WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Fotografia registra momentos para a posteridade

A arte da fotografia é utilizada em praticamente todas as áreas do conhecimento: medicina, engenharia, arquitetura, decoração, ciências sociais, arte, entre vários outros

https://cptstatic.s3.amazonaws.com/imagens/enviadas/materias/materia2067/m-curso-fotografia.JPG

Quanto mais fiel for o registro fotográfico, maior será a satisfação.

A palavra fotografia vem do grego e significa pintar com luz. Ela consiste em registrar em um dispositivo físico (filme fotográfico, no caso da fotografia convencional, ou sensor digital, quando se trata da fotografia digital) a luz refletida pelo elemento que se deseja fotografar. Quanto mais fielmente for registrado o que se pode ver, maior será a satisfação alcançada com a foto obtida.

Uma foto pode ser tirada para atender a objetivos diversos, desde o registro de encontros familiares e de amigos para ser guardada para a posteridade, até para ser utilizada como recurso técnico. Se ficarmos atentos, percebemos que a fotografia é utilizada em praticamente todas as áreas do conhecimento: veículos de informação (jornais, livros, revistas, home pages), medicina, engenharia, arquitetura, decoração, ciências sociais, arte, registro históricos, entre vários outros.

A exemplo do que acontece em todos os setores, a técnica fotográfica evoluiu  muito desde a sua invenção e continuará evoluindo, de acordo com os avanços tecnológicos que vão surgindo. Segundo informações da literatura, a primeira pessoa a tirar uma fotografia verdadeira, sem alteração da imagem produzida pela ação direta da luz foi Joseph Nicéphore Niepce, em 1826. Após dez anos de experiência, ele conseguiu reproduzir a vista do sótão de sua casa, cujos registros foram feitos em negativos de baixa densidade, expostos sobre o papel tratado com cloreto de prata e precariamente fixados com ácido nítrico.

Desde aquela época até os dias de hoje, muitas mudanças ocorreram, tanto na melhor compreensão do processo fotográfico, como no desenvolvimento de novas tecnologias. Prova disso é a diversidade de informações e técnicas cada vez mais exploradas, associadas à grande variedade de equipamentos como lentes, filtros, filmes fotográficos e equipamentos de iluminação existentes, sem falar da mais recente descoberta, a fotografia digital.

A arte de fotografar se torna muito gratificante quando os resultados representam fielmente a realidade.

No entanto, apesar de ser uma técnica bastante simples, praticada por significativo número de pessoas, o que se observa, no dia a dia, é uma considerável carência de informações a esse respeito. Não são raras as situações em que fotos de qualidade inferior são obtidas, por falta de conhecimentos simples do processo fotográfico.

Com o objetivo de disponibilizar, de forma clara e objetiva, as principais informações que julgamos necessárias para um melhor aprendizado da técnica fotográfica, abordando assuntos como: o elemento luz; captura da luz pela câmera; objetivas; função, funcionamento e ajustes do diafragma; função, funcionamento e ajustes do obturador; principais modos de captura; medição da luz; enquadramentos; e registro da luz, o CPT – Centro de Produções Técnicas elaborou o curso “Fotografia”. Nele você receberá informações do professor Júlio Alessi, designer gráfico e fotógrafo profissional.

Após fazer o curso e ser aprovado na avaliação, o aluno recebe um certificado de conclusão emitido pela UOV – Universidade On-line de Viçosa, filiada mantenedora da ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância.

A arte de fotografar se torna muito gratificante quando os resultados representam fielmente a realidade da situação no momento do clique. E para que isso seja alcançado, é preciso conhecer bem os elementos que a compõe para melhor registrar e obter a imagem desejada.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!