
As doenças em citros são anomalias originadas da interação de microrganismos patógenos, como fungos, com as plantas e o ambiente.
Como causam danos às frutíferas e sérios prejuízos ao citricultor, é essencial conhecer sobre os principais sintomas para identificá-las e, assim, realizar medidas de controle que surtam melhores resultados. As doenças fúngicas comuns em citros são a gomose, a melanose, a pinta preta e a podridão floral.
Gomose
A gomose é causada pelos fungos Phytophthora citrophthora e Phytophthora parasitica, normalmente presentes no solo. Quando encontram condições favoráveis, eles penetram nos citros pelas raízes ou pelo colo.
A doença se manifesta por meio de lesões na base do tronco com exsudação de goma. Com isso, as folhas da copa da frutífera desenvolvem um amarelecimento intenso até secarem totalmente.
Como medidas de controle da gomose, temos o uso de porta-enxertos (citromelo, laranja trifoliata e tangerina Cleópatra) resistentes aos fungos. Também não devem ser plantados citros em áreas com problemas de drenagem.
Além disso, solo ou esterco não devem ser acumulados no colo (base) das frutíferas.
Melanose
A melanose é causada pelo fungo Phomopsis citri. Quando acomete os citros, surgem pequenas lesões escuras na superfície dos frutos até se tornarem pústulas. Nas folhas, aparecem pontos marrons, que se tornam pústulas com halo amarelado em volta.
Como medidas de controle da melanose, temos a pulverização com fungicida à base de hidróxido de cobre, concomitantemente com a poda e a remoção dos ramos secos dos citros, pois estes podem se tornar fonte de inóculo.
Pinta preta dos citros
A pinta preta dos citros é causada pelo fungo Guignardia citricarpa, que concentra o ataque nas folhas da frutífera e especialmente nos frutos. A doença se manifesta por meio de manchas variadas dependendo da cultivar, das condições ambientais e da época da contaminação.
Como medidas de controle da pinta preta dos citros, temos a pulverização com fungicidas cúpricos e do grupo das estrobilurinas, juntamente à poda de limpeza e à roçagem ecológica, para evitar quaisquer fontes de inóculo.
Podridão floral dos citros
A podridão floral dos citros, conhecida popularmente como “estrelinha”, é causada pelo fungo Colletotrichum acutatum, que concentra o ataque nas flores e nos frutos jovens dos citros. Com o avanço da doença, ocorre a queda dos frutos até restar somente os cálices, que lembram estrelas (daí o nome). Nas pétalas das flores e nos frutos jovens, surgem manchas alaranjadas; já no estigma e no estilete aparecem manchas enegrecidas.
Como medidas de controle da podridão floral dos citros, temos a pulverização com fungicidas do grupo das estrobilurinas e dos triazóis, além da adubação adequada e da remoção das plantas debilitadas pela doença.
Conheça os Cursos CPT da Área Fruticultura:
Produção de Limão Taiti
Produção Comercial de Frutas em Pequenas Áreas
Como Tornar Seu Sítio Lucrativo
Fonte: blog.aegro.com.br
Por Andréa Oliveira.

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários

Cesar Cavalcanti Lima
28 de mar. de 2023Quero ler sobre esse assunto

Resposta do Portal Cursos CPT
4 de abr. de 2023Olá, Cesar! Como vai?
Verifiquei no meu sistema que uma consultora da empresa já entrou em contato com você.
Agradeço seu contato e precisando estou à disposição.
Abraço!!
Equipe CPT

josé maria vasconcelos
6 de dez. de 2021ADOREI, ESPECIALMENTE SOBRE CULTIVA DE TÂMARA

Resposta do Portal Cursos CPT
8 de dez. de 2021Olá, José Maria! Tudo bem com você?
A tâmara pode ser usada para substituir o açúcar nas receitas, para a preparação de bolos e biscoitos, por exemplo. Além disso, a fruta é uma excelente fonte de antioxidantes, vitaminas do complexo B e minerais, como potássio, cobre, ferro, magnésio e cálcio.
Para saber mais informações sobre os cursos na área da Fruticultura, basta acessar o link a seguir https://www.cpt.com.br/busca/cursos/fruticultura, nos ligar na nossa central de atendimento no número (31)3899-7000 ou informar seu número de telefone ou WhatsApp aqui nos comentários que uma de nossas consultoras entrará em contato. Abraço!
Karina Theodoro