WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Estúdio: um leque de possibilidades para o fotógrafo

Antes de montar um estúdio fotográfico, o futuro empresário deve conhecer alguns aspectos importantes

 

 O bom fotógrafo deve capturar os melhores momentos

A fotografia é o resultado da captura da luz que ilumina o tema fotografado no momento do click da câmera. Ela pode ser natural ou artificial. A natural refere-se à luz do sol ou à luz do dia, enquanto a artificial refere-se à luz do flash (em ambientes escuros) ou à iluminação feita em estúdios fotográficos. No entanto, o mais importante é sempre transmitir uma informação ou os sentimentos do fotógrafo com o elemento fotografado.

Nos estúdios fotográficos, há um leque de possibilidades de o fotógrafo controlar a luz e, com isso, obter a foto da maneira desejada. Por isso, os estúdios são considerados indispensáveis, quando se pensa em produzir fotos publicitárias bem elaboradas.

 

No curso Estúdio Fotográfico - Montagem e Utilização, o professor Júlio Alessi, designer gráfico e fotógrafo profissional, ressalta que “Dentro de um estúdio simples e bem equipado, o fotógrafo terá condições de realmente desenvolver sua criatividade e de fazer juz ao verdadeiro significado da palavra fotografia, que é pintar com a luz. ”

 

Sem dúvida, este é o caminho eficaz para o sucesso no mercado de fotos publicitárias. No entanto, para que isso se torne possível, o fotógrafo precisa conhecer muito bem quais são as características indispensáveis em um estúdio fotográfico. Da mesma forma, ele deve conhecer as técnicas de iluminação, os equipamentos e acessórios indispensáveis bem como algumas técnicas para fotografar diferentes modalidades (modas, produtos e alimentos).

 

Montagem do estúdio

 

Antes de iniciar a montagem de um estúdio, é preciso avaliar, com bastante critério, se a sua montagem realmente será necessária. Basicamente, analisando quais são as possibilidades de alugar um, ao invés de montá-lo. No entanto, é possível montar um estúdio visando apenas locações para terceiros. Ou ainda, montá-lo visando as duas possibilidades, o que é mais comum e mais recomendado. Tudo isso, visando sempre a viabilidade econômica.

 

Independente do tipo de serviços que será realizado no estúdio fotográfico, o seu proprietário ou seu administrador precisa possuir alguns pré-requisitos básicos, ou seja:

 

- conhecimento do ramo de atuação;

- atendimento personalizado capaz de atender, de forma satisfatória, os seus clientes;

- medidas administrativas corretas, que permitam cumprir criteriosamente os prazos de entrega dos serviços;

- serviços de boa qualidade.

 

Do ponto de vista legal, antes de realizar a montagem de um estúdio fotográfico, o proprietário deverá tomar as seguintes providências:

 

- Registro na Junta Comercial do Estado;

- Registro na Secretaria da Receita Federal;

- Registro na Secretaria da Fazenda;

- Registro na Prefeitura do Município;

- Registro no Sindicato Patronal.

 

Além dos registros, é preciso obter, junto à prefeitura do município, informações referentes às instalações físicas da empresa e ao Alvará de Funcionamento. Da mesma forma, o futuro empresário deverá consultar o Procon para adequar seus produtos às especificações do Código de Defesa do Consumidor (LEI no 8.078 DE 11.09.1990) bem como o Código Sanitário (especificações legais sobre as condições físicas).

 

Estúdio

 

O estúdio deverá possuir dimensões e características apropriadas, visando facilitar os trabalhos que nele serão realizados. As dimensões de um estúdio deverão ser definidas, levando-se em conta o nível de sofisticação, o número de equipamentos e acessórios que estarão disponíveis para serem utilizados, e, principalmente, a disponibilidade de recursos financeiros para fazer a sua montagem. Além disso, é importante ter em mente que, quanto maior a área do estúdio, maiores serão as facilidades para o fotógrafo realizar seus trabalhos.

 

No entanto, estúdios maiores terão altos custos de manutenção e de operação. Sendo assim, a pessoa responsável por sua montagem deverá analisar muito bem antes de definir as suas dimensões. Como sugestão, podemos dizer que um estúdio com seis metros de largura e oito de comprimento tendo, portanto, uma área útil de 48 metros quadrados, pode ser considerado ideal.

 

Camarim

 

Nesse local, os modelos serão maquiados e vestirão suas roupas e apetrechos que serão utilizadas nas seções de fotos. Sendo assim, o camarim deverá ser equipado com uma cadeira giratória, um espelho grande e bem iluminado, uma bancada com gavetas (para guardar produtos de maquiagem), guarda-roupas, um sanitário e uma cabine para realizar a troca de roupas.

 

Escritório

 

Um estúdio fotográfico é um estabelecimento comercial e, por isso, alguns serviços administrativos deverão ser realizados. Sendo assim, torna-se necessária a existência de um escritório no interior da edificação. Este será utilizado para receber clientes, tanto no momento de fazer contratos como para fazer a entrega de fotografias. Da mesma forma, nele serão realizados todos os serviços administrativos bem como a contratação de modelos e de produtores, além de elaboração de campanhas de publicidade dos serviços prestados.

 

Para somar mais conhecimentos sobre a área abordada acima, acesse os cursos sobre Fotografia.

 

Por Andréa Oliveira

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?