WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Estúdio fotográfico - como montar e quais as condições legais para que entre no mercado da fotografia

Um estúdio fotográfico é uma estrutura complexa, feita por várias dependências diferentes

Estúdios fotográficos devem ser bem equipados e organizados

Sempre deve existir um contrato de uso de imagem com os modelos fotografados

O que é a fotografia?

Fotografia é um recurso que fixa e reproduz imagens de cenas e de temas que, em sua maior parte, mostram tantos fatos reais quanto aspectos reais. A intenção é sempre a transmissão de uma informação ou a captação dos sentimentos de acordo com a visão do fotógrafo. Essa ação é possível por meio de recursos de controle e registro da luz por dispositivos especiais como filmes fotográficos e a fotografia digital.
    

Qual a diferença entre a fotografia natural e a fotografia artificial?

Trata-se de uma diferença simples. Sendo a fotografia natural a captura da luz que ilumina o tema fotografado no momento do click da câmera, ou seja, é a captura enquanto há luz do sol ou luz do dia. Na fotografia artificial, a captura ocorre pela luz do flash, devido a ambientes escuros e à iluminação que se tem nos estúdios fotográficos.

Estúdios fotográficos

“Os trabalhos realizados em estúdios fotográficos se diferenciam pelas possibilidades que o
fotógrafo tem em controlar a luz e, assim, obter uma foto da maneira imaginada. É por isso que os estúdios fotográficos são considerados indispensáveis, quando se pensa em produzir fotos publicitárias bem elaboradas”, afirma o professor Júlio Alessi, do curso Estúdio Fotográfico - Montagem e Utilização, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.

Montagem de um estúdio fotográfico

O estúdio fotográfico é utilizado, exclusivamente, para a realização de serviços fotográficos como: fotografias publicitárias, fotografias de identificação, books, composites, entre outros. Para que essas atividades sejam realizadas com êxito, é necessária a montagem de um ambiente apropriado, com os equipamentos necessários.

As dependências do estúdio

Um estúdio deve possuir as dependências citadas a seguir:

1) Estúdio propriamente dito

É onde são realizadas as sessões fotográficas, assim devem possuir características e dimensões apropriadas. Estas são estabelecidas com base no nível de sofisticação que os estúdio terá (equipamentos, número de acessórios, entre outros). De maneira genérica, um estúdio com seis metros de largura e oito metros de comprimento (área de 48 metros quadrados) é o considerado ideal. O pé direito deve ser, no mínimo, de quatro metros, para que não dificulte o posicionamento dos equipamentos de luz, na parte superior, e também para possibilitar instalações de painéis de fundo e tornar o ambiente arejado.

Janelas só devem estar nas laterais dos estúdios e, mesmo assim, protegidas por cortinas com algum material que bloqueie a luz externa quando as fotografias estão sendo feitas.

Do lado oposto ao fundo do estúdio, deverá ser encontrada a porta de entrada. Ela deve ser totalmente opaca e pintada para também não haver penetração da luz externa.

A cobertura poder ser de laje ou telhado. Nos telhados, deve haver um forro abaixo dos destes. Eles deverão ser pintados de branco ou preto.

2) Camarim

É onde os modelos fotografados serão arrumados, sendo maquiados e onde colocarão as roupas e acessórios para a sessão.

Deve possuir uma cadeira giratória, um espelho grande e bem iluminado, bancada com gavetas, para guardar os produtos, guarda-roupas, sanitário, cabine para troca de roupas.

3) Cozinha

Muitas vezes, em um estúdio, é necessário que sejam fotografados produtos culinários. Para tal, é necessário que haja uma cozinha devidamente estruturada para dar o ar de realidade desejado. Assim, a cozinha deve ter fogão, geladeira, bancada e tudo o que seja preciso para que os alimentos sejam preparados.

4) Almoxarifado

Os materiais necessários para a realização das fotografias devem ser armazenados em uma parte do estúdio determinada almoxarifado. Os materiais devem ser mantidos organizados para que sejam encontrados sempre que precisarem ser utilizados.

A área ideal para ele é de 12m².

5) Escritório

Serviços administrativos devem ser realizados no escritório do estúdio. Nele, os clientes serão recebidos, tanto na hora dos contratos quanto da entrega das fotografias. Da mesma forma,  servem para a contratação dos modelos, assim como de produtores e elaboração de campanhas publicitárias.


Acessórios indispensáveis ao estúdio

1) Fundo infinito

Necessário na eliminação da quina, entre o fundo do estúdio e o piso, para deixar as fotos com melhor qualidade visual. A denominação é por passar a impressão de continuidade das fotos. É um dispositivo arredondado (alvenaria, madeira ou tecido), com curvatura de 45 cm. Sendo de alvenaria, deve ser fixo. Já em caso de madeira ou tecido, pode ser móvel.

2) Painéis

São colocados atrás dos objetos que serão fotografados. Podem ser de tecido, madeira ou outro material. Podem representar cenários, como paisagens, por exemplo. Suas dimensões devem ser compatíveis com as dimensões do estúdio. Um tamanho genérico usado é 2 metros de altura por 2,5 m metros de comprimento e 2,6 m de altura por 3,3 m de comprimento.
    
3) Suporte para painéis

Quando são painéis de tecido, podem ser enrolados e guardados em uma estante. No caso de painéis de madeira, devem estar em uma parede e encostados na lateral do estúdio. O apoio para estes painéis deve ser de madeira.

4) Pontes móveis

O uso de pontes móveis, em situações estratégicas, são uma interessante opção para pendurar os painéis de fundo e para sustentar esquipamentos de iluminação.

Normalmente, apenas duas pontes móveis são suficientes. Uma delas deve se localizar mais ao fundo do estúdio, justamente para prender os painéis de fundo e os equipamentos de iluminação. Esses equipamentos de iluminação devem formar, aproximadamente, 45 graus com os modelos que serão fotografados.

A segunda ponte móvel deve estar afastada da primeira de 3 a 5 metros. Isso facilita a montagem de outros equipamentos de iluminação.

As pontes devem possuir roldanas, na parte superior, para que possam ser erguidas ou abaixadas com facilidade.

5) Controladores de temperatura

Manter a temperatura agradável é fundamental para os bons resultados fotográficos. Assim, exaustores devem ser instalados para que haja ventilação interna. Condicionadores de ar também devem ser colocados no escritório e no camarim, se possível.

6) Iluminação geral

A iluminação é obtida por meio de luminárias e iluminação geral por lâmpadas fluorescentes tubulares ou incandescentes compactas. O mesmo tipo de iluminação deve ser utilizado em todas as dependências do estúdio.


Sobre o proprietário do estúdio

O proprietário ou seu gerente do estúdio deve possuir alguns requisitos básicos para que seu empreendimento tenha sucesso:

- Conhecimento do ramo de atuação;
- Atendimento personalizado para satisfação do cliente;
- Adoção de medidas administrativas corretas;
- Serviço de boa qualidade.
    

 Alguns aspectos legais também são indispensáveis:

- Registro na Junta Comercial do Estado;
- Registro na Secretaria da Receita Federal;
- Registro na Secretaria da Fazenda;
- Registro na Prefeitura do Município;
Registro no Sindicato Patronal.

Advertência


Sempre tenha um contrato sobre o uso da imagem dos modelos e produtos. O uso errado pode acarretar uma série de problemas ao estúdio.

Confira mais informações, acessando os cursos da área Fotografia


Natália Mayrink De Lazzari

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Ana Rosa

11 de ago de 2018

Muito bom me ajudou muito!!

Resposta do Portal Cursos CPT

13 de ago de 2018

Olá Ana Rosa,

Agradecemos a visita e comentário em nosso site.

Ficamos felizes que tenha gostado do nosso conteúo.

Atenciosamente,

Mariana Caliman Falqueto

mria iramar silva caroso

27 de jun de 2015

gostei achei bem interessante.

Resposta do Portal Cursos CPT

29 de jun de 2015

Olá, Iramar!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Ficamos felizes que tenha gostado.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Claudia

19 de mai de 2015

Amei as dicas, tbm estou pretendendo abrir um estudio

Resposta do Portal Cursos CPT

20 de mai de 2015

Olá, Claudia!

Ficamos felizes que tenha gostado do nosso artigo sobre estúdio fotográfico.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Henrique Trindade

22 de set de 2013

Ótimas dicas, só questiono os painéis, que já não estão sendo tanto usados como há alguns anos atrás.

Resposta do Portal Cursos CPT

23 de set de 2013

Olá, Henrique!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

João Almeida

16 de mai de 2013

Olá, trabalho com eventos sociais, fotografias e filmagem. Logo em breve estarei parando e pretendo fazer fotos publicitárias (produtos) e books (gestantes, crianças, jovens e etc). Estou precisando de dicas para montar o estúdio (tamanho e cor do ambiente, com conseguir fundos, iluminação adequada e roupas), a câmera fotográfica que trabalho é uma Nikon d-90. Pretendo fazer este estúdio fotográfico em uma casa com boas condições de trabalho e gastando pouco depois ampliar de acordo a necessidade. Será possível este sonho? Posso contar com sua ajuda? Sem mais conto com a compreensão da equipe competente. Um abraço Empresa - Universo produções João Almeida

Resposta do Portal Cursos CPT

17 de mai de 2013

Olá, João Almeida!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

As dependências físicas que deverão constituir um estúdio fotográfico dependerão do tipo de fotografia que será realizada no mesmo. Para fotografar alimentos, é preciso que se tenha uma pequena cozinha onde os alimentos serão preparados. E, para obter fotografia de moda, é necessário a existência de um camarim onde onde os modelos serão maquiados e preparados para as seções de fotos.

Estúdio: o estúdio é o local onde são realizadas as seções fotográficas e por isso ele deverá possuir dimensões e características apropriadas, visando facilitar os trabalhos que ali serão realizados. As dimensões do estúdio deverão ser definidas, levando em consideração o nível de sofitiscação, o número de equipamentos e acessórios que estarão disponíveis para serem utilizados, e, principalmente, a disponibilidade de recursos financeiros para fazer a montagem do mesmo.

Como sugestão, podemos dizer que um estúdio com seis metros de largura e oito de comprimento, tendo portanto, uma área útil de 48 m², pode ser considerado ideal. Em relação ao seu pé direito, recomenda-se que este seja, de, pelo menos, quatro metros.

Camarim: o camarim é o local destinado à preparação dos modelos que serão fotografados no estúdio. É nesse local que os modelos serão maquiados e onde as roupas serão colocadas.

Cozinha: para fotografar produtos culinários em um estúdio fotográfico, é preciso que haja no interior do mesmo uma área devidamente estruturada para servir de cozinha. Sendo assim, nesse local, deverá existir uma pia com bancada, fogão e geladeira, para acondicionar e preparar alimentos que serão fotografados.

Almoxarifado: durante as seções fotográficas realizadas em um estúdio fotográfico, muito são os materiais utilizados. Estes deverão ser mantidos dentro do estúdio em um local apropriado que é o almoxarifado. Esse compartimento deverá possuir condições adequadas para que todos os materiais sejam devidamente organizados para facilitar a localização e utilização dos mesmos.

Além disso, é necessário também: fundo infinito; painéis; suporte para painéis; pontes móveis; controladores de temperatura.

Para mais informações, o CPT - Centro de Produções Técnicas, possui o curso Estúdio Fotográfico - Montagem e Utilização.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Sara S. Santos

8 de fev de 2013

As explicações for excelentes, de aproveitamento total.

Resposta do Portal Cursos CPT

13 de fev de 2013

Olá, Sara!

Agradecemos sua visita e seu comentário em nosso site.

Ficamos felizes em saber que gostou do artigo.

Continue acessando nosso site e fique por dentro de novidades em sua área de atuação.

Atenciosamente,

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!