
No Brasil, o verão chega com altas temperaturas, que tornam o calor insuportável. Nas cidades, todos buscam áreas sombreadas para fugirem do sol. Felizmente, “somos um país rico em frutíferas, pois nosso clima permite o cultivo de uma gama enorme de espécies”, afirma Dalmo Lopes de Siqueira, professor do Curso CPT Produção de Mudas Frutíferas. Algumas delas garantem boa sombra onde são plantadas. São elas, o abacateiro, a amoreira, a bananeira, a goiabeira e a mangueira. Todas refrescam o ambiente no meio urbano.
1. Abacateiro
Uma das espécies de abacateiro mais cultivadas no país é a Persea americana. Regiões com temperaturas entre 15,6 e 29,4°C e índice pluviométrico de 1200 mm anuais são ideais para o plantio do abacateiro. Embora a irrigação da frutífera deva ser frequente, é importante evitar encharcamentos.
A adubação do solo pode ser realizada duas vezes ao ano. Para garantir bom arejamento à frutífera e conduzir seus longos galhos, as podas são necessárias. A produção de abacates ocorre entre dezembro e março.
2. Amoreira
O plantio de amoreira, conhecida cientificamente como Morus nigra, deve ser realizado em regiões com temperaturas entre 24 e 28°C e alto percentual de umidade relativa do ar. Como a frutífera apresenta galhos longos, são necessárias podas, normalmente recomendadas de abril a maio (no outono).
Embora prefira locais úmidos, a amoreira não tolera encharcamentos. Inclusive, quando frutificar (produzir amoras), a irrigação deve ser interrompida. Caso contrário, as frutas apodrecem. O ápice de produção de amoras ocorre de setembro a outubro.
3. Bananeira
A bananeira, ou Musa, deve ser plantda em regiões com umidade do ar elevada e temperaturas na faixa de 20 e 29°C. Com isso, a frutífera se torna ainda mais produtiva, com cachos de banana fartos e viçosos. A irrigação é necessária, contanto que a água seja usada de forma racional, para não apodrecer as raízes.
Para evitar doenças e pragas, é importante que a frutífera bananeira seja plantada distante de outras espécies vegetais. A produção da bananeira ocorre um anos após o plantio da muda. As bananas podem ser colhidas ao longo do ano.
4. Goiabeira
A espécie de goaiabeira Psidium guajava apresenta porte médio e, por isso, pode ser plantada, com espaçamento entre plantas de 5 a 8 metros. Como é uma frutífera de clima tropical, prefere temperaturas entre 25 e 30°C. Seus galhos longos, plenos de folhas, exigem podas de abril a maio (no outono) ou de agosto a setembro (na primavera).
Com isso, a frutificação ocorre, de janeiro a março, com boa produtividade de goiabas. Na estação das águas, a frutífera se desenvolve ainda mais, o que pode exigir novas podas. No verão, a árvore deve ser irrigada diariamente.
5. Mangueira
A Mangifera indica, conhecida popularmente como mangueira, é uma espécie frutífera de grande porte. Sendo assim, no plantio, recomenda-se o espaçamento entre plantas de 10 a 12 metros. Como é uma frutífera típica de clima tropical, ela se desenvolve melhor em regiões com temperaturas entre 20 e 29°C.
A irrigação das mudas de mangueira deve ser realizada, três vezes, semanalmente, até o desenvolvimento das raízes. São necessários oito anos até que a mangueira frutifique pela primeira vez. A colheita de mangas ocorre entre dezembro e março.
Conheça os Cursos CPT da Área Fruticultura.
Leia o artigo "Quais as melhores formas de irrigação em frutíferas?"
Fonte: revistagloborural.globo.com
Por Andréa Oliveira.

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.