WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Esquenta Black Friday 25%OFF nos cursos online

Conheça algumas espécies de flores comestíveis

Além de beleza, as flores também podem conferir sabor

Flores comestíveis

Orlene Siqueira, professora do Curso CPT Treinamento de Florista, destaca que as flores são responsáveis por garantir a qualquer lugar beleza e requinte. São as estrelas de muitos ambientes e transmitem, também, tranquilidade e leveza. São encontradas em várias formas, cores e texturas.

Agora pense que, além de beleza, elas também podem garantir um sabor especial a uma grande variedade de pratos. Cada vez mais utilizadas na culinária, as flores comestíveis tem despertado a atenção e aguçado o paladar de milhares de pessoas que acabam se surpreendendo com o sabor que elas podem proporcionar.

Muito comuns em jardins, varandas e na decoração de eventos, elas também podem ser utilizadas como tempero ou até como ingrediente principal de muitas receitas, desde que estejam bem limpas. Conheça a seguir algumas espécies de plantas comestíveis:

Capuchinha

Com sabor similar ao do agrião, a capuchinha consegue, ao mesmo tempo, ser picante e amarga. Com suas folhas, é possível fazer sucos, infusões e até chás. As flores da Tropaeolum majus L. compõem saladas e podem ser servidas junto a tábuas de queijos e carnes. Os frutos, por sua vez, quando estão imaturos, possuem sabor semelhante ao da alcaparra. Ainda, as sementes moídas podem dar picância a receitas, ocupando o lugar da pimenta.

Violeta

A Viola Odorata, muito utilizada como planta ornamental, poucas pessoas sabem que a violeta também é uma flor comestível. Pode ser utilizada no preparo do doce que leva seu nome, o doce de violeta, e também de chás, bolos e xaropes. Suas flores também podem ser ingrediente de saladas, manteiga ou geleias. É uma planta de fácil cultivo e que não precisa de muito espaço para ser cultivada.

Hibisco

Mais popular, o Hibiscus sabdariffa L., também é conhecido como quiabo-azedo e é amplamente utilizada em chás e geleias caseiras, frios ou quentes. Possui um caráter rústico, servindo como adorno para diversos ambientes e seu crescimento é rápido, produzindo o ano inteiro.

Rosas

Utilizada muitas vezes para representar o amor, as rosas podem, com suas pétalas, serem ingrediente de xaropes e até utilizadas para decorar bolos, doces e saladas. É uma planta que pode ser cultivada o ano inteiro e ainda pode ser utilizada para dar mais sabor a cobertura, sorvetes e geleias.

Algumas dicas para o consumo:

- Só coma flores que você tenha certeza que são comestíveis. Na natureza, há muitas parecidas e elas podem conter toxinas;
- As flores que vieram de floriculturas não devem ser consumidas, pois podem estar contaminadas com agrotóxicos e metais pesados;
- A flor como alimento é uma planta potencialmente alergênica, isto é, se você é uma pessoa mais sensível em relação à alimentação, o consumo de flores não é recomendado;
- Antes de comer, lave bem a flor e certifique-se de que não há nenhum bichinho entre o miolo ou outras “dobrinhas” delas.

 


Conheça os Cursos CPT da Área Floricultura:

Treinamento de Florista
Serviço de Mesa e Arranjos Florais
Florais – Preparo e Utilização

Fontes: Globo Rural – revistagloborural.globo.com
Green Me – greenme.com.br
por Renato Rodrigues

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!