Tudo mostra que o retorno financeiro para os produtores de flores é muito bom, apesar dos altos custos de produção. Entre as espécies, o cultivo de Bromélias, particularmente, é uma atividade vantajosa e propícia para pequenas áreas. Neste sentido, pequenas, médias e grandes empresas do setor, que comercialmente plantam Bromélias, têm ajudado a garantir os empregos de milhares de pessoas, transformando-se em uma atividade rentável para o empresário e benéfica para a sociedade.
“Há um imenso mercado consumidor a ser conquistado. O incremento à produção comercial possibilitará o aumento da oferta de plantas em quantidade e qualidade estimulando, assim, a demanda”, afirma o professor Cláudio Coelho de Paula, coordenador do Curso “Cultivo de Bromélias – Para Fins Comerciais ou Hobby”, elaborados pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.
Graças aos trabalhos de pesquisadores, colecionadores, paisagistas e outros, esta situação tem se alterado positivamente. Hoje, as bromélias estão em pleno processo de popularização, sendo uma presença marcante em jardins particulares ou públicos e em residências.
Conhecidas popularmente pelo nome de “gravatá”, as bromélias brasileiras já eram conhecidas pelos nossos índios, que as denominavam também de “carauá”, “caraguatá”, “carandá” ou de “caraguá”. No Brasil, apenas recentemente, as bromélias passaram a ser admiradas e cultivadas. Até pouco tempo eram consideradas como depositários de pernilongos, cobras e outros. Além disso, eram tidas como parasitas capazes de matar uma árvore de grande porte.
Atualmente, além de serem usadas com a finalidade decorativa, as flores simbolizam sentimentos e, por isso, são bastante procuradas. Existe um mercado enorme para ser explorado e as perspectivas são ilimitadas. O déficit no mercado mundial de flores supera a casa dos cinco bilhões de dólares. O mercado interno também tem crescido substancialmente nos últimos anos.
Com a melhoria do poder aquisitivo da população, o consumo de flores aumentou em quase 50%. Outro fator que tem ajudado a aumentar a venda de flores e incentivar a cultura da Bromélia é a mudança de comportamento do consumidor brasileiro, que passou a apreciar o produto como alternativa para melhorar sua qualidade de vida, perfumando e embelezando ambientes.
Conheça mais sobre o assunto acessando os Cursos da área Floricultura
Leia outras publicações sobre Bromélias nos links abaixo:
Dez mandamentos do bromeliófilo
Dez dicas básicas para o iniciante
Por Silvana Teixeira
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.