
Embora o florescimento das tulipas ocorra apenas uma vez por ano, o seu cultivo é muito comum para ornamentação de ambientes. Cultivadas em vasos, essas belas flores podem ser mantidas tanto dentro como fora de casa. Basta plantá-las no substrato certo e seguir algumas técnicas essenciais, como o tempo de hibernação, momento em que as tulipas devem ser mantidas sob baixa temperatura, para que possam florescer na primavera.
Confira, a seguir, dicas de ouro para cultivar tulipas em vasos:
Vasos
Para plantar tulipas, o vaso de terracota, cerâmica ou plástico deve apresentar diâmetro de 20 cm (ou mais) e profundidade de 15 a 40 cm. No fundo, devem haver furos para a drenagem da água. Quanto maiores os vasos, mais bulbos de tulipas podem ser plantados.
Substratos
Os substratos mais recomendados para cultivar tulipas são vermiculita e perlita. O vaso deve ser preenchido com esses substratos até a metade. A outra metade deve ser preenchida com solo poroso para rápida drenagem. Embora drene bem a água, esse tipo de solo retém melhor a umidade, além de ser rico em nutrientes essenciais para o crescimento das tulipas.
Plantio
Após preencher o vaso com os substratos acima citados, os bulbos das tulipas devem ser plantados com espaçamento de 2,5 cm entre eles. O lado plano dos bulbos deve ser empurrado para dentro do substrato. É importante que as pontas dos bulbos fiquem direcionadas para cima. Em seguida, eles devem ser cobertos com 12,5 cm a 20 cm de substrato.
Regas
Após o plantio dos bulbos das tulipas, o substrato deve ser regado com bastante água. Como há furos no fundo do vaso, a água escoará por eles. Se o vaso com tulipas for mantido dentro de casa, as regas devem ocorrer duas a três vezes por semana. Se for mantido fora de casa, no período das chuvas, não é necessário regar as tulipas. Já no período de estiagem, as regas devem ocorrer de duas a três vezes por semana.
Hibernação
Após o plantio das tulipas, elas devem ser mantidas em área com baixa temperatura, durante 12 a 16 semanas, para que possam hibernar. Se necessário, deixe o vaso na geladeira ou em uma adega para sob as temperaturas entre 7°C e 12°C. Após o período de hibernação, as tulipas florescem. Isso normalmente ocorre na primavera.
Pós-hibernação
Após a hibernação, as tulipas devem ser transferidas para uma área com temperaturas entre 15°C a 20°C. Dentro de casa, elas devem ser deixadas próximas à janela para receberem luz solar. Se forem mantidas fora de casa e a temperatura estiver em torno de 20°C, as tulipas devem ser colocadas em uma área com sombra.
Conheça os Cursos CPT da Área Floricultura:
Produção Comercial de Lírios, Gladíolos e Amaryllis
Fonte: pt.wikihow.com
Por Andréa Oliveira
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.