WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

O cuidado na indústria dos cosméticos

Trabalhar com cosméticos é rentável, porém, deve ser conduzido com cautela na indústria!

 

O cuidado na indústria dos cosméticos   Artigo CPT

A professora Eliana Aparecida do Curso CPT de Fabricação de Cosméticos — Linha Básica, ensina a implantar as boas práticas de indústria, em uma empresa ligada à área de cosméticos, devemos utilizar como referência a portaria 348/Secretaria de Vigilância Sanitária da Saúde, de 18 de agosto de 1997, que regulamente a fabricação de produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes.


Todos os processos de fabricação devem ser claramente definidos:

1. Compra de matéria-prima de fornecedores qualificados que apresentem laudos de análises;

2. Controle de qualidade interno para a verificação da matéria-prima adquirida;

3. Procedimento de controle de qualidade da água utilizada no processo de fabricação que, (por sua importância no conjunto de matérias-primas, deve ter atenção particular). Deve-se utilizar somente água Deionizada.

4. Instruções de higiene na manipulação da matéria-prima para garantir a qualidade do que se está fabricando, como o uso de luvas látex, touca e máscara.

5. Utensílios e embalagens a serem utilizados na fabricação e no envase dos produtos feitos devem ser sanitizados com álcool 70%. Deixados de molho no álcool por 5 minutos e depois colocados de boca para baixo sobre uma superfície sanitizada, utilizados quando estiverem secos.

6. A fabricação requer instruções de pesagem com as quantidades definidas.

7. A manipulação de cada etapa utiliza de forma adequada equipamentos, utensílios e recipientes de produção específicos (de preferência material inox ou de plástico e recipientes de vidro, polipropileno ou esmalte).

8. A temperatura e o tempo gasto no processo de produção também são fatores importantes na fabricação de um produto. Deve-se seguir exatamente as instruções das ordens de produção que são baseadas nas Fórmulas-Padrão (a receita de como se fazer o produto).

9. Cuidados durante o processo de envase para não contaminar o produto como, por exemplo, a sanitização com álcool 70% nos frascos ou potes que serão utilizados como recipientes de acondicionamento.

10. A rotulagem deve seguir os procedimentos específicos de acordo com a legislação vigente. O rótulo deve conter: data de fabricação, data de validade, número de lote (sendo a referência numérica ou alfabética que identifique uma quantidade total da produção), composição do produto, endereço da fábrica com telefone de contato e número de registro do responsável técnico.

11. A embalagem final do produto deve ser acondicionada em caixas de papelão com identificação clara dos produtos, assim como as condições de armazenamento, para evitar sua deterioração e quaisquer danos.

12. Devem ser estabelecidos os procedimentos de atendimento ao cliente e recolhimento do produto, se for o caso.

13. Deve-se retirar uma amostra de cada lote produzido devidamente identificada para ser analisada pelo controle de qualidade e também uma amostra guardada como referência futura.

14. As condições de locais de produção: devem ser limpos, organizados, iluminados, ventilados e adequados ao fluxo do processo de fabricação.

15. O pessoal de produção deve utilizar vestimenta adequada e equipamentos de proteção individual apropriados por atividade, se for o caso. Precauções especiais devem ser observadas como, por exemplo, a manipulação de algum produto cáustico.


Um pouco mais sobre o que encontrar no Curso CPT? Assista ao vídeo!

 

Conheça os Cursos CPT da Área Fabricação de Cosméticos.
Por Eduardo Silva Ribeiro.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!