WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

A magia de fazer um bom café

Como profissional ou em casa, fazer um bom café pode ser uma arte

O café é a bebida mais consumida no mundo.

 O café é a bebida mais consumida no mundo.

Um pouquinho para acordar pela manhã, aquele “golinho” depois do almoço e existe até quem não resista a uma xicarazinha no começo da noite. O café faz parte da rotina do brasileiro. Não é à toa que é a bebida mais apreciada no mundo. Só o Brasil consome 13kg de grãos por pessoa ao ano, é o segundo maior consumidor mundial, fica atrás dos Estados Unidos, e produz um terço do café no mundo (maior produtor mundial).

Apesar de na maioria das vezes ser bebido quente, dissolvido apenas em água, com ou sem açúcar, o café é bem versátil e pode ser ingerido de infinitas maneiras como elemento principal ou como ingrediente para vários pratos e bebidas. Por sinal, tem sido cada vez mais comum os grandes restaurantes e bares incluírem receitas com café em seus cardápios, transformando-o em verdadeira atração.

Desse modo, preparar um café pode ser um ato simples do dia a dia ou uma grande obra de arte culinária realizada por grandes chefs e especialistas. Se você não é um expert no assunto, mas não abre mão de um café de qualidade, pode aprender a fazer maravilhas para si mesmo, para impressionar outras pessoas e talvez tornar-se um profissional nesse campo.

O barista entende desde a produção do café até a melhor forma de prepará-lo.

 O barista entende desde a produção do café até a melhor forma de prepará-lo.

A alquimia do barista

Os alquimistas eram pessoas com habilidade e conhecimento para misturar diversos materiais, dando origem a algo novo. Pois bem, o trabalho do barista poderia ser chamado de alquimia. Ele é o profissional especialista em misturar o café com outros ingredientes criando novas bebidas.

A palavra barista vem da Itália e lá caracteriza todas as pessoas que trabalham em bares. Aqui e no resto do mundo, a palavra passou a ser usada para designar pessoas que entendem de café, em todas as suas instâncias, desde o cultivo, o processamento e beneficiamento do grão, até o preparo da bebida e a criação de pratos e novos drinks a partir dela. É um equivalente de sommelier, mas para o café.

O barista deve conhecer principalmente os cafés de qualidade e o método para garantir que ele chegue ao cliente. Sendo assim, é essencial procurar as melhores meios para a extração da bebida, seja em máquinas de expresso ou em outros instrumentos.

Eles começaram a se tornar frequentes em restaurantes, cafés e bares, depois da popularização das máquinas de café expresso. Foram elas que transformaram o cafezinho num hábito do agitado cotidiano das grandes cidades. Os baristas foram ganhando espaço com o crescimento, a urbanização das cidades e o aumento da preocupação das pessoas em adquirir alimentos rápidos e bem preparados.

Seguindo esse caminho, a profissão só tem a crescer, sendo uma grande oportunidade para quem tem uma mente criativa e gosta de trabalhar com alimentos. Além, é claro, de ser um admirador de café. Ciente da necessidade de capacitação desses profissionais, o CPT – Centro de Produções Técnicas criou o curso Treinamento de Barista. Uma forma de se especializar e aproveitar mais uma chance oferecida pelo mercado.

Por: Maria Clara Corsino.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!