WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Orientações importantes para plantar azaleia

No Brasil, os maiores produtores de azaleia são Minas Gerais, São Paulo e Rio Grande do Sul

Orientações importantes para plantar azaleia

A azaleia (Rhododendron simsii) ornamenta principalmente ambientes externos. Proveniente da China, as flores da azaleia apresentam cores vibrantes, já o arbusto apresenta folhagem verde-escura. Planta perene, a azaleia pode ser usada como cerca viva, mas existem cultivares menores na versão bonsai, que ornamentam ambientes internos. No Brasil, os maiores produtores de azaleia são Minas Gerais, São Paulo e Rio Grande do Sul.

Espécies


A azaleia mais conhecida pelos brasileiros pertence à espécie Rhododendron indicum (cv. simsii) Planck, que apresenta cultivares com flores nas cores vermelha, salmão, rosa, lilás, roxa, branca e mesclada.

Clima e solo


O cultivo de azaleia pode ser feito tanto em regiões com climas amenos como em regiões com climas quentes. Existem espécies de azaleia próprias para pleno sol ou meia-luz. A planta se desenvolve bem em solo com boa drenagem, que permite variações de umidade. Além disso, o solo deve apresentar uma parte de areia e 3% de matéria orgânica.

Propagação


A propagação de azaleia ocorre por estaquia, na qual são removidas estacas, de 7 a 10 centímetros, do ponteiro de ramos nem lenhosos nem herbáceos. Em seguida, as estacas recebem um tratamento com reguladores de crescimento, que estimulam a formação de raízes. É importante que a estaquia seja realizada em uma casa de vegetação nos meses mais quentes do ano. O enraizamento das mudas ocorre em seis semanas.

Coveamento


A cova deve apresentar o dobro do tamanho do torrão da muda de azaleia. Antes do plantio, é importante acrescentar 5 a 7 centímetros de areia no fundo da cova. No plantio, também deve distribuída na cova composto misturado a esterco de curral curtido. As raízes da muda não devem entrar em contato direto com esse adubo orgânico. As regas devem ser realizadas em dias alternados até que a muda se desenvolva bem.

Podas


Para formar novos brotos e renovar a folhagem da azaleia após o florescimento, devem ser realizadas podas. Elas devem ser feitas respeitando o formato da planta. Na primavera, deve ser feita a poda para melhorar a aeração da planta. Isso evita o surgimento de doenças e estimula a brotação das gemas. Para estimular a abertura dos botões florais, devem ser removidas as flores murchas.

Controle de doenças


A azaleia pode se acometida por doenças bacterianas, viróticas e fúngicas. Quando o oídio (fungo) atinge a planta, por exemplo, ocorre a queda de folhas cinza-escuras, que antes eram esbranquiçadas. Como medidas de controle, as regas devem ser reduzidas e fungicidas devem ser aplicados.

Outra doença que acomete a azaleia é a seca dos ponteiros, podridão que começa na ponta do ramo até atingir a haste principal da planta. Como medidas de controle, devem ser feitas podas dos ramos doentes e, nos cortes, deve-se passar uma pasta à base de oxicloreto de cobre.

Florescimento


Com o emprego de técnicas de controle do fotoperíodo e da temperatura, o florescimento da azaleia pode ocorrer em todas as estações do ano.

Conheça os Cursos CPT da Área Floricultura:

Produção Comercial de Strelítzia, Agapanto e Hemerocale

Produção Comercial de Lírios, Gladíolos e Amaryllis

Produção Comercial de Antúrio, Helicônia e Spathiphyllum

Fonte: revistagloborural.globo.com

Por Andréa Oliveira

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!