
Celso Trindade e Maria Luiza Sartório, professores do Curso CPT Fabricação de Cosméticos com Plantas Medicinais, afirmam que desde a remota antiguidade, o homem tem buscado na natureza substâncias que o possam auxiliar na conservação da juventude, retardando o aparecimento dos sinais da idade.
Atualmente, notando o prejuízo causado pelo uso abusivo de algumas substâncias da indústria de cosméticos, as pessoas têm buscado por produtos naturais, que causam menor impacto à saúde e ao meio-ambiente. Nesse contexto, os cosméticos naturais estão sendo redescobertos, pois são eficientes, custam pouco, e estão, muitas vezes, até na horta de sua casa.
As plantas medicinais, além de garantir bons resultados para a saúde, também podem ser uma ferramenta poderosa para garantir ainda mais beleza. Quando empregadas em cosméticos que são incorporados ao cuidado com a sua aparência, produzem resultados notáveis e surpreendentes.
E quais são as principais plantas utilizadas com finalidade cosmética?
- Babosa
Mais do que um ingrediente importante para o cuidado com os cabelos, a babosa, também conhecida como aloe vera, possui propriedades hidratantes e é utilizada na fabricação de cremes e sabonetes. Ainda, consegue promover certa proteção contra raios UV e previne o envelhecimento da pele.
- Buriti
Assim como a babosa, o buriti é um grande aliado no cuidado com os cabelos, utilizado principalmente na forma de óleo e funcionando como um excelente hidratante. Também atua no cuidado com a saúde dos frios, controlando o frizz e impedindo a ocorrência das pontas duplas.
- Calêndula
Só pelas funções que a calêndula apresenta, dá para imaginar o porquê de ela ser utilizada na indústria de cosméticos: é hidratante, é adstringente, é regeneradora da pele e é cicatrizante. Precisa falar mais alguma coisa?
- Camomila
Um chá de camomila é excelente para te deixar calmo, não é? Indo além, quando empregada na indústria de cosméticos, essa planta medicinal chama a atenção pela ação clareadora e por ajudar a reduzir olheiras e possíveis irritações, sendo frequentemente utilizada em produtos para peles claras e sensíveis.
- Cupuaçu
O cupuaçu figura entre os principais ingredientes direcionados para a formulação de máscaras de tratamento, de óleos finalizadores e de condicionadores. Nos cabelos, trabalha no interior dos fios, dando mais brilho e garantindo a nutrição.
- Guaraná
Engana-se quem pensa que o guaraná só serve para ser consumido em forma de suco ou de refrigerante. Possui propriedades estimulantes, tonificantes e adstringentes, seja na forma de óleo corporal, seja na forma de creme.
- Jaborandi
Xampus e condicionadores de jaborandi são muito comuns devido ao fato de que ele ajuda a limpar os fios de forma profunda. Entretanto, também é um excelente ingrediente para sabonetes e óleos essenciais.
- Malva
Para quem gosta de versatilidade em um só “lugar”, a malva se destaca, porque está presente em diversos tipos de cosméticos. Ainda, é bem prestigiada por quem trata olheiras, dado que é capaz de auxiliar na circulação e no alívio dos sinais de cansaço.
- Pitanga
O seu sabor levemente azedo esconde o quão benéfica a pitanga pode ser para a pele e para as unhas, haja vista que apresenta um caráter revigorante e consegue tonificar a pele e deixá-la com uma aparência melhor.
- Urucum
Frequentemente empregado como condimento na culinária, o urucum também ganha boas proporções no mercado da beleza. Suas sementes funcionam como um bronzeador natural e ainda conseguem proteger a pele da ação do sol. Por conta disso, é utilizado na fabricação de bronzeadores, óleos de banho e hidratantes.
Conheça os Cursos CPT da Área Fabricação de Cosméticos:
Fabricação de Cosméticos com Plantas Medicinais
Uso de Plantas Medicinais em Dermatologia
Fabricação de Cosméticos – Linha Básica
Fonte: Plast Prime – plastprime.com
por Renato Rodrigues

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.