WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Maracujá é fruta que produz o terceiro suco mais consumido no Brasil

Cultivo de maracujá pode ser lucrativo para grandes e pequenos produtores, sendo importante fonte de renda no âmbito da agricultura familiar

https://cptstatic.s3.amazonaws.com/imagens/enviadas/materias/materia1912/m-fruta-maracuja.jpg

O maracujá é comercialiizado como fruta fresca ou como produto das indústrias de processamento de suco e outros derivados.

A produção e o processamento de frutas constituem importantes atividades econômicas, permitindo obtenção de maior renda por área cultivada e gerando mais empregos do que outras atividades agropecuárias. Um hectare cultivado com frutas pode gerar de dois a seis empregos diretos, enquanto um hectare com grãos gera 0,5 emprego direto.

Nesse contexto, a produção de maracujá é uma atividade de grande importância, sendo comercializado como fruta fresca para mercados atacadistas e varejistas e, principalmente, para as indústrias de processamento de suco e outros derivados. O suco de maracujá é o terceiro mais produzido no Brasil, atrás do suco de laranja e o de caju. Nas décadas de 1980 e 1990 houve um rápido crescimento na produção da fruta, no Brasil, e também, nos mercados de suco e in natura. Hoje, segundo o IBGE, o Brasil é o maior produtor mundial de maracujá com cerca de 718.798 toneladas anuais do fruto.

O maracujazeiro pertence à família Passifloraceae, que compreende 17 gêneros e cerca de 600 espécies. Todas crescem nas regiões tropicais e subtropicais. O gênero Passiflora é o maior dessa família, com cerca de 450 espécies, sendo as mais importantes a Passiflora edulis flavicarpa (maracujá amarelo), a Passiflora edulis edulis (maracujá roxo) e a Passiflora alata (maracujá doce). A palavra Passiflora significa "flor da paixão", em alusão a suas belíssimas flores. No Brasil, os frutos das espécies comestíveis de Passiflora são chamados de maracujá, uma palavra da língua tupi, que significa "alimento que se toma sorvendo".

A boa produção da planta se dá quando as condições ambientais são adequadas para o seu desenvolvimento, florescimento e frutificação. Essas estão relacionadas à temperatura, chuvas, umidade relativa do ar, luminosidade e ocorrência de ventos fortes e geadas.

É uma cultura que tanto pode ser lucrativa para grandes quanto para pequenos produtores, sendo importante fonte de renda no âmbito da agricultura familiar. Assim, pode ter alta relevância na fixação das famílias no campo. No entanto, a decisão de implantar uma lavoura deve se basear numa pesquisa para verificar a existência de um mercado que absorva a produção, seja para venda de frutos frescos ou para a indústria de processamento.

https://cptstatic.s3.amazonaws.com/imagens/enviadas/materias/materia1912/m-maracuja.jpg

A cultura pode ser lucrativa tanto  para grandes quanto para pequenos produtores, sendo importante fonte de renda no âmbito da agricultura familiar.

Com o objetivo de apresentar a técnica de produção do maracujá, abordando o preparo das sementes, a formação das mudas, o preparo do solo, o plantio, os tratos culturais, as principais pragas e doenças, a colheita e a comercialização dos frutos, o CPT – Centro de Produções Técnicas elaborou o curso “Produção de Maracujá”, no qual você receberá informações do engenheiro agrônomo Waldir Vicente dos Santos, coordenador técnico de Horticultura da EMATER – Uberlândia – MG.

Após fazer o curso e ser aprovado na avaliação, o aluno recebe um certificado de conclusão emitido pela UOV – Universidade On-line de Viçosa, filiada mantenedora da ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância.

Os principais canais para comercialização do maracujá são as indústrias de processamento localizadas em algumas regiões produtoras, como é o caso do Triângulo Mineiro, onde a comercialização de frutos ao natural, embora tenha crescido muito nos últimos anos, ainda não alcançou o volume comercializado pelas indústrias de suco. No mercado de frutas ao natural, são os CEASAs e os mercados municipais os principais canais de comercialização para o produtor rural. Os preços recebidos pelos produtores são normalmente superiores aos pagos pela indústria, mas exige-se cuidados adicionais dos produtores na colheita, preparo, seleção, classificação, embalagem e expedição em relação aos produtos enviados à indústria.

As vendas por atacado se dão, principalmente, via centrais de abastecimento, ou seja, os CEASAs dos grandes centros urbanos. Nesse caso, os agricultores levam o produto encaixotado e comercializam-no com os intermediários. Os frutos recebem preços compatíveis com sua  classificação, ou seja, a separação do produto por cor, tamanho e qualidade. Essa visa uniformizar a linguagem do mercado, de forma que produtores, atacadistas, indústrias, varejistas e consumidores tenham os mesmos padrões para determinar a qualidade do produto.

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Andrews Vinícius

29 de out. de 2015

como faço para citar uma frase de vocês, porque não contem o ano da publicação.

Resposta do Portal Cursos CPT

30 de out. de 2015

Olá, Andrews!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Qual o artigo você desejar citar?

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

ANGELICA

10 de jul. de 2012

Bom dia! Tudo bem ? Estou entrando no mercado de venda de maracujá. Vocês compram maracujá ou poderiam me informar quem trabalha com produção da fruta? Desde já, agradeço.

Resposta do Portal Cursos CPT

11 de jul. de 2012

Olá, Angélica!

Agradecemos sua visita ao nosso site e recomendamos que realize uma pesquisa utilizando os mecanismos de busca da internet, como o Google, por exemplo, para encontrar produtores do maracujá. É aconselhável que busque por fornecedores próximos à sua região, para redução de possíveis custos com transporte.

Atenciosamente,

Natália Parzanini

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?