WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Produção de banana - um agronegócio promissor

A bananeira tem-se tornado uma opção promissora de cultivo para produtores que desejam diversificar sua produtividade, bem como para aqueles que desejam ingressar no ramo do agronegócio

banana

Entre as diversas frutas consumidas no mundo, a banana é uma das mais produzidas e é a que apresenta maior índice de comercialização

A banana é um fruto apetitoso, sendo que a sua parte comestível apresenta características de aroma e consistência próprias. Possui baixa acidez e textura macia, o que torna o seu consumo apropriado para o ser humano de todas as idades.

Além de ser uma boa fonte energética, com elevado teor de glicídios, que nos frutos bem maduros podem ficar em torno de 22%, de gorduras e protídeos. É bastante rica em sais minerais (principalmente potássio), carboidratos, e é uma boa fonte de vitaminas (A, B e C).

No Brasil, com uma produção anual de 6,5 milhões de toneladas, a banana ocupa o segundo lugar na exportação nacional de frutas, estando na terceira posição em área colhida, o que corresponde a aproximadamente 520.000 ha. Em nosso território, a bananeira encontra condições de clima e solo plenamente favoráveis ao seu cultivo, podendo ser produzida de Norte a Sul do país, e implantada em áreas que se estendem desde o litoral até locais que se encontram em regiões mais interioranas.

“Entre as diversas frutas consumidas no mundo, a banana é uma das mais produzidas, sendo a que apresenta maior índice de comercialização. Portanto, a bananeira tem-se tornado uma opção promissora de cultivo para produtores que desejam diversificar sua produtividade, bem como para aqueles que desejam ingressar no ramo do agronegócio”, afirma o professor Jaime Barros da Silva Filho, do curso Produção de Banana - do Plantio à Pós-Colheita, produzido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.

banana

A banana é um fruto apetitoso, tem aroma e consistência, baixa acidez e textura macia, o que torna o seu consumo apropriado para o ser humano de todas as idades

Mesmo sendo um produto muito aceito para exportação, a maior parcela da produção nacional de banana é destinada ao mercado interno, pois ela é a segunda fruta mais consumida pelas famílias brasileiras, sendo superada apenas pela laranja. Além disso, a banana é consumida por todas as classes sociais da nossa população, pois constitui importante fonte de alimento.

Mas, vale salientar que, como qualquer outra cultura agrícola, para que o produtor obtenha produções elevadas, que venham compensar os investimentos e também gerar lucros, o cultivo da banana precisa ser realizado de forma adequada. Nesse contexto, devem ser considerados os aspectos que vão desde a escolha do local, à variedade que mais se adapta à região de implantação do bananal e à densidade de plantio. Vejamos algumas considerações:

- A bananeira é uma planta que não tolera temperaturas extremas, ou seja, muito baixas ou muito elevadas. Ela apresenta desenvolvimento satisfatório com temperaturas variando de 21 a 35°C, mas a faixa ótima para o bom desenvolvimento das bananeiras comerciais é, na maioria dos casos, de 21°C a 24°C.

- Locais sujeitos a ventos frios e geadas devem ser evitados para o plantio de bananais. Entre os cultivares da bananeira, a Nanica é o mais sensível ao frio e a Maçã, o mais resistente.

- O cultivar Ouro é pouco tolerante à falta de água, o Nanica e Nanicão, medianamente tolerantes, os demais resistem mais a maiores períodos de seca.

Por tudo que foi apresentado sobre a influência do clima na bananeira, é fácil perceber que quando cultivada em condições climáticas favoráveis, ela apresentará um crescimento contínuo e rápido, o que favorecerá a obtenção de cachos de alto valor comercial. Por outro lado, quando cultivada sob condições adversas de clima (baixas temperaturas e déficit hídrico), a bananeira passará por um período de paralisação em seu desenvolvimento, que prejudicará a qualidade de sua produção.

banana

É uma opção promissora de cultivo para produtores que desejam diversificar sua produtividade e ingressar no ramo do agronegócio

O plantio da bananeira requer um solo que seja rico em matéria orgânica e tenha alto teor de Potássio. Para se obter sucesso no cultivo da bananeira, no momento de escolher o solo, faz-se necessário conhecer suas principais propriedades físicas e químicas, o que é obtido, fazendo-se uma análise físico-química detalhada do mesmo.

Preparo do solo
O preparo do solo, no cultivo da bananeira, deverá ser realizado de forma correta, pois se trata de uma cultura que necessita ter seu sistema radicular bem desenvolvido, que lhe proporcione uma boa sustentação, além de lhe permitir absorver do solo, de forma eficiente, tanto os nutrientes como a água, que lhe proporcionarão obter produções desejadas.

Época de plantio
A época mais favorável para o plantio das mudas da bananeira é o final da seca, quando as chuvas são esparsas, pois se trata de uma cultura que, até os três primeiros meses após o plantio, exige quantidades menores de água. Por isso, recomenda-se não realizar o plantio na estação chuvosa, por causa dos altos índices de precipitação, que geralmente ocorrem nessa época. Assim, o solo se encontrará encharcado, podendo induzir o apodrecimento das mudas. Já para os cultivos irrigados, o plantio poderá ser feito em plena estação seca, uma vez que o fornecimento de água à cultura será feito pela irrigação.

Aproveitamento de matéria orgânica
O aproveitamento dos resíduos vegetais da própria bananeira para se fazer a cobertura do solo torna-se uma alternativa viável para os pequenos produtores, que normalmente têm maiores dificuldades para adquirir adubos químicos para aplicar nos seus bananais.

A escolha da variedade mais adequada, para ser utilizada na implantação do bananal, é algo que deve ser feito de forma criteriosa, pois a utilização de uma variedade inadequada, para uma determinada condição de plantio, poderá se tornar em perda do investimento, inviabilizando o agronegócio.

Assim, a escolha da variedade de bananeira deve ser feita considerando-se, basicamente, os seguintes critérios: preferência do mercado consumidor; destino da produção (consumo “in natura” ou indústria); capacidade da produtividade; resistência às principais doenças que atacam a bananeira; porte; disponibilidade de material propagativo (mudas) e tolerância à seca e ao frio.

A muda
A muda é um dos itens mais importantes para o sucesso de um bananal, pois ela irá influenciar diretamente na obtenção de plantas saudáveis e com a produtividade almejada. Assim, independente da espécie utilizada, além da qualidade da muda, deve-se levar em conta a finalidade da produção (se para abastecimento do mercado interno ou para exportação) e o preparo que será adotado no preparo do bananal. Quanto maior o peso da muda de rizoma inteiro, mais rápido será o seu desenvolvimento. Por isso, os tipos chifrão e muda alta formam bananais uniformes, pois quase sempre não necessitam de replantio.

banana

A muda é um dos itens mais importantes para o sucesso de um bananal, pois ela irá influenciar diretamente na obtenção de plantas saudáveis e com a produtividade almejada

Condução do viveiro
O viveiro de mudas, devidamente instalado, exige uma série de operações que visam garantir o potencial de brotações com vigor e sanidade desejável, para que o material propagativo seja de boa qualidade. Essas operações são chamadas de tratos culturais e têm como finalidade estimular o crescimento das plantas e manter condições adequadas de água, luz e nutrientes, necessárias para o seu bom desenvolvimento. Dessa maneira, o produtor irá assegurar não apenas a obtenção de uma elevada produção da sua cultura, mas também uma colheita de frutos de boa qualidade.

Tratos culturais
Dentre os tratos culturais indispensáveis de serem realizados no viveiro, pode-se destacar:

Capina - as mudas são bastante afetadas pela concorrência de plantas infestantes (invasoras) em água, luz e nutrientes, principalmente nos períodos de escassez de chuvas. Portanto, faz-se necessário manter o viveiro sempre limpo.

Fertilização - estabelecido o viveiro, para conseguir-se um rápido desenvolvimento das mudas, acompanhado do surgimento de brotações laterais (novas gemas), faz-se necessária a aplicação de nitrogênio. A fertilização deve ser realizada obedecendo rigorosamente ao que recomenda a análise química do solo do viveiro, tanto no que se refere à dosagem quanto à época e local de sua aplicação dos adubos.

Irrigação – O método de irrigação a ser utilizado depende do tipo de solo, da quantidade e qualidade da água disponível, da topografia do terreno e do clima.

Desbaste e limpeza das folhas - a operação de desbaste torna-se necessária, portanto, praticamente dispensável nos primeiros quatro a cinco meses do estabelecimento do viveiro, quando o número de filhos normais não exceder a cinco. Excedendo, deve proceder-se ao desbaste, para deixar os cincos melhores filhos, que se transformarão em mudas nos próximos meses. Os filhos prensados ou mal formados, com desenvolvimento e crescimento atrasados, são eliminados. Já a limpeza de folhas se faz necessária porque essas folhas deixam-se dobrar junto ao seu pseudocaule, interferindo no desenvolvimento das brotações e, com a sua eliminação, também se expõem novas gemas laterais de brotação.

banana

O método de irrigação a ser utilizado depende do tipo de solo, da quantidade e qualidade da água disponível, da topografia do terreno e do clima

Planta mãe
No que concerne à planta mãe, por nenhuma razão, deve-se cortá-la enquanto seus filhos não estiverem aptos para retirada e plantio. Se, antes disso, emitir a inflorescência, esta deve ser, então, eliminada, para que seus nutrientes sejam transferidos para os filhos (mudas) em desenvolvimento, bem como para evitar que o seu peso provoque envergamento da bananeira.


Confira mais informações, acessando os cursos da área Fruticultura.

Por Silvana Teixeira

Faça já o Download Grátis
Faça já o Download Grátis Manual para Tornar sua Produção Orgânica

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!