magnésio, ajuda na prevenção de câimbras, enxaqueca e tem forte participação nas atividades do sistema nervoso.

Só isso já estaria muito bom, mas elas ainda têm influência na reprodução e no desenvolvimento embrionário, participando da síntese de colágeno e auxiliando na absorção do ferro presente nos demais alimentos.

Muitas frutas vermelhas contêm fósforo, cálcio e outros minerais, sendo um delicioso “remédio”.

Frutas vermelhas

- jabuticaba: redução de glicose e colesterol sanguíneos.

- morango e a acerola são ricos em vitamina C.

- melancia ajuda no combate ao câncer de próstata, doenças do coração e diabetes.

- ameixa vermelha possui alto teor de vitamina B.

- goiaba acelera o processo de cicatrização.

Salmão

Por sua grande quantidade de ômega-3, é indicado para consumo três vezes na semana.

Azeite de oliva

Age contra inflamações que provocam o desgaste e a fraqueza muscular por conter ômega-9. Use somente duas colheres por dia, tanto para saladas como para cozinhar.

Por: Ariádine Morgan

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Manoel marinho

21 de mar de 2016

Sou parceiro do CPT já há muito tempo, gosto muito dos trabalhos, estou sempre comprando o material é excelente.

Resposta do Portal Cursos CPT

22 de mar de 2016

Olá Manoel,

Ficamos felizes que goste do nosso conteúdo.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!