WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Promoção Leve 3 e pague 2

Produção comercial de Helicônia, Antúrio e Spathiphyllum - uma atividade rentável

O que mais atrai no cultivo dessas variedades é o fato de essas plantas, rizomatosas, ser muito simples, exigindo baixo nível de investimento

antúrio, heiconia spathiphillum

As flores sempre estiveram, e ainda até hoje estão, presentes nos momentos especiais de milhares de pessoas

As plantas ornamentais tropicais, que produzem flores, também estão cada vez mais presentes no mercado nacional e internacional. Este é o caso das Helicônias, Antúrios e Spathiphyllum, três espécies de grande beleza e grande rusticidade no cultivo.

Sabemos que as flores sempre estiveram, e ainda até hoje estão, presentes nos momentos especiais de milhares de pessoas. Por sua beleza, suavidade, formas, e grande variedade de cores e aromas, elas  também são usadas como adornos, enfeitando casas, jardins e os mais variados ambientes de trabalho.

Não há quem não se emocione ao receber um belíssimo arranjo de flores do campo no dia do seu aniversário, assim como não há quem deixe de observar um belíssimo buquê sendo  carregado por uma linda noiva no dia do seu casamento. Também as encontramos nas festas de formatura, batizados, simpósios, reuniões, enfim, elas estão sempre ali, para agraciar o momento e tornar o ambiente mais agradável.

antúrio, heiconia spathiphillum

As flores são usadas como adornos, enfeitando casas, jardins e os mais variados ambientes de trabalho.

“O que mais atrai nas variedades Antúrio, Helicônia e Spathiphyllum é o fato de essas plantas, rizomatosas, serem de cultivo muito simples, exigindo baixo nível de investimento”, afirma o professor José Geraldo Barbosa, do curso Produção comercial de Antúrio, Helicônia e Spathiphyllum, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.

No caso específico das Helicônias, por exemplo, o que se tem observado no mercado internacional é que essas plantas vêm apresentando crescente comercialização, por causa do aumento da produção em países da América Central e da América do Sul, e também do aumento da sua divulgação.

No Brasil, as Helicônias são conhecidas por vários nomes vulgares: Falsa-Ave-do-Paraíso, Bananeira-de-Jardim, Bico-de-Guará e Paquevira. Dependendo da espécie, as helicônias, podem ser encontradas em altitudes de até 2.000 m, sendo poucas as encontradas em regiões de maior altitude.

Ocorrem mais frequentemente nas margens das florestas e matas ciliares e em áreas em ocupação por pioneiras, mas em áreas alagadas são pouco encontradas. Crescem bem em locais sombreados, ou sob sol, úmidos a levemente secos, de preferência em solos argilo-arenosos.

antúrio, heiconia spathiphillum

As Helicônias são conhecidas por vários nomes vulgares: Falsa-Ave-do-Paraíso, Bananeira-de-Jardim, Bico-de-Guará e Paquevira

Helicônias
As Helicônias são usadas comercialmente como plantas de jardins, em canteiros ou vasos, ou flores de corte. Como flores de corte, vem sendo observada uma crescente comercialização nos mercados nacional e internacional, graças à sua beleza e a exoticidade. Suas flores apresentam brácteas que as envolvem e protegem, as quais são muito vistosas. Além disso, a rusticidade, a resistência ao transporte pós-colheita, e a longa durabilidade após a colheita têm favorecido sua disseminação no mercado de flores cortadas.

As helicônias são plantas que se reproduzem não só por sementes, mas também por um órgão subterrâneo especializado, o rizoma, cuja função principal é servir como fonte de reservas, nutrientes e água para o crescimento e desenvolvimento. O período de maior produção de inflorescências normalmente ocorre no início do verão, diminuindo no outono até parar completamente no inverno.

antúrio, heiconia spathiphillum

Os Antúrios são plantas perenes, de caule herbáceo consistente, ascendente, existindo, também, os tipos acaules

Antúrio
Os Antúrios são plantas perenes, de caule herbáceo consistente, ascendente, existindo, também, os tipos acaules. Entre as espécies, há grande variação na forma, no tamanho de folhas e nas inflorescências. Seu valor ornamental é grande, sendo muito usado como planta de vaso, para jardins interiores e locais pouco insolados. Como flor cortada, seu uso cresce dia a dia, por causa da sua durabilidade e conformação típica, sendo comercializada em sua cor original ou artificialmente pintada.

A flor comercial do antúrio é composta pela espata colorida e o espádice, aquela porção cilíndrica que se projeta da espata. O espádice é, na realidade, a inflorescência do antúrio. Ali estão situadas as flores, nuas (sem cálice e sem corola), constituídas apenas dos órgãos sexuais. A maturação das flores ocorre da base para o ápice do espádice e, em algumas espécies, é indicada, também, pela alteração da coloração do espádice.

As flores devem ser colhidas quando a espata estiver toda aberta e o espádice apresentar-se com metade a três quartos do seu tamanho, com coloração modificada. Flores colhidas, antes ou depois, tendem a durar menos.

antúrio, heiconia spathiphillum

O que mais chama a atenção no Spathiphyllum é a coloração da inflorescência e da espata, que é branca.

Spathiphyllum
O Spathiphyllum pertence à família das aráceas, conhecida cientificamente como Araceae, que é a mesma família dos antúrios. Existem, por causa desse parentesco, diversas semelhanças biológicas do Spathiphyllum com o antúrio:
- São cultivadas sob sombra;
- São propagadas por sistema rizomatoso; e
- Inflorescência é do tipo espádice, envolvida pela espata.

É comercializada como planta de vaso, ou como muda para plantio em jardins internos ou áreas externas, geralmente sombreadas. O que mais chama a atenção é a coloração da inflorescência e da espata, que é branca.

Apesar de ser recomendado o cultivo em áreas sombreadas (50 a 60 % de sombreamento), isso não quer dizer que o espatifilo não necessite de luz. Ao contrário, há necessidade de bastante luminosidade para que a planta se desenvolva. Esse gênero, como o antúrio, não suporta, durante
seu cultivo, a incidência direta da luz do sol.

A propagação do  Spathiphyllum é feita através da divisão de rizomas, separando-se perfilhos de plantas bem desenvolvidas. A planta mãe é retirada cuidadosamente do canteiro, sendo a partir daí seccionado o rizoma.

São muitas as semelhanças de cultivo entre Antúrios e Spathiphyllum. Abaixo estão listadas estes aspectos:
- Necessidade de cultivo sob sombra;
- Necessidade de alto teor de matéria orgânica no substrato;
- Irrigação e manutenção da umidade no solo;
- Exigências semelhantes na fertilidade do solo;
- Mesmo sistema de plantio em canteiros; e
- Problemas sanitários semelhantes.

antúrio, heiconia spathiphillum

As plantas, rizomatosas são de cultivo muito simples e exigem baixo nível de investimento


Confira mais informações, acessando os cursos da área Floricultura.

Por Silvana Teixeira

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!