WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Torne realidade o sonho de viver do que você ama! 20% OFF nos cursos online + 5% OFF pagando no cartão

Você sabe escolher frutas corretamente?

É dia de feira! Aprenda como escolher corretamente frutas no mercado; estão proibidas as amassadas, manchadas ou mofadas

Como escolher frutas

 

Cor, cheiro, consistência. Uma apertadinha ali, um toque para medir o peso e a espessura da casca, uma aproximação para sentir o cheiro... Afinal o que devemos observar ao comprar frutas?

Escolher uma fruta no mercado ou na feira é quase que fazer reconhecimento de um novo território. Muitas vezes percebemos que, pouco antes, alguém passou por lá fazendo o mesmo processo, e deixou sua marca registrada. Um erro, pois ninguém vai levar na sacola aquela fruta que o visitante anterior amassou, sem querer.

Fruta boa é aquela que, quando a gente chega em casa, ela está no auge da doçura, perfeita para ser consumida in natura ou em saladas, sucos, drinques e na comida. Não existe coisa pior do que comprar uma fruta linda e ao consumi-la ela está podre, com gosto ruim ou com bicho.

Nunca compre frutas que apresentam cascas amolecidas, manchas, mofo ou qualquer alteração na sua cor característica. A polpa também não pode estar amolecida e a casca não deve conter perfurações, rugas ou rachaduras. E, quando for sentir o aroma, qualquer modificação no cheiro característico da fruta indica que ela está sem qualidade. Opte sempre pelas frutas da época, elas tem mais nutrientes e sabor.

Como armazenar?

Para armazenar as frutas, procure sempre locais frescos, secos e longe de insetos. Mas, se a fruta tiver madura, o ideal é que sejam refrigeradas, pois são mais sensíveis, e, ao contrário, as frutas “verdes” devem ficar fora de refrigeração até que amadureçam por completo.

Uma dica: antes de colocar qualquer fruta na geladeira, elas devem ser lavadas e higienizadas. E, somente depois de secas e embaladas em sacos apropriados é que elas podem ser guardadas na geladeira, desta forma evitamos a contaminação de outros produtos armazenados junto com elas.

Para fazer bonito no mercado, listamos as frutas mais comuns e o que você deve levar em consideração ao levá-las para casa.

Suco de Fruta


Melão: É uma das frutas mais complicadas para se escolher, pois sua casca é muito dura. Para levar um melão doce e de qualidade, devemos observar se sua casca está lisa, firme, amarela, sem manchas e machucados. Pressione as extremidades do melão, chamadas de “umbigo”. Se ele ceder levemente indica que o melão está maduro.

Morango: Observe se há excesso de líquido escorrendo pela bandeja, unidades amassadas e mofo. Isso indica que a fruta já está sem qualidade. Qualquer fruta na bandeja, o ideal é optar pelas que estão em embalagens transparentes, pois assim é possível observar a sua saúde.

Cereja: Observe se está com a cor vermelha brilhante, sem manchas e firme. Prefira a que conserve o cabinho bem verde e brilhante, isso indica que ela está saudável e fresca.

Uva: Prefira os cachos cheios e firmes. Observe se a fruta se desprende facilmente do cacho. Se sim, é sinal de que ela já está muito madura.

Pêssego: Prefira o que estiver com a casca mais avermelhada, assim estará maduro e docinho.

Maçã: Deve ter consistência firme, com a casca lisa e sem machucados. Escolha as maçãs mais vermelhas – elas são mais doces.

Laranja: Sua casca deve ser lisa e não pode estar murcha. As laranjas com cores alaranjadas são mais doces.

Manga: Deve ser macia, mas quando pressionada não deve romper sua casca. Observe seu aroma doce.

Abacaxi: O cheiro característico da fruta (agradável, adocicado) já é um sinal de que ela está boa. Sua casca deve estar dourada. Puxe uma folha da coroa. Se sair facilmente, ela está no ponto. Pressione-o levemente, se estiver muito duro significa que está verde.

Mamão: Sua casca não pode estar machucada e deve estar sem mofo. Confira se a fruta está macia.

Banana: A parte amarela deve predominar sobre as manchas marrons e pretas. Quando for comprar bananas para amadurecer em casa, escolha as que estiverem firmes e com pontos verdes em sua casca (não escolha bananas totalmente verdes).

Por Ana Carolina dos Santos.

Fontes: Jornal O Tempo, Revista Crescer.


Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!