WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Produção de frutas, para lucro ou lazer, tem seu lugar na propriedade rural

O Brasil apresenta excelentes condições de se tornar um dos maiores polos produtivos de frutas tropicais para o mercado mundial

https://cptstatic.s3.amazonaws.com/imagens/enviadas/materias/materia2169/m-producao-comercial-frutas.jpg

Um pomar de pequenas áreas, além da importância doméstica para consumo e lazer familiar, vem adquirindo finalidades comerciais.

Pomar de pequena área, como o próprio nome indica, consiste na ocupação de um determinado espaço da propriedade rural com o plantio e o cultivo de árvores frutíferas. Ou pode ser, também, toda a área da propriedade, desde que ela seja pequena e plantada com uma ou várias espécies.

Em geral, nos dias atuais, um pomar de pequenas áreas, além da importância doméstica para consumo e lazer familiar, vem adquirindo finalidades comerciais, podendo ser a atividade principal ou complementar de pequenos produtores rurais, sitiantes e chacareiros.

O cultivo de fruteiras em pequenas propriedades, geralmente, ocupa até 10 hectares, porém, este conceito pode variar em função da espécie plantada. Por exemplo, 10 hectares de uva é considerado empreendimento de porte considerável, com custos elevados. As espécies frutíferas que podem ser cultivadas variam em função das condições climáticas, do tipo de solo, da disponibilidade de água, da localização e do objetivo da atividade. Assim, temos lugares onde são encontradas laranjeiras, tangerineiras, abacateiros, mangueiras e outras fruteiras, numa só área. Já em outras, encontramos apenas laranjas ou pocãs.

O Brasil apresenta excelentes condições para se tornar um dos maiores polos produtivos de frutas tropicais para o mercado mundial. Seu clima permite a produção de todos os tipos de frutas tropicais e algumas delas proporcionam mais de uma safra por ano. Tradicionalmente, a formação de um pomar era recomendada pelos serviços de extensão e de economia rural, como alternativa econômica e de fixação do homem no campo. Inclusive, porque por meio do hábito e do gosto pelo cultivo de árvores frutíferas, o agricultor poderia expandir-se em outras atividades agrárias, e assim, permanecer cultivando a terra.

Outra importância do cultivo de fruteiras era, e ainda o é, a melhoria da qualidade nutritiva da alimentação e, consequentemente, melhoria da saúde da família. Nos dias atuais, essas observações continuam sendo importantes e válidas, porém, podemos acrescentar que o cultivo de árvores frutíferas em pequenas áreas visa também a produção de frutas para o comércio direto e para a indústria de polpa, sucos e doces.

Produzir frutas é sempre um bom negócio, podendo ser atividade principal ou complementar para produtores rurais.

A cada dia, o brasileiro consome mais frutas. O mercado interno é amplo e há lugar para praticamente todas as espécies. Assim, a exploração de um pomar nos dias atuais nem sempre é feita por pessoas que vivem e dependem diretamente da agricultura, isto é, não são agricultores tradicionais. Nas últimas décadas, devido às transformações sociais e econômicas no campo e da população urbana, surgiu, principalmente próximo aos centros urbanos, um novo tipo de agricultor: o agricultor de sítios e chácaras, com a grande maioria morando e tendo suas atividades profissionais nas cidades. Seja como um empreendimento visando lucros, ou para lazer, o pomar tem seu lugar e sua necessidade em uma propriedade rural.

Com o objetivo de mostrar como se instala um pomar com fins comerciais e com exemplos de algumas espécies de frutíferas que podem ser cultivadas em pequena área, o CPT – Centro de produções Técnicas elaborou o curso “Produção Comercial de Frutas em Pequenas Áreas”, no qual você receberá informações do professor e pesquisador Dalmo Lopes de Siqueira, Doutor do Departamento de Fitotecnia da Universidade Federal de Viçosa, especialista em fruticultura.

O curso aborda assuntos como: planejamento do pomar; localização; escolha das espécies; dimensionamento da área; ferramentas e equipamentos; instalação do pomar; épocas de plantio; preparo do solo; seleção de mudas; espaçamento e plantio; manejo do pomar; capina; adubação; podas; pragas; doenças; consorciamento; e colheita.

Após fazer o curso e ser aprovado na avaliação, o aluno recebe um certificado de conclusão emitido pela UOV – Universidade On-line de Viçosa, filiada mantenedora da ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância.

Produzir frutas é sempre um bom negócio, podendo ser atividade principal ou complementar para produtores rurais, sitiantes e chacareiros. Finalmente, é importante lembrar que qualquer pessoa que tenha interesse em produzir frutas, seja em pequena ou grande escala, deve estar sempre bem informada sobre como proceder nas diversas etapas do processo produtivo e de comercialização.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Francisca Regina

19 de abr. de 2012

Pode ser comprado apenas o livro sobre Produção comercial de frutas?

Resposta do Portal Cursos CPT

20 de abr. de 2012

Olá, Francisca!

Nossas consultoras entrarão em contato para lhe forncecer mais informações sobre o Curso Produção Comercial de Frutas em Pequenas Áreas.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?